22/4/2019 a 24/4/2019 Justiça e a Segurança rm debate no Fórum Jurídico de Lisboa

Pelo sétimo ano consecutivo, a Universidade Clássica de Lisboa recebe o Fórum Jurídico, ciclo de conferências e debates  com personalidades de Portugal, do Brasil e de outros países. A iniciativa decorre nos dias 22, 23 e 24 de abril e é dedicada ao tema "Justiça e Segurança".

cardapio.pt @ 16-4-2019 13:15:02

Ao longo de três dias, centenas de personalidades relevantes dos universos da academia e da justiça em Portugal e no Brasil estarão na capital portuguesa para debater assuntos relevantes do foro político internacional. Num ano que foi particularmente rico em mudanças políticas, quer a nível de liderança governativa quer em matéria judicial, o Brasil debate-se no quotidiano com muitas questões interessantes para reflectir. E o mundo partilha uma série de pontos de interrogação em várias temáticas para as quais ainda está a ensaiar soluções e respostas.

Os três dias de conferência contarão com um painel de convidados de renome, em que se incluem oradores como Sérgio Moro, Ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, Davi Alcolumbre, Presidente do Senado da República Federativa do Brasil, Rodrigo Maria, Presidente da Câmara dos Deputados da República Federativa do Brasil, João Otávio de Noronha, Presidente do Superior Tribunal de Justiça e Pedro Romano Martinz, Diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

A coordenação científica do Fórum ficou a cargo do Professor Doutor Cesar Cunha Campos, Director da Fundação Getúlio Vargas, no Brasil, do Professor Doutor Carlos Blanco de Morais, Presidente do Departamento de Ciências Jurídico-Políticas e Coordenador Científico do Centro de Investigação de Direito Público, e do Professor Doutor Gilmar Ferreira Mendes, Ministro do Supremo Tribunal Federal.

A cerimónia de abertura do VII Fórum Jurídico está a cargo do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. As várias conferências irão abordar temas de actualidade e pertinência inequívocas, tais como o “Combate à criminalidade organizada e à corrupção e o Estado democrático de Direito”, “Reformas na Justiça, no domínio penal e processual penal”, “Segurança Pública”, “Custos públicos e privados em segurança no Brasil” ou “Execução penal e crise penitenciária”.

Entre os oradores do segundo dia, contam-se palestrantes como Leandro Daiello, Diretor-geral da Polícia Federal no Brasil de 2011 a 2017 e Coordenador de Inteligência e Segurança da FGV Projetos, Antonio Anastasia, Senador da República Federativa do Brasil e Sacha Darke, Doutor em Criminologia pela Universidade de Westminster.

O último dia de conferência é submetido a um tema bem actual, que está na ordem do dia: “Redes sociais, Informação e Democracia”. Com um painel composto por personalidades de referência, em que se incluem dois directores de órgãos de informação portugueses - Ricardo Costa, director-geral de Informação da Impresa, e Luísa Meireles, directora da agência Lusa -, discutir-se-ão questões pertinentes dos desafios e limites que hoje se colocam aos ‘media’. Falar-se-á ainda de “Hate Speech, Fake News e Redes Sociais”, da “Regulação da Informação no Ciberespaço”, e em “Robótica e Inteligência Artificial”. Temas bem relevantes, que vão certamente enriquecer o debate e contribuir para uma opinião pública informada.

Clique aqui para consultar o programa


Informações

Datas: 22, 23 e 24 de abril de 2019

Local: Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa

Mais informaçõeshttps://forumjuridicodelisboa.com/

cardapio.pt @ 16-4-2019 13:15:02