25/1/2022 a 30/1/2022 IndieJúnior Porto 2022

6.º Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil

O 6.º Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto - o IndieJúnior já arrancou e vaiapresentar até ao próximo domingo, dia 30, cerca de 50 filmes, entre curtas e longas metragens, divididos em várias sessões de cinema, 4 oficinas, 1 filme+debate, 1 conferência, Cinema de colo para bebés, Cine-concerto com os clássicos do cinema mudo e Cinema à Mesa nos Maus Hábitos.

cardapio.pt @ 25-12-2021 10:25:00

O primeiro dia do evento é reservado para sessões escolares online. O cinema estará presente nas escolas através de um programa que procura criar pontes de proximidade entre a escola e o cinema, e o real e o imaginário.

Nos dias seguintes, a partir da quarta-feira (26), será a vez do Teatro Rivoli, da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, da Casa das Artes, do Maus Hábitos e da Reitoria da Universidade do Porto abrirem as suas portas para todas as pessoas que procurem filmes e actividades que, num tom divertido e pedagógico, abordam temas que importam como seja a hospitalidade, o civismo ou a natureza.

No dia 26, a proposta passa por uma sessão de Cinema à Mesa, no Maus Hábitos, com a sessão Dois Passos para se Tornar Adulto, onde serão exibidos 4 filmes para maiores de 13 anos, que espelham, de formas muito diversificadas, questões da agenda actual da nossa sociedade que refletem problemáticas na fase de transição entre a juventude e a vida adulta, sobretudo ligados à família, aos amigos, à natureza e a nós próprios. Estes temas serão abordados através de filmes que transitam entre os géneros de ficção e animação. Um programa pensado para toda a família, em torno da mesa e com o cinema no menu. A entrada é gratuita e as reservas podem ser realizadas através do telefone (+351)  ​​937 202 918.


"O Meu Amigo Tigre" - Tatiana Kiseleva

"O Meu Amigo Tigre" - Tatiana Kiseleva

No dia 27, pelas 11h00, na Casa Comum - Reitoria da U.Porto, é hora de trazer à conversa um tema muito importante e actual. Quais as maiores dificuldades encontradas pelos estudantes estrangeiros +10 aquando da sua chegada ao nosso país? Será a língua? Será a nossa cultura? Como podemos ajudar na sua integração? A partir do filme BOA VIAGEM, de Fabio Friedli, uma pequena animação que retrata as crueldades e dificuldades das travessias de pessoas que procuram uma nova vida noutro país distante, lançamos o Filme +  Debate: O desafio dos jovens estrangeiros e a sua integração, em parceria com o PNA e a Reitoria da Universidade do Porto, com a intenção de chegar a respostas sobre como é que a comunidade pode participar na sua inclusão. Os convidados que vão participar desta conversa são Paulo Pires do Vale (docente, ensaísta e curador, PNA), Fuse (Nuno Teixeira, Dealema), Isabel Martins da Silva (Meeru), Dr. Fátima Vieira (Vice-reitora da U.Porto), Daniel Floquet (Estudante da U.Porto) e Joana Félix (PNA). O filme que inspira este debate pode ser visto na sessão de curtas metragens Pontes e Fronteiras (+8).

No dia 28, a realizadora e ilustradora Joana Toste, do filme seleccionado A Menina Parada (sessão Ficar ou Partir +6 anos) estará presente neste fim de tarde, às 18h00 na Casa Comum, para partilhar com os jovens e adultos especializados nas áreas de animação e cinema a sua experiência profissional sobre a criação de cinema para os mais novos. A entrada é livre.

Ainda no dia 28, pelas 16h15, na sala de ensaios do Teatro Rivoli, retoma-se o ciclo de Cinema de Colo, com sessões para os ainda mais novos, dos 6 aos 30 meses, com sessões também a decorrerem em vários horários nos dias 29 e 30. Os bilhetes já estão à venda na bilheteira do Rivoli e em bol.pt.


"Na Natureza" - Marcel Barelli

"Na Natureza" - Marcel Barelli

Já no dia 29, sábado, o destaque vai para as duas longas metragens que estão em competição e que serão exibidas na Casa das Artes: A Traviata, os Meus Irmãos e Eu (15h30) e A Travessia (18h00).

No fim de semana, para além de outras sessões, o público pode contar também com duas sessões da sessão Olhares sobre o Mundo, pensadas para um momento divertido. Assim, no dia 29, pelas 16h15, e no dia 30, pelas 11h00, haverá sessões para maiores para toda a família e amigos no Grande Auditório do Teatro Rivoli.

Há também ainda vagas disponíveis para oficinas, todas gratuitas, como a oficina Novo Normal, O Peixe Palhaço e a Barracuda e Meia Dúzia de Ovos - Uma Produção Independente, todas realizadas em parceria com a Galeria da Biodiversidade. As inscrições podem ser realizadas através do mail galeria@mhnc.up.pt. A oficina Quero Animar! dinamizada pela realizadora Leonor Faria Henriques já está esgotada.

No último dia do Festival, na cerimónia de encerramento, o público poderá usufruir de um momento único com o Cine-Concerto: Quando o Cinema Nasceu, no Grande Auditório do Teatro Rivoli, a partir das 16h15.  Esta sessão será conduzida sonoramente pela viola d’arco de José Valente, naquele que se espera ser um mergulho nalguns dos filmes mais divertidos da história do cinema mudo.

A venda de bilhetes está disponível na Bilheteira do Teatro Rivoli e em bol.pt. Para sessões na Casa das Artes, a partir do primeiro dia do festival, 30 minutos antes do início da sessão e com reservas em indiejunior.com/casadasartes.

Informações


Datas: 
25 a 30 de janeiro de 2022

Locais: Teatro Rivoli, Biblioteca Municipal Almeida Garrett, Casa das Artes, Reitoria da Universidade do Porto, Maus Hábitos

Redes sociaisInstagram | Facebook

Website: www.indiejunior.com

cardapio.pt @ 25-12-2021 10:25:00


Clique aqui para ver mais sobre: Kids - Crianças