XXII Festival Sete Sóis Sete Luas em Ponte de Sôr

?Inaugura no dia 18 de Janeiro às 17h00 no Centrum SSSL de Ponte de Sôr a primeira exposição de 2014 do Festival Sete Sóis Sete Luas: uma série de pinturas do artista italiano Marcello Scarselli. Com o importante apoio da Câmara Municipal de Ponte de Sôr, estreia-se em Portugal “Il Lavoro Dipinto”, exposição com uma forte dimensão autobiográfica, onde Scarselli retraça a história do trabalho e da fábrica. A marcar a abertura da exposição haverá um concerto da banda italiana “Cecco e Cipo”, vencedora do Prémio Revelação Sete Sóis Sete Luas “Toscana Mediterranea”. Uma tarde dedicada à Toscana para celebrar as origens do Festival, nascido em 1993 como projecto de intercâmbio entre esta região italiana e Portugal.

cardapio.pt @ 16-1-2014 12:22:17

Marcello Scarselli, nascido em 1953 numa aldeia perto de Pisa (Toscana), aproxima-se ao mundo da arte como autodidacta. Começa a sua carreira artística nos anos ’70 participando em exposições colectivas e integrando-se no animado debate estético da época. Durante a sua carreira tem contactos com artistas de fama internacional, como Paolo Grigò, Ennio Calabria e Giancarlo Ossola. A sua evolução expressiva focaliza-se num trabalho de pesquisa sobre o real pictórico, uma dimensão de vanguarda que Marcello Scarselli investiga a partir das memórias e da intuição, através de técnicas e conteúdos contemporâneos: dos seus traços manifesta-se, mais do que significados específicos, uma vontade de contar histórias e acontecimentos com uma linguagem expressionista e abstrata. Já expôs em Itália e no estrangeiro e várias das suas obras fazem parte de coleções públicas e privadas de renome internacional.

Com a exposição “Il Lavoro Dipinto”, a actividade de Marcello Scarselli alcança o ponto mais significativo da sua pesquisa, num caminho que cruza estilos formais e mensagens existenciais, e que tem inspiração no mundo da fábrica, lugar fundamental na formação artística e pessoal de Scarselli. Uma mostra irónica e visionária onde a ideia principal é o “fazer” humano que, para Scarselli, acompanha-se sempre com a descoberta da beleza e a busca da perfeição enquanto o ser humano, por sua própria natureza, é um animal poético. Nos dias antecedentes à inauguração o artista realizará laboratórios de criatividade com as escolas do conselho.

As guitarras de Cecco e Cipo, jovens toscanos vencedores da edição 2013 do Prémio Revelação Sete Sóis Sete Luas, abrirão a exposição. Muito ligados à tradição dos cantautores, Cecco&Cipo inspiram-se nos grandes nomes da canção italiana: Fabrizio De André, Rino Gaetano, Francesco de Gregori, Enzo Jannacci… Compositores, autores, polinstrumentistas e cantores, estes dois artistas distinguem-se pelo seu estilo original, cheio de ironia, caos e puro talento.

Programa:

Exposição “Il Lavoro Dipinto”
de Marcello Scarselli (Toscana, Itália)
18 de Janeiro – 15 de Fevereiro
Centrum SSSL
Avenida da Liberdade 64-F, Ponte de Sôr
todos os dias (excepto Domingos e Feriados)
9:30 – 12:30 | 14:00 – 18:00

ENTRADA LIVRE


Inauguração: sábado 18 de janeiro, 17h00 + concerto de Cecco&Cipo (Toscana, Itália)

cardapio.pt @ 16-1-2014 12:22:17

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Exposições