Novidades Livros (16 a 22 de maio de 2019)

cardapio.pt @ 15-5-2019 18:24:39

"Ontem à Noite" de Catherine O'Connell

Editor: Editorial Planeta

Sinopse: Seis amigas. Uma noiva. Um assassínio. Demasiados segredos.


Maggie Trueheart vai casar com o homem dos seus sonhos. Ansiosa por uma última noite selvagem antes do grande dia, reúne as amigas mais próximas para a grande despedida de solteira. Mas as coisas correm mal, horrivelmente mal.

Sob o escrutínio intenso da polícia, até onde Maggie e as amigas irão para manter os seus segredos chocantes sem serem revelados.

Até proteger um assassino?

"Psi-Q - Teste a sua Inteligência Psicológica Jogos, questionários e todos os testes psicotécnicos incontornáveis" de Ben Ambridge

Editor: Marcador

Sinopse: A psicologia está em todo o lado. Nos nossos desejos e emoções, nas decisões que precisamos de tomar todos os dias - absolutamente todos os aspetos da nossa forma de pensar e sentir têm sido estudados pelos psicólogos. Apresentando esse conhecimento de forma clara e compreensível, o psicólogo inglês Ben Ambridge conduz-nos num passeio pelo mundo da psicologia, revelando quanto ela é essencial para compreendermos o comportamento humano.


Neste livro, Ben Ambridge mostra-nos o que as experiências conduzidas nas universidades mais prestigiadas do mundo revelam sobre nós mesmos, traduzindo para uma linguagem fácil, acessível e divertida os conceitos mais básicos da psicologia.

Com testes interativos, piadas e jogos, irá identificar as características marcantes da sua personalidade, avaliar a sua inteligência e descobrir que valores morais determinam o seu comportamento. Quando chegar ao fim do livro, irá dar-se conta de que passou a conhecer-se muito mais e a tentar compreender melhor as atitudes dos outros.

Descubra as respostas para algumas perguntas intrigantes:
• Porque consideramos os rostos simétricos mais atraentes?
• O que pode o seu gosto musical revelar sobre a sua personalidade?
• A cor dos seus olhos torna-o digno de confiança?
• É sensível às ilusões, e porquê?

Regresso a Reims de Didier Eribon

Editor:  Dom Quixote

Sinopse: Um ensaio notável que entrelaça escrita autobiográfica com reflexão sociológica. Ao analisar a história da sua família e a vida social e intelectual a partir de 1950, Didier Eribon procura também explicar muitas das questões do nosso tempo, nomeadamente por que motivo grande parte da classe trabalhadora francesa se virou para a Frente Nacional. 


Após a morte do pai, o filósofo francês Didier Eribon regressa à sua terra natal, Reims, e reencontra o ambiente de classe trabalhadora que havia deixado trinta anos antes ao voltar costas ao passado. Aos poucos, vai-se apercebendo de que a rutura com a família não se explica nem pela sua homossexualidade nem pela homofobia do ambiente doméstico, mas pela vergonha que tem da sua origem social. 

Eribon decide então mergulhar no passado e traçar a história da sua família. Evocando o mundo operário da sua infância e reconstituindo a sua ascensão social, o autor mistura, em cada etapa dessa narrativa íntima e comovente, os elementos de uma reflexão sobre classes sociais, o sistema escolar, a criação de identidades, a sexualidade e a diferença de género, a política, a democracia e a mudança de padrões de voto da classe trabalhadora - refletida pela própria família de Eribon, que alterou a sua lealdade do Partido Comunista para o de Le Pen.

Pelos Tribunais 50 anos de Comarca em Comarca de Lopo Cancella de Abreu

Editor: Prime Books

Sinopse: Ao longo da sua carreira de cinquenta anos de advogado, Lopo Cancella de Abreu correu praticamente todas as comarcas do país e defendeu as causas mais incríveis, mais difíceis e, até, as mais improváveis. 


Neste livro descreve mais de 50 histórias-casos por que passou, que retratam o percurso de um advogado de barra, do tempo em que as disputas se resolviam com testemunhas e alegações, como nas tão apreciadas séries de televisão, mais do que com acordos negociados à volta de uma mesa.

A Célula de Lisboa de Jorge Almeida

Editor:  Ego Editora

Sinopse: Mohamed, um operacional de uma perigosa célula terrorista islâmica está a ser vigiado no seu apartamento em Lisboa pelos serviços secretos portugueses. Alexandre, um dos agentes do SIS, acaba por se envolver numa relação amorosa com uma vizinha do terrorista, sem nunca desconfiar que, na verdade, Michelle é uma espia britânica ao serviço do MI 6 à procura de informações sobre a mesma célula. 


Perante a iminência de um atentado terrorista sem precedentes, é preciso tomar decisões urgentes que entram em confronto com os sentimentos mais nobres da natureza humana.

O autor é um dos mais reconhecidos jornalistas de investigação do nosso país e, neste thriller, consegue traçar um retrato muito fiel do terrorismo islâmico, não só a nível mundial mas também daquele que passa por Portugal, onde terroristas utilizam o nosso país como plataforma de apoio logístico para atentados noutros locais.

