26/6/2021 a 20/11/2021 Exposição “Espírito Santo Migrante” mostra origens das Festas em Alenquer

Desde 26 de junho, a exposição “Espírito Santo Migrante" tem mostrado aos visitantes as origens das Festas do Divino Espírito Santo em Alenquer.

cardapio.pt @ 23-9-2021 14:10:47

No Convento de São Francisco, estão expostos documentos escritos, fotográficos e audiovisuais, relativos às origens do culto ao Divino Espírito Santo, bem como o percurso que o conduziu ao continente americano.

O espólio permite entender o caráter dinâmico de um ritual que se multiplica e engrandece na viagem, na constante reinvenção e encontro com novas paisagens humanas, culturais e sociais.

A exposição resulta de um extenso processo de investigação, no âmbito de um projeto do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA-UNL), e contempla passagens por Alenquer, Açores e América do Norte, três vetores no mapa das festas do Espírito Santo. De resto, foi precisamente uma migração da exposição que permitiu fixá-la em Alenquer, visto ser proveniente do Museu Carlos Machado, de Ponta Delgada.


A parceria entre o museu açoriano e a Câmara Municipal de Alenquer permitiu deslocá-la temporariamente, com o propósito de assinalar as comemorações dos 700 Anos das Festas do Divino Espírito Santo no concelho.

A cumprir praticamente três meses desde a inauguração da exposição, a curadora, Catarina Faria, faz um balanço positivo.

“Sinto que os visitantes ficam a perceber melhor as origens das Festas e a própria expansão que teve. É um ritual transnacional, que, ao que tudo indica, terá surgido em Alenquer e que acabou por vir a ter muita importância na região e em vários pontos do mundo. Acho importante as pessoas quererem saber mais sobre isso”, sublinha.

Catarina Faria mostra-se também agradada com a forma como a exposição tem impactado os visitantes.

“O feedback que me passam é o de que ficam a conhecer muito melhor o culto do Espírito Santo. Até mesmo os visitantes que são de Alenquer saem muito satisfeitos e até impressionados, porque desconheciam algumas coisas”, revela, acrescentando que a “Capa da Rainha” é a peça que “tem despertado mais atenções”.

Como desejo para os próximos dois meses de exposição, a curadora diz: “gostava que ainda mais pessoas viessem, para ficarem a conhecer melhor um culto que faz parte de Alenquer, que é comum a todos e que está acessível a todos.”

A exposição “Espírito Santo Migrante” decorre até 20 de novembro de 2021, de segunda a domingo, das 10h às 13h e das 14h às 18h. A entrada é gratuita.

cardapio.pt @ 23-9-2021 14:10:47

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Exposições