Dias Culturais de Sharjah em Lisboa

Exposição de peças de coleções provenientes do Emirado de Sharjah, reunindo um conjunto assinalável de mapas e de caligrafias, peças de artesanato decorativas e utilitárias, trajes tradicionais e joias.

cardapio.pt @ 22-10-2013 16:25:57

Destaque para um núcleo de mais de meia centena de mapas antigos que dá conta de como os europeus foram registando os contornos geográficos da Península Arábica, à medida que foram incorporando o conhecimento transmitido sobretudo pelos marinheiros portugueses nas suas viagens a partir do século XVI.

É também apresentada nesta exposição uma importante coleção de caligrafias clássicas e contemporâneas do oriente, criadas com recurso a diferentes técnicas e suportes.

Entre as peças do património cultural e arquitetónico, são mostrados alguns exemplares de portas de edifícios exibindo a ornamentação utilizada desde há séculos na região.


Sobre o Emirado de Sharjah

Sharjah é um dos sete emirados que compõem a federação dos Emirados Árabes Unidos. Se Abu Dhabi é a capital politica dos Emirados e o Dubai a sua capital financeira, Sharjah será a capital da cultura por excelência e por isso tem reputação de ser “Cidade do Conhecimento”. Em reconhecimento pela sua contribuição para a preservação e promoção da cultura árabe, bem como pelo seu compromisso com a arte, cultura e património, Sharjah foi nomeada Capital da Cultura Islâmica 2014.


Organização: Direcção de Cultura do Emirado de Sharjah e Embaixada dos Emirados Árabes Unidos em Lisboa

(www.gulbenkian.pt)



INFORMAÇÕES

Local: Museu Gulbenkian - Sala de Exposições Temporárias

Datas: 4 de Outubro a 1 de Dezembro de 2013

Horário: 10h00 às 18h00

Preço: Entrada livre

Morada: Av. de Berna, 45A / 1067-001 Lisboa

Telefone: +351 217 823 000

E-mail: museu@gulbenkian.pt

cardapio.pt @ 22-10-2013 16:25:57