Município de Esposende entregou prémios do "Sabores do Campo - Gastronomia de Novembro"

Com o prato “Cabaz do campo com pernil defumado e legumes no forno”, o Restaurante e Atelier Gastronómico “Sra. Peliteiro”, foi o vencedor do Concurso Gastronómico realizado no âmbito da terceira edição da iniciativa “Sabores do Campo – Gastronomia de Novembro”, tendo arrecadado também a Menção Honrosa “Inovação”.

cardapio.pt @ 9-12-2013 12:47:48

O segundo lugar coube ao Restaurante “Água Pé”, de Esposende, que concorreu com o prato “Grelhado do vazio de boi trinchado”, recebendo a Menção Honrosa “Acompanhamento Vinho”. O Restaurante “Camelo”, de Apúlia, classificou-se em 3.º lugar, com “Esparguete de coelho” e foi distinguido com as Menções Honrosas “Ambiente” e “Preço/Qualidade”.

A Menção Honrosa “Higiene” foi atribuída ao Restaurante “Bar da Praia” e a distinção relativa à “Promoção Própria” ao Restaurante e Pizzeria “Siamo in Due”, sendo que o Restaurante “Varandas do Cávado” arrecadou as Menções Honrosas “Qualidade do Serviço” e “Acompanhamento Guarnição”.

Nesta edição da iniciativa “Sabores do Campo – Gastronomia de Novembro” participaram 22 unidades de restauração, 9 das quais aderiram ao concurso gastronómico, e 6 pastelarias locais.

Incrementado com o propósito de promover a gastronomia e os produtos endógenos da região, combatendo a sazonalidade e cativando clientes para a restauração e hotelaria, na época baixa, este evento gastronómico tem continuidade garantida, assegurou o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, na cerimónia de entrega dos prémios e certificados, que decorreu, no passado dia 5 de Dezembro, no Centro de Informação Turística de Esposende.

Benjamim Pereira expressou o interesse e a motivação do Município em manter quer esta iniciativa quer o evento “Março com Sabores do Mar”, numa aposta turística da maior importância para o concelho. O Autarca aproveitou a oportunidade para chamar a atenção para um conjunto de incentivos camarários ao comércio, que se reflectem também ao nível do sector da restauração. Apontou concretamente a dinamização de actividades com a intenção de atrair gente ao concelho e deu como exemplo a pista de gelo sintética que estará instalada na cidade, no âmbito do programa de animação natalícia, desenvolvido em parceria com a Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende (ACICE), com o intuito também de cativar clientes para o comércio tradicional.

A redução do IMI em 2014, a isenção de taxas de publicidade e de horário foram outros exemplos referidos pelo Presidente da Câmara Municipal, que realçou também o facto de o Município, mais precisamente a empresa municipal Esposende Ambiente, não aumentar o preço da água, suportando o valor da inflação. “Pequenas medidas” que visam apoiar o sector, ajudando a ultrapassar esta fase de maiores dificuldades, referiu.

A terminar a sua intervenção, Benjamim Pereira agradeceu a participação dos restaurantes e pastelarias aderentes e a colaboração dos vários parceiros e do júri do concurso gastronómico nesta edição dos “Sabores do Campo” e felicitou os vencedores, assinalando que “o que importa mesmo é participar”.

Traçando um balanço positivo de mais uma edição do concurso gastronómico, o Presidente do Júri realçou a evolução ao nível das ementas e do serviço, destacando o empenho dos restaurantes no certame. Paulo Sá Machado reiterou o desafio às unidades de restauração que não concorreram para que participam na próxima edição, considerando que só têm a ganhar com o desafio.

Em jeito de sugestão, o porta-voz do júri falou na possibilidade de as unidades de restauração concelhias definirem um prato característico da região, apresentando-o como sugestão durante todo o ano. Com efeito, é intenção do Município reunir, em Janeiro próximo, todos os empresários do sector e diversos técnicos da área da restauração, entre os quais alguns que têm vindo a colaborar com as iniciativas “Março com Sabores do Mar” e “Sabores do Campo – Gastronomia de Novembro”, para definir estratégias para este sector, sendo certo que está em perspectiva, entre outras acções, criar um prato gastronómico típico do concelho de Esposende.

cardapio.pt @ 9-12-2013 12:47:48

Galeria de fotos