O Macaco Bêbedo Foi à Ópera Da embriaguez à civilização de Afonso Cruz

Editor: Fundação Francisco Manuel dos Santos

Sinopse:A teoria que coloca o álcool na origem da evolução humana justifica a nossa insaciabilidade milenar. 


É dela que parte o escritor Afonso Cruz para este retrato inusitado da civilização acumuladora, gananciosa e um tanto louca na qual desembocámos. 

Do macaco original à criação da cerveja, que impulsionou a sedentarização e cativou Jesus Cristo, assistimos ao desenrolar das consequências do consumo de álcool. da embriaguez à civilização, a nossa história nunca foi contada assim.

Assim Escrevia Bento Kissama de Carlos Taveira

Editor: Editora Guerra & Paz

Sinopse: De aguardente velhíssima em punho, Bento Kissama metralha o teclado, acordando memórias da Guerra Civil Angolana. 


O acaso coloca-o na encruzilhada de uma correspondência tão inesperada como inquietante, provocando-lhe delírios filosófico-etílicos que rondam a loucura. 

Para reconquistar o equilíbrio perdido, regressa a Angola, onde desaparece, deixando três cadernos nas mãos de um editor.

Como Perder um País Os Sete Passos da Democracia à Ditadura de Ece Temelkuran

Editor: Temas e Debates

Sinopse: Um apelo urgente à ação de uma das pensadoras políticas mais respeitadas da Europa, e um verdadeiro guia de campo para identificar os padrões e mecanismos astuciosos da vaga de populismo que varre o mundo atual - antes que seja demasiado tarde.


«Isso não pode acontecer aqui». 
Ece Temelkuran ouviu esta frase a pessoas sensatas em Inglaterra na noite do referendo ao Brexit. Ouviu também gente razoável a proferi-la na América na noite da eleição de Trump, ainda que fosse abafada pelos gritos de «Construa o muro!». Ouviu-a a pessoas racionais na Turquia, quando Erdogan foi eleito fraudulentamente, reconstruiu a economia com base no compadrio e classificou os seus opositores como terroristas. Este livro explica-nos que o populismo e o nacionalismo não chegam ao poder de forma transparente: vão-se infiltrando. 

A jornalista e autora premiada Ece Temelkuran identifica os sinais precoces deste fenómeno, que vão despontando em todo o mundo, num esforço para definir um padrão global e nos dotar de ferramentas para o erradicar.

Minuto do Palhaço Frente ao Espelho de Manuel Andrade

Editor: Idioteque

Sinopse: Esta nova obra de Manuel Andrade, introduzida na contracapa pela frase quase naïf "é um livrinho pequeno que se lê numa noite, é uma obra maior que se carrega uma vida - disse um dia um carpinteiro", questiona, não obstante e de fio a pavio "não raramente no fio da navalha " o risível de uma existência que é afinal a de todos nós.


Trata-se de um livro simples, tocante e muitas vezes quase comovente, que analisa o humano nu e ao espelho, sem contemplações ou conveniências, numa escrita desarmante, sensível e profunda, que nos retrata por inteiro.

O Sacríficio de um Homem de Sandra Brown

Editor: Quinta Essência

Sinopse: Ella Baron é uma mulher só embora viva rodeada de pessoas. Cuida do seu filho Solly, de dez anos, com dedicação extrema. Com o país mergulhado numa recessão profunda, ela gere a sua pensão com a eficiência de um militar e a gentileza de uma aristocrata. Aconteça o que acontecer, não pode pôr em risco o seu sustento. Mas quando o reputado médico da vila lhe pede para aceitar um novo hóspede e apresenta David Rainwater, algo dentro dela se retrai. 


David é atraente e gentil, mas não passa de um desconhecido. Perante a hesitação de Ella, o médico comete uma inconfidência: o seu novo hóspede não vai ficar por muito tempo pois está a morrer.
Os ventos da mudança sopram fortes e Ella sente que algo indizível está a avolumar-se no horizonte. 

Ao ver-se envolvida numa sucessão de estranhos acontecimentos, esta extraordinária mulher rapidamente percebe que a vida tal como a conhece vai mudar para sempre. E é neste clima de medo e tensão que David se vai revelar um pilar de tranquilidade, altruísmo e retidão. E, aos poucos, Ella aprende a confiar no misterioso homem… até à noite mais quente e mais sangrenta desse verão, em que os limites de todos eles serão postos à prova.

Inspirado por uma história da família de Sandra Brown, O Sacrifício de um Homem decorre em 1934, em plena Grande Depressão, e é o livro mais pessoal da autora.

As receitas de Cristina Manso Preto de Cristina Manso Preto

Editor: Porto Editora

Sinopse: Receitas deliciosas para experimentar lá em casa. Vai ver que é super fácil!


Cristina Manso Preto, presença assídua no programa Praça da Alegria desde 2009, há muito habituou o seu público a receitas desarmantes e surpreendentes, pela forma como consegue sempre encontrar uma maneira simples de confecionar o prato mais requintado. 

