Mia Couto recebe medalha da cidade de Lisboa

O escritor moçambicano Mia Couto recebeu no passado dia 4 de Dezembro a medalha de mérito municipal, grau ouro, numa cerimónia que ao mesmo tempo celebra os trinta anos de publicações do autor. A homenagem teve lugar na sede da Leya, consórcio dono da editorial Caminho onde Mia Couto publica. 

cardapio.pt @ 5-12-2013 17:20:25

Isaías Gomes Teixeira, administrador do grupo Leya agradeceu a presença do escritor, lembrando a sua importância para aquele grupo editorial. 


De seguida Catarina Vaz  Pinto, vereadora da Cultura da CML, recordou a importância da escrita do autor de Estórias Abensonhadas e de Cada Homem é uma Raça, vencedor do prémio Camões 2013, um dos mais importantes prémios literários nacionais, e a relação que o escritor sempre manteve com a cidade de Lisboa. Catarina Vaz Pinto acrescentou ainda que a decisão da atribuição da medalha de ouro, a mais alta distinção da cidade, foi votada em sessão de Câmara de Novembro passado tendo reunido o consenso de todos os vereadores e forças políticas representadas. 


Celso Gomes Ferreira, presidente de Câmara de Paredes, ofereceu ao escritor uma cadeira inspirada na sua obra, com o nome Princesa de África


Zeferino Coelho, editor da Caminho, lembrou o primeiro encontro com o Mia Couto e a impressão que lhe causou o primeiro livro do autor que lhe chegou às mãos, o livro de poesia Raiz do Orvalho, que não hesitou em publicar.


A encerrar a cerimónia Mia Couto agradeceu a presença de todos e a homenagem que lhe foi feita. Recordou a expectativa que sentiu quando veio a Lisboa para a publicação do seu primeiro livro em Portugal e de como seria acolhido pelos leitores portugueses. 


Mia Couto publicou entre nós livros de poesia, romance, conto e crónicas, recolhendo prémios e o aplauso da crítica em vários países do mundo, recentemente publicou o livro infantil O Menino no Sapatinho com ilustrações de Danuta Woijciechowska. 

cardapio.pt @ 5-12-2013 17:20:25


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros