Música e Palavras: Obras da Colecção de Serralves

"Música e Palavras: Obras da Colecção de Serralves” é uma exposição que apresenta um percurso dentro da Colecção de Serralves por peças criadas em diferentes contextos históricos e geográficos, mas que se relacionam entre si, pela incorporação da experiência do som no seu discurso visual e conceptual.  

cardapio.pt @ 22-10-2013 14:30:49

INFORMAÇÕES

Local: Edifício AXA

Datas: 12 de Outubro a 15 de Dezembro de 2013

Horário: 

- Segunda a Quinta: 14h00 às 22h00

- Sextas. Sábados e Domingos: 14h00 Às 00h00

Morada: Av. dos Aliados, nº 211, Porto 


Desde a visão estética do acontecimento, ao papel do artista como performer, passando por práticas sonoras experimentais, esta mostra propõe uma aproximação à experiência sonora a partir da sua dimensão social no contexto contemporâneo. A materialidade do som, o poder da palavra como ferramenta sonora, a catarse envolvente dos elementos musicais e alusões à frenética estética do videoclipe, criam, nesta exposição, um percurso com diferentes propostas, ligadas de maneira mais ou menos transversal, ao som, à música e à palavra. 

Obras de Vasco Araújo, Dara Birnbaum, Luís Paulo Costa, Luisa Cunha, João Paulo Feliciano, Dan Graham, Ricardo Jacinto, Tony Oursler, Tone Scientists, Rui Toscano, Pedro Tudela. 

Comissário: Ricardo Nicolau

Produção: Fundação de Serralves (www.serralves.pt)


Bob Ostertag - Concerto de encerramento dia 14 de Dezembro, 19h00

Bob Ostertag tem realizado uma carreira notável, mantendo-se uma proeminente figura mundial ligada à inovação musical, quer em termos de composição e interpretação como da criação de instrumentos, reflexão teórica e exposição crítica.

As suas primeiras gravações no final da década de 1970 registam o trabalho com sintetizadores e, recentemente, Ostertag tem regressado a estes instrumentos, nomeadamente aos sintetizadores modulares analógicos como o Buchla ou o Serge, mas também usando sintetizadores digitais como o Aalto, com o qual gravou o seu próximo trabalho "Open Up and Say Aahh”.

Para a apresentação ao vivo deste trabalho, Ostertag concebeu eventos que se situam entre o concerto e a instalação em locais não convencionais, combinando assim a criação musical e a espacialização acústica multicanal.

Mais informação em www.bobostertag.com

cardapio.pt @ 22-10-2013 14:30:49


Clique aqui para ver mais sobre: Exposições