22/10/2021 a 22/10/2021 Conversa "Antropizando a Terra: Onde é que se errou?" com Philippe Descola

Evento online

A Fundação de Serralves convida a assistir à conversa Antropizando a Terra: Onde é que se errou?, no âmbito da 2.ª Edição do Ciclo Internacional Pluralizando o Antropoceno: Reimaginando o Futuro do Planeta no Século XXI, no dia 22 de outubro às 18:00, com Philippe Descola (Collège de France) como orador e moderação de Gonçalo Santos (CIAS / Sci-Tech Asia / Universidade de Coimbra).

cardapio.pt @ 21-10-2021 12:19:07

Este ciclo apresenta um conjunto de reflexões por figuras maiores das humanidades e das ciências contemporâneas comprometidas com uma visão mais plural dos debates em redor do Antropoceno e das grandes questões de resiliência, adaptação e luta pela justiça ambiental.

Apesar dos relatos antropológicos e bioculturais mostrando que os coletivos humanos co-evoluem com os não-humanos e que eles criam conjuntamente meios (milieux) específicos ao longo do tempo, a ideia de que as sociedades, como que caídas do céu, se adaptam a um meio ambiente já constituído é uma das premissas básicas dos tempos modernos. Isto não é surpreendente se aceitarmos que a modernidade equivale à afirmação de que existe uma nítida separação entre natureza e sociedade. Contudo, o novo regime climático em que nós entrámos obriga-nos a reconsiderar esta situação de maneiras paradoxais que serão exploradas na palestra.

Esta é uma iniciativa organizada pela Fundação de Serralves, Research Centre for Anthropology and Health (CIAS), Sci-Tech Asia, Department of Life Sciences of the University of Coimbra, Centre For Functional Ecology.

O acesso é gratuito, com inscrição obrigatória aqui. O link de acesso será posteriormente enviado a cada um dos inscritos.

Para mais informações clique aqui.


Informações

Data: 22 de outubro de 2021

Local: Evento online

Horário: 18h00

Participação gratuita. Inscrições obrigatórias aqui

cardapio.pt @ 21-10-2021 12:19:07


Clique aqui para ver mais sobre: Exposições