15/9/2021 a 31/12/2021 Mário Bonito celebrado na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto

Comemorando o centenário do nascimento do arquitecto Mário Bonito (1921-1976), relevante figura do panorama arquitectónico português do século XX, a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) abre, com a mostra ‘Grande Composição (esbap 1951/57)’, o programa MárioBonito.1OOanos.

cardapio.pt @ 1-10-2021 12:27:00

O programa de homenagem, que associa e decorrerá em várias instituições, é organizado pelos professores José Miguel Rodrigues e Helder Casal Ribeiro e pelo arquitecto Pedro Borges de Araújo — 'Matéria.conferências brancas'.

O programa integra um conjunto de ações, entre setembro e dezembro de 2021, que propõem discutir e projetar no presente o pensamento e obra multifacetada de Mário Bonito: a Mostra na FAUP, sobre a sua docência na ESBAP (1951/57) com Carlos Ramos; uma mesa redonda com projeção de filme na Cinemateca Portuguesa, Lisboa; um ciclo de conversas multidisciplinares, no Auditório da Biblioteca Almeida Garrett, Porto; uma exposição e um ciclo de conferências internacionais na Casa das Artes, Porto; e uma programação paralela associada ao Teatro Experimental do Porto e ao Cineclube do Porto.

Com um percurso fortemente caracterizado pela vocação e ação multifacetada na atividade artística, política e sociocultural, a ação de Mário Bonito deixou marcas em diversas áreas e instituições. Participou no processo de transformação do ensino na arquitectura liderado pelo arquitecto Carlos Ramos na Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP) onde foi docente entre 1951 e 1957, após obter o seu diploma de arquitecto em 1948, sendo colega de Agostinho Ricca, Januário Godinho e Viana de Lima. Estabeleceu uma forte ligação ao cinema, tanto na crítica/debate como na divulgação, com uma participação decisiva na vida do Clube Português de Cinematografia - Cineclube do Porto entre 1950 e 1962. Interveio ativamente no teatro através do Círculo de Cultura Teatral - Teatro Experimental do Porto entre 1960 e 1962.


Lar familiar /Arquivo Família Bonito

Lar familiar /Arquivo Família Bonito

É autor, entre outros, do edifício do “Ouro” na rua Fernandes Tomás, uma das obras “manifesto” na cidade do Porto dos anos 50, e do Edifício de habitação com frente para a rua do Bonfim e para a rua António Carneiro, no Porto.

Segundo os organizadores do programa “os projetos construídos apresentam um fulgor e uma qualidade de resposta ímpar, representativos da importância de Mário Bonito para o enriquecimento da arquitetura portuense e para (re)construção do moderno português dos anos 50”.

Para além da FAUP, do seu Centro de Documentação e do seu Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo, o programa conta com a parceria da Direção Regional de Cultura do Norte/Casa das Artes, da DOCOMOMO internacional, da Cinemateca Portuguesa, do Teatro Experimental do Porto, do Cineclube do Porto e da Câmara Municipal do Porto.


Programa

ação #1 Mostra/Instalação
“Grande Composição (esbap 1951/57)”
até 26 novembro 2021
FAUP

ação #2 Mesa redonda e projeção de filme*
“Consciência Critica: homenagem a Mário Bonito”
1 de outubro 2021, 18h00
Cinemateca Portuguesa, Lisboa
*Filme “Pueblerina” de Emilio Fernández (1949)
Mesa redonda: Luís Miguel Cintra; Jorge Silva Melo; Rui Mendes; Mário Gabriel Bonito; Mário Sérgio Bonito.

ação #3 Ciclo de conversas interdisciplinares
“O Ser Moderno”
10h00 -13h00, Auditório Biblioteca Almeida Garrett, Porto
Sessão #1_ condição e circunstância. 23 de outubro  2021
Convidados: José Miguel Rodrigues;  António Preto; Gonçalo Amorim; Alexandre Alves Costa.
Sessão #2_ processos e contaminações. 30 de outubro  2021
Convidados: Domenico Chizzoniti; Alexandra Balona; Cristina Pallini; Ana Tostões

ação #4 Exposição
“Mário Bonito: Experimentação do Moderno”
6 de novembro a 31 de dezembro 2021
Casa das artes, Porto
Inauguração: 6 de novembro, sábado, 16h00
com testemunhos do Porto Moderno
por Domingos Tavares; Sergio Fernandez; Pedro Ramalho

ação #5 Ciclo de conferências
“Evocação da Circunstância”
12 de novembro a 17 de dezembro 2021, 18h30
Casa das artes, Porto
12 de nov: Christ & Gantenbein
19 de nov: b720 Fermín Vázquez
26 de nov: Bruno Fioretti Marquez
3 de dez: Brenne Architekten
17 de dez: Marco di Michelis

ação #6 Visitas guiadas às obras em exposição
“Sobre a Universalidade na Arquitetura”
novembro e dezembro 2021
Porto

ação #7 Interações
“Ecos e Ressonâncias do Moderno”
Programa paralelo com CCT-Teatro Experimental do Porto e CPC-Cineclube do Porto
novembro e dezembro 2021
Porto

Todas as atividades são de acesso gratuito; o levantamento prévio de bilhetes poderá ser necessário em função da prática dos locais onde decorre a atividade; todas as informações sobre as condições de acesso a cada atividade estão em permanente atualização em: www.mariobonito100anos.com.

O programa ‘MárioBonito.1OOanos’ tem apoio da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, do Arquivo Alfredo Pimenta Guimarães, do Arquivo Histórico Municipal do Porto e do Centro de documentação e Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da FAUP. Conta com o patrocínio da Jofebar e Panoramah!.

cardapio.pt @ 1-10-2021 12:27:00


Clique aqui para ver mais sobre: Exposições