13/5/2022 a 15/5/2022 Festival PANOS traz teatro escolar e juvenil para os palcos do D. Maria II

De 13 a 15 de maio, o Festival PANOS – palcos novos palavras novas está de regresso aos palcos do Teatro Nacional D. Maria II, para um fim de semana totalmente dedicado ao teatro escolar e juvenil. Durante três dias, as Salas Estúdio e Garrett vão receber seis espetáculos de grupos de teatro jovem, eleitos por um júri a partir de dezenas de propostas de grupos espalhados por todo o país.

cardapio.pt @ 3-5-2022 12:34:09

Desde 2005 que o projeto PANOS encomenda, anualmente, peças originais a escritoras/es de renome, para serem representadas por jovens entre os 12 e os 19 anos, cruzando o teatro escolar e juvenil com as novas dramaturgias. Nesta edição, sob coordenação de Sandro William Junqueira, o PANOS conta com textos originais de Afonso Cruz (As cigarras Septendecim e Tredecim), Joanna Murray-Smith (Rio Sombrio), numa tradução de Joana Frazão, e Keli Freitas (Fábrica de matar baleia).

Cerca de 50 grupos de teatro escolar e juvenil inscreveram-se nesta edição do PANOS, propondo-se a criar espetáculos a partir de um dos três textos dramatúrgicos originais. Destas propostas, seis (duas encenações de cada um dos textos) foram eleitas por um júri para participar no Festival PANOS, no D. Maria II, de 13 a 15 de maio: Centro de Artes e Formação - Junta de Freguesia do Lumiar de Lisboa, Escola de Artes do CAE da Figueira da Foz, Escola da Bemposta de Portimão, Sol d’Alma - Associação de Teatro de Ovar, Teatro do Desassossego de Estarreja e Trevo Violeta Escuro de Portalegre.

No dia 14 de maio, sábado, às 17h, será ainda lançado, no Átrio do D. Maria II, o livro PANOS - palcos novos palavras novas, uma edição do Teatro Nacional D. Maria II que reúne os textos desta edição do projeto, escritos por Afonso Cruz, Joanna Murray-Smith e Keli Freitas. Para além dos três autores, esta apresentação de entrada livre contará também com a presença de Sandro William Junqueira, coordenador do projeto, e Pedro Penim, Diretor Artístico do Teatro Nacional D. Maria II.

O BPI e a Fundação ”la Caixa” são mecenas do projeto PANOS.


Calendário de apresentações

As Cigarras Septendecim e Tredecim
de Afonso Cruz

Duas pessoas levam uma vida de contínuos desencontros, assíncrona nos seus ritmos, em que o destino de ambos é formado por dois labirintos contíguos, que se tocam apenas num ponto, na saída desses dois novelos. Percorremos neste texto essa teia de desencontros – ou encontros errados que apenas geram mais solidão –, na perspetiva de cada um dos protagonistas, até ao desfecho final. Encontrar-se-ão? Será possível que duas sombras respirem ao mesmo tempo, como imaginou Henri Michaux? Será possível que o dezassete e o treze tenham um instante comum, ou, melhor ainda, eternidade comum?

Sol d’Alma - Associação de Teatro de Ovar
13 mai, 19h / Sala Estúdio

Centro de Artes e Formação - Junta de Freguesia do Lumiar de Lisboa
15 mai, 19h / Sala Estúdio

Fábrica de matar baleia
de Keli Freitas

É possível medir a vida? E o que na vida criamos, sentimos, recordarmos, desejamos – é possível medir? Fábrica de Matar Baleia narra a travessia de uma personagem que, após a experiência extraordinária de ter visto uma baleia, passa a ver um mundo diferente, onde tudo o que há e todas as formas de medir o que há são questionáveis e questionadas.

Escola da Bemposta de Portimão
14 mai, 21h30 / Sala Garrett

Teatro do Desassossego de Estarreja
15 mai, 21h30 / Sala Garrett

Rio Sombrio
de Joanna Murray-Smith, tradução de Joana Frazão

Quatro anos após o trágico acidente que mudou as suas vidas, um grupo de jovens volta a encontrar-se num hotel luxuoso para tomar uma decisão. Neste reencontro são revelados novos dados sobre o que realmente aconteceu. Acidente ou negligência? Verdade ou manipulação? Em poucas horas, todos eles serão obrigados a confrontar-se novamente com aquele dia, e resolver a difícil questão: o que fazer com a memória.

Trevo Violeta Escuro de Portalegre
13 mai, 21h30 / Sala Garrett

Escola de Artes do CAE da Figueira da Foz
14 mai, 19h / Sala Estúdio

cardapio.pt @ 3-5-2022 12:34:09


Clique aqui para ver mais sobre: Kids - Crianças