Concurso Tascando coroa a Adega São Pedro como a melhor Tasca
Das cidades de Lisboa e do Porto
O concurso Tascando, um projeto que visa criar um movimento de celebração e preservação da cozinha de raiz popular e familiar e premiar as melhores tascas do país, decorreu durante o mês de maio nas cidades de Lisboa e do Porto. As tascas inscritas, 20 em Lisboa e 19 no Porto, apresentaram um prato ou petisco para ser avaliado pelo júri e pelos clientes.
cardapio.pt @ 18-6-2024 16:04:36
A grande vencedora do concurso foi a Adega São Pedro, na cidade do Porto. A famosa tasca do Porto destacou-se das demais nas votações do público e do júri, apresentando Ovos Rotos como petisco. O restante do top 5 ficou entregue à Casa Pereira, no Porto (2º lugar), à Tasquinha Rebelo, no Porto (3º lugar), à Tasquinha dos Guindais, no Porto (4º lugar) e à Imperial de Campo de Ourique, em Lisboa (5º lugar).
Estas tascas destacaram-se pelos seus petiscos - Iscas, Bacalhau à Gomes de Sá, Sardinhas Assadas com Salada e Chanfana - mas também pela qualidade do seu serviço ao público, pelo serviço da bebida, bem como pela higiene do espaço.
Entre os dias 10 e 26 de maio, as 39 tascas em Lisboa e no Porto, que empregam 150 colaboradores, receberam mais de 100.000 pessoas, tendo existido um incremento médio de 20% na faturação das tascas participantes, gerando uma cadeia de valor de mais de 3 milhões de euros.
Miguel Moreira, Coordenador do Tascando afirmou que “A adesão do grande público excedeu em larga margem a nossa expectativa para esta primeira edição do Tascando. Com um incremento médio de 20% na faturação das tascas participantes, sentimos que fizemos o nosso trabalho para realmente mostrar aos portugueses o que de melhor se faz na cozinha de raiz popular e familiar. Lançando o mote para a 2ª edição, queremos aumentar o número de tascas participantes de forma a levar este conceito a mais consumidores e, consequentemente, conseguirmos enaltecer os sabores da “comida caseira” que são parte do nosso património cultural e gastronómico.”.
A avaliação das tascas teve diferentes parâmetros tais como o atendimento, o serviço da bebida, a higiene do estabelecimento e, naturalmente, o próprio petisco ou prato, com 70% no peso da votação, tendo as outras categorias um peso de 10% cada uma. O júri e o público tiveram, cada um, 50% do peso dos votos, sendo que o voto popular foi realizado através de urnas de voto presentes nas 39 tascas aderentes.
cardapio.pt @ 18-6-2024 16:04:36
Galeria de fotos
Clique aqui para ver mais sobre: Gastronomia