30/5/2019 a 11/9/2019 Exposição "Pablo Picasso. Suite Vollard" no Porto

Com uma coleção de 100 gravuras, a exposição dedicada ao pintor surrealista está pela primeira vez em exposição em Portugal, de 30 de maio a 11 de setembro de 2019, no Palácio das Artes, no Porto.

cardapio.pt @ 30-5-2019 15:19:00

Esta é uma exposição inédita de 100 gravuras desenhadas por Pablo Picasso entre 1930 e 1937. A coleção, detida pela Fundação Mapfre, surge no Porto, por iniciativa de Charlotte Crapts, comissária de arte.

A coleção de gravuras é considerada uma das mais importantes do século XX e foi criada para o marchand de arte Ambroise Vollard, mas devido à sua morte inesperada num acidente de carro, em julho de 1939, esperou vários anos até ser finalmente exibida ao público. Esta é por isso uma oportunidade rara de conhecer esta coleção completa do artista espanhol, que apenas alguns museus do mundo detêm, nomeadamente o National Gallery em Washington, o British Museum em Londres, o MOMA em Nova Iorque e o Museu Nacional de Pablo Picasso em Paris.

Para Adrian Bridge, diretor geral da Taylor’s e organizador da exposição, “é um enorme privilégio trazer esta exposição de um artista universal, promovendo a arte no Porto e valorizando a cidade como destino turístico. Acreditamos que a ligação das pessoas com a nossa cidade, com seus expoentes culturais e patrimoniais, entre os quais o vinho do Porto, é fundamental e sai reforçada com esta associação virtuosa com um dos seus ex-libris”.

António Tavares, provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto afirma que “quatro anos depois de ter inaugurado o seu museu – MMIPO – a Misericórdia do Porto está orgulhosa de se associar a esta exposição de Picasso. Nome grande da pintura do século XX, evidência como a nossa instituição sabe compreender os tempos e inovar num momento que comemora 520 anos. Será, pois, um momento de celebração com o Porto, com quem cá vive e com quem nos visita”.

A entrada na exposição tem o custo de 10 euros, sendo gratuita para crianças até 12 anos. Para jovens entre os 12 e os 17 anos e para estudantes, é concedido um desconto de 50% no valor do ingresso. No final da visita, como parte integrante da experiência e incluído no bilhete, a Taylor’s convida os visitantes adultos a provar um cálice de vinho do Porto no espaço Taylor’s Lounge, adjacente às salas da exposição.

A exposição estará patente entre 30 de maio e 11 de setembro de 2019 no Palácio das Artes, em plena baixa da cidade do Porto. Saiba mais em www.pablopicassoporto.com,



A coleção

A coleção, considerada uma das mais importantes do século XX, inclui três retratos de Vollard, cinco gravuras que se referem à Batalha do Amor, quarenta e seis sobre a Oficina do Escultor, quatro em Rembrandt, quinze que abordam o Minotauro e o Minotauro Cego e vinte e sete composições de diversos temas. As gravuras não seguem uma sequência lógica entre si, sendo que a sua cronologia temporal obedeceu aos eventos externos e pessoais do artista.

No Palácio das Artes, junta-se às salas de exposição uma zona de café que transporta, quem visita, até aos anos 30 em Paris. As tonalidades de cor das paredes, os balcões e cadeiras italianas trazidas de um antiquário e as mesas que antes ganhavam vida no antigo mobiliário do café A Brasileira, no Porto, compõem este espaço que completa e envolve a experiência do visitante. O conceito foi concebido pela comissária de arte Charlotte Crapts.

No final da visita, que se estima com a duração de uma hora e trinta minutos, termina numa sala onde se encontram livros de arte, da editora Cahiers d'Art, dos artistas que influenciaram Pablo Picasso, como Henri Matisse e Joan Miró. As obras poderão ser consultadas livremente.


Informações

Datas: 30 de maio a 11 de setembro de 2019

Local: Palácio das Artes, Porto

Preço: 10 euros | Desconto de 50% para jovens entre os 12 e os 17 anos | Entrada gratuita para crianças até aos 12 anos

Mais informaçõeswww.pablopicassoporto.com,

cardapio.pt @ 30-5-2019 15:19:00