6/3/2020 a 30/6/2020 Metropolitano de Lisboa acolhe exposição do Museu Calouste Gulbenkian

O Metropolitano de Lisboa volta a acolher uma mostra itinerante da Coleção Moderna do Museu Calouste Gulbenkian, entre os meses de março a junho, no âmbito do projeto cultural de dinamização das suas estações e fruto de mais uma parceria realizada entre as duas entidades.

cardapio.pt @ 11-3-2020 17:41:12

Subordinada ao tema “Artistas em Viagem”, uma seleção de dez painéis, que refletem histórias de viagens e viajantes, poderá ser apreciada na estação Baixa-Chiado entre março e abril e na estação Aeroporto entre maio e junho.

A mostra itinerante da Coleção Moderna do Museu Calouste Gulbenkian, presente nas estações do Metro de Lisboa, apresenta diversas reproduções de obras de autores como Amadeo de Souza-Cardoso, António Júlio Duarte, Maria Helena Vieira da Silva, Cândido Portinari, entre outros, convidando os portugueses e os turistas a imaginar e reviver histórias de viagens e de viajantes, (re) visitando as estações referidas, que fazem parte de um dos mais emblemáticos museus de arte contemporânea visitado de Lisboa, aberto 365 dias por ano e com cerca de 600 mil visitantes diários.

A exposição itinerante retrata a condição de estar física e/ou metaforicamente «fora do lugar» e o confronto entre mobilidade e imobilidade.


Embora não faça parte desta itinerância, o Metropolitano de Lisboa convida-o, também, a visitar o “O painel "Le Métro" da artista plástica Maria Helena Vieira da Silva, que se encontra na estação Cidade Universitária (Linha Amarela), transportado para azulejo pelo Mestre Manuel Cargaleiro.

A história do Metropolitano de Lisboa, ao longo dos 60 anos de serviço público, está marcada pela preocupação constante em criar uma proximidade com o Cliente, conferindo à sua rede uma dimensão estética, humanizando e tornando atrativo o espaço público, onde as intervenções artísticas assumem um papel de especial relevo. Uma viagem através deste singular museu permite admirar um conjunto muito significativo de trabalhos de artistas plásticos de primeiro plano, nacionais e estrangeiros.

O Metropolitano de Lisboa reafirma o seu objetivo no sentido de continuar a promover a cultura e a mobilidade sustentável, seguindo os melhores padrões de qualidade, segurança e eficácia económica, social e ambiental, através da aposta em novas formas de fidelização e de captação de novos Clientes.

cardapio.pt @ 11-3-2020 17:41:12


Clique aqui para ver mais sobre: Exposições