Estudo revela preferências dos portugueses sobre amor e gastronomia em tempo de pandemia

No ano atípico de 2021, 73% dos portugueses pretendem festejar o Dia dos Namorados, dos quais 69% contam oferecer um presente. De acordo com o estudo conduzido pelo TheFork entre cerca de 3300 utilizadores portugueses, apesar dos restaurantes estarem encerrados nesta data, continuam a ser os locais de eleição para um primeiro encontro e seriam a escolha para partilhar um momento romântico nesta noite com a sua cara-metade. 

cardapio.pt @ 10-2-2021 18:46:36

A ida a um restaurante continua a ser um marco simbólico na noite do Dia dos Namorados. Esta é uma das alturas do ano em que geralmente se registam mais reservas no TheFork. Assim, para 56% dos portugueses, o local ideal para o primeiro encontro é num restaurante, seguido de um passeio ou encontro ao ar livre, para 18%, e em casa para 10% dos inquiridos. Mesmo que os restaurantes estejam fechados na noite de São Valentim, os consumidores querem recriar a experiência em casa. A mesa vai ser decorada à altura, e entre os que vão festejar esta data, 69% pretendem solicitar take away ou delivery a um restaurante gourmet para surpreenderem o seu amor e apenas 29% irão preparar o prato preferido da sua cara-metade. Esta não é uma noite para apreciar pratos de conforto como pizzas, hambúrgueres ou sushi, pois apenas 12% planeiam solicitar este tipo de pratos.

O amor acontece também no prato

Partilhar uma refeição é um sinal de intimidade social. Oferecer chocolates, cozinhar para alguém, partilhar uma refeição num restaurante, planear o menu de casamento... em muitos aspetos, a gastronomia e o amor estão intimamente ligados. Para 79% dos portugueses, cozinhar ou partilhar uma refeição desempenhou um papel importante na manutenção das relações (de amor ou de amizade) ao longo desta crise pandémica. Para 33% dos portugueses inquiridos, o prato que mais simboliza o amor é uma sobremesa de chocolate, já 30% preferem morangos e champanhe e 15% optam por uma sugestão afrodisíaca (ostras, gengibre, morangos, canela, etc).

Amor em época de pandemia

O amor é mais forte do que a COVID-19? De acordo com o estudo conduzido pelo TheFork, 11% dos entrevistados encontraram um novo amor durante a pandemia, e apenas 6% afirmam que se separaram durante este período. O uso de plataformas de encontros durante o confinamento ajudou? Não necessariamente, já que apenas 5% dos entrevistados afirmam ter usado esse tipo de aplicação com mais frequência do que antes, enquanto 93% afirmam nunca ter usado. Mas também se pode sonhar. No top 3 das celebridades com quem os portugueses sonhariam em celebrar um jantar de Dia dos Namorados destacam-se: Catarina Furtado (18%), Daniela Ruah (15%), Cláudia Vieira (11%), Ricardo Araújo Pereira (20%), Pedro Teixeira (8%) e Albano Jerónimo (7%).

Quando o setor da restauração reabrir, o TheFork vai voltar a permitir que os apaixonados, amigos e todos os demais se reencontrem num restaurante, com a escolha de mais de 2400 opções em Portugal para todos os gostos e ocasiões.

cardapio.pt @ 10-2-2021 18:46:36


Clique aqui para ver mais sobre: Gastronomia