Ahlam Shibli: Phantom Home

O trabalho fotográfico de Ahlam Shibli (Palestina, 1970) confronta-nos com situações de perda de um lar e a luta contra essa perda, mas também com as restrições e limitações que o conceito de lar impõe a grupos e a indivíduos vítimas de políticas repressoras da identidade. Dão-nos a ver os territórios palestinianos ocupados; soldados palestinianos que lutam no exército israelita; os monumentos que lembram conjuntamente os membros da Resistência francesa contra os nazis e os soldados franceses envolvidos nas guerras coloniais contra povos que reclamavam a sua própria independência; os corpos de lésbicas, homossexuais, bissexuais e transsexuais provenientes de sociedades africanas, asiáticas e do Próximo Oriente; e comunidades de crianças que crescem em orfanatos na Polónia. 

cardapio.pt @ 22-10-2013 14:49:38

Death, a mais recente série fotográfica de Ahlam Shibli, mostra o esforço da sociedade palestiniana para preservar a presença daqueles que perderam a vida a lutar contra a ocupação. A série centra-se na representação dos ausentes através de fotografias, cartazes, campas e grafitos, exibidos enquanto forma de resistência contra o regime ocupante. 

A exposição inclui nove séries fotográficas produzidas por Ahlam Shibli durante a última década. Na sua maioria, as imagens são acompanhadas por textos e legendas escritos pela própria artista que situam cada fotografia num tempo e num local precisos e testemunham um processo de investigação que muitas vezes envolve longas conversas e um contacto prolongado com os sujeitos representados. Textos e fotografias formam uma unidade que inviabiliza a sua utilização noutro contexto que não o da política anticolonial que motiva a artista.

A exposição "Phantom Home” foi organizada e produzida pelo Museu de Arte Contemporânea de Serralves em colaboração com o Museu d’Art Contemporani de Barcelona (MACBA) e Jeu de Paume, Paris.


INFORMAÇÕES

Local: Serralves (Museu de Arte Contemporânea)

Datas: 14 de Novembro de 2013 a 9 de Fevereiro de 2014

Horário:

- Terça a Sexta: 10h00 às 19h00

- Sábados, Domingos e Feriados: 10h00 às 19h00

Morada Rua D. João de Castro, 210 4150-417 Porto 

Telefone: 226 156 500

E-mail:  serralves@serralves.pt

cardapio.pt @ 22-10-2013 14:49:38

Galeria de fotos