Carapau seco brilhou na Nazaré na 4ª edição do Projecto Endògenos
O carapau seco foi rei da 4ª edição do Projecto Endògenos que teve lugar no dia 3 de Maio, na Nazaré.
Endògenos @ 6-5-2014 10:06:24
O jantar degustação dedicado ao carapau seco, acompanhado de amendoim e mel, decorreu no restaurante Taverna do 8 ó 80 com a apresentação de seis pratos da autoria da chef executiva Ana Pereira, com a coordenação do Chef António Alexandre. Os vinhos de harmonia vieram da Quinta do Gradil, escolha do enólogo do ano da Revista de Vinhos, António Ventura.
Com o pôr-do-sol em fundo, abriu-se o estomago com o cocktail “Couves ao Mare”. A primeira entrada constou de Carapau Contemporâneo “3 P´s”, patanisca, pizza e paté com crudités de hortaliças endògenas
Depois, “Carapau Mar & Terra”, composto por carapau, salicornia, tremoços, amendoim, mel e hortaliças do valado, seguindo uma terceira entrada: “É um caldo? É uma sopa?”, que incluiu carapau, algas e camarão.
O prato de peixe apresentou arroz, carapaus enjoados e choquinhos numa cabidela malandrinha. A carne surgiu em “Nazaré e Valado em comunhão”, a saber, peito de frango recheado com carapau, morcela de arroz e espinafres, esmagada de maçãs de alcobaça, beringela, couve lombardo e “sames”. A sobremesa brindou os presentes com uma “Sinfonia do Oeste”, couves, peras, carapau, nêsperas, amendoim, mel e maçãs em desarmonia
O programa desta edição iniciou-se bem mais cedo, com uma visita à localidade e a apresentação dos novos áudio-guias “Nazaré Museum” na Pederneira, seguindo-se um passeio guiado ao Santuário, Farol e outros locais turísticos. No Centro Cultural, provaram-se os vinhos “Quinta do Carneiro de Alenquer”, com o enólogo Ricardo Santos.
O Projecto Endògenos é uma nova interpretação de experiências enogastronómicas com o objectivo de preservar, dignificar e valorizar os produtos endógenos alimentares Portugueses provenientes da terra e mar e suas regiões de origem.
Lançado em finais de 2013, o Endògenos teve a sua 1ª edição em Janeiro do corrente, com uma degustação toda ela dedicada ao Ouriço-do-mar que teve lugar no restaurante 100 Vícios, seguindo-se no passado dia 13 de Março, no restaurante Aviz, um jantar temático dedicado ao Capão, num menu degustação da autoria do chefe Cláudio Pontes. A 5 de Abril, esteve em Peniche, no Hotel Pinhalmar, com um menu dedicado às algas, sob a responsabilidade do chef Bruno Gaspar, da Escola Hotelaria de Colares.
O projecto cabe à dupla Nuno Nobre, empreendedor e consultor criativo de negócios na área alimentar, e António Alexandre, chefe executivo do Lisbon Marriott Hotel.
Endògenos @ 6-5-2014 10:06:24
Galeria de fotos
Clique aqui para ver mais sobre: Gastronomia