4/6/2019 a 9/6/2019 Festival Rota do Atum em Porto Santo

De 4 a 9 de junho, a ilha de Porto Santo volta a receber o Festival Rota do Atum.

cardapio.pt @ 31-5-2019 18:15:34

A iniciativa, na sua segunda edição, vai envolver restaurantes e profissionais de cozinha, instituições, assim como dezenas de agentes económicos locais e regionais. Um evento que, para lá das vertentes gastronómica e lúdica, tem também como objetivo alavancar o turismo de Porto Santo, bem como a economia da região.

A entrada no festival é livre, sendo que os menus de almoço terão um preço fixo de 20 euros e os de jantar 25 euros em qualquer um dos 15 restaurantes aderentes.

A Região Autónoma da Madeira é, a nível nacional, responsável por mais de 60% da cota total da pesca do atum, sendo que as águas ao largo da ilha do Porto Santo fazem parte da rota dos cardumes que percorrem os oceanos.


Programa

Do vasto programa desta II edição, que integra mais de 30 eventos durante seis dias, contam-se concursos gastronómicos, visitas aos atuneiros, noites com música temática, jantares vínicos, showcookings, exposições de fotografia, dança, assim como workshops. Serão, contudo, as propostas gastronómicas que certamente farão com que este festival seja inesquecível, estando desde já assegurada diversidade e riqueza na apresentação do peixe que por estes dias será rei: o atum!

Logo no dia de pré-opening deste evento, 3 de junho, o jantar estará a cargo do Chef italiano Carmine Basile. Dia 4, dá-se o arranque oficial do «Festival Rota do Atum» com diversas atividades logo pela manhã. À noite o destaque vai para a gastronomia da Madeira e Porto Santo, retratada pelo Chef Manuel Santos, responsável pela cozinha do Hotel Vila Baleira. A 5 de junho o Chef filipino Don Angelo Colmenares fará as delícias dos comensais, com um jantar temático e dedicado ao seu país de origem.

No dia 6 o destaque vai para as sessões temáticas "As Estatísticas do Atum no Mundo" e "Rota do Atum pescado na ZEE da RAM". Neste dia, ao jantar, o chef António Vieira fará a exaltação da gastronomia portuguesa, num dia que é dedicado ao nosso país.

Dia 7, sexta-feira, um dos dias em que os visitantes poderão conhecer  a tradicional pesca do atum, com possibilidade de se realizarem passeios e/ou visitas a atuneiros (descrição, iscos e arte da pesca), terá também lugar um dos momentos altos deste festival, com a confeção do jantar a ser feita a quatro mãos. O embaixador deste festival, o Chef José Cordeiro, e o Chef Bern Horst, finalista do Masterchef Austrália 2018, prometem levar ao rubro os paladares mais incautos.in loco

No sábado, dia 8, festeja-se o Japão, com as estrelas da cozinha nipónica, os Chefs Shinya Koike e Koichi Mori a protagonizarem uma noite de arrojados e inovadores sabores, sempre com o atum em pano de fundo. Também neste dia, mas ao fim da tarde, terá lugar um showcooking com Marta Barata, da ANP/WWF, e a Tia Cátia, participante doMasterchef Portugal e protagonista de um programa televisivo com o seu nome.

No domingo, último dia do «Festival Rota do Atum», a alvorada faz-se com a realização da I edição do Torneio de Golfe ‘Rota do Atum’. Para além desta iniciativa, este dia, à semelhança dos anteriores, estará recheado de atividades, que vão desde provas vínicas até exposições ou tertúlias. O festival termina com um jantar muito especial e que irá reunir os 10 chefs convidados: Chef Cordeiro (Embaixador da II edição do Festival Rota do Atum); Chef Manuel Santos – Vila Baleira Resort; Chef António Vieira (Portugal); Chef Carmine Basile (Itália); Chef Yves Gautier (França); Chef Don Angelo Colmenares (Filipinas); Chef Ben Borsht (Austrália); Chef José Goye (Espanha); Chef Shinya Koike (Japão); Chef Koichi Mori (Japão)


Concurso

Um dos momentos mais aguardados e que mais está a envolver a restauração local é a competição «O Atum é a Estrela». Um concurso que está aberto a profissionais de cozinha com restaurantes em Porto Santo e que busca as propostas mais criativas. Este ano, como novidade, além da categoria “Profissionais” haverá também a categoria “Restaurantes”.

“Temos um programa tão eclético que contamos exceder em muito o número de visitantes da primeira edição”, afiança Bruno Martins.

Restaurantes Aderentes/Parceiros

Restaurante Panorama; Restaurante Vila Alencastre; Restaurante João do Cabeço; Restaurante O Calhetas; Restaurante Sea & Blue; Restaurante Casa do velho Dragoeiro; Restaurante O Forno; Restaurante O Moinho - Vila Miséria; Restaurante Pé na Água; Restaurante Mar & Sol; Restaurante Bar Beach Club; Hotéis Pestana; Hotel Porto Santo & Spa e Bar O Henrique.

cardapio.pt @ 31-5-2019 18:15:34

Galeria de videos


Clique aqui para ver mais sobre: Gastronomia