Para além de excelente cozinheira, Cristina Manso Preto é também uma fantástica comunicadora, sempre com uma história a contar a propósito de cada uma das receitas que nos propõe.

Neste livro, procuramos partilhar precisamente isso: receitas práticas, que recorrem a ingredientes acessíveis e incrivelmente saborosas, apresentadas com o carinho e simpatia que caracterizam a forma como a reconhecida chefe se apresenta sempre, em público e em privado. Porque, como ela nos diz, uma boa refeição, a par do amor e da amizade, são mesmo o melhor que levamos da vida.

O Leão de Ouro de Wilbur Smith e Giles Kristian

Editor: Editorial Presença

Sinopse: Costa Oriental de África, 1670.

Num tempo de aventuras cruéis e muita bravura, um homem viaja por terra e por mar em perseguição do seu maior inimigo… O Golden Bough, capitaneado por Henry «Hal» Courtney, navega em direção ao sul, desde a Etiópia até Zanzibar, No convés inferior, dormem a tripulação e a destemida guerreira Judith Nazet, a amada de Hal. À luz da Lua, Hal avista um veleiro que passa muito perto, Apesar da trégua precária entre ingleses e holandeses, ele pressente o perigo… o Bough é invadido e a tripulação tem de lutar homem a homem para defender o navio e as suas vidas.

Em breve, porém, Hal irá confrontar-se com uma ameaça ainda maior, quando descobre que o seu inimigo mortal continua vivo e que está determinado a vingar-se, Ele terá de perseguir a sua némesis através do deserto e da savana, do submundo sórdido dos mercados de escravos de Zanzibar e das águas infestadas de tubarões, pondo em risco a sua própria vida a cada passo, Será, no entanto, preciso mais que umas grilhetas de escravo para conter Hal Courtney… 

Um livro apaixonante, onde Wilbur Smith, o mestre da ação e do suspense, revela uma vez mais o seu peculiar talento para o drama de ação e a narrativa épica.

Acaba Este Livro de Keri Smith

Editor: Editorial Planeta

Sinopse: A autora do best-seller Destrói Este Diário regressa com um novo livro super original, no qual propõe uma viagem criativa, desafiando o leitor a acabar o seu próprio livro!


O livro está construído no pressuposto de que a autora encontrou um misterioso livro ou caderno num jardim, cujo conteúdo e objetivo está por descobrir.

"A tua missão é tornares-te o novo autor deste trabalho. Vais prosseguir a investigação e criar conteúdo. Para completares a tarefa, terás de passar por um treino de investigação intenso, que incluí neste volume. Uma vez que ninguém sabe o que está por vir, por favor age com cuidado, mas sabe que... Este livro não existe sem ti."

Este Livro Não é para Fracos - Como agir com coragem está ao alcance de todos de Ana Moniz

Editor: Editorial Planeta

Sinopse: Um livro sobre coragem, a falta dela e a maneira de se construir e fortalecer.

Não consegue vencer o medo para tomar uma decisão que poderia mudar a sua vida? 
Lamenta não ter intervindo numa situação injusta? 
Envergonha-se de não ter defendido alguém em apuros? 
Já alguma vez lhe faltou a coragem para dizer o que realmente pensa? 

A coragem, constrói-se: com pequenas atitudes, com pequenos exercícios - muitos contidos, nestas páginas.

Brincadeiras de irmãs de Maria José da Silveira Núncio

Editor: Coolbooks

Sinopse: 
«E, por vezes, dava-me ideia de que tu, que és a minha irmã, sabias. Que, apesar do meu silêncio e das palavras que não se desprendiam, estranguladas na garganta, tu sabias.»

Partindo da morte de um antigo primeiro-ministro, figura prestigiada e reconhecida na sociedade, desvendam-se os segredos familiares que, em noites longas e corredores escuros, engendraram a complexa relação entre duas irmãs, presas numa teia de silêncios e entreditos, em que se confundem amor e raiva, medo e culpa, vingança e perdão.

A República dos Espíritos Livres de Peter Neumann

Editor: Temas e Debates

Sinopse: 
Na viragem do século XIX, houve um fluxo constante de jovens poetas e pensadores alemães para esta cidade da Turíngia, de cerca de quatro mil habitantes, que fez história no domínio da cultura. 

Enquanto a ordem social e política da Europa era abalada pelos ideais da Revolução Francesa, um grupo de jovens intelectuais alemães escolhia Iena como ponto de partida para um novo rumo de rutura filosófica. As figuras mais destacadas deste grupo — os irmãos Schlegel e as suas mulheres, o filósofo Schelling e o poeta Novalis —, decididas a pensarem o mundo de maneira diferente, estabeleceram aí uma república de espíritos livres. 

Não se limitaram a pôr em questão as tradições sociais adquiridas, mas, com as suas perspetivas provocadoras sobre o indivíduo e a natureza, revolucionaram o nosso conhecimento da liberdade e da realidade, numa revolução cujo impacto ainda hoje é sentido.

"Assassin’s Creed Odyssey - Odisseia" de Gordon Doherty

Editor: Saída de Emergência

Sinopse: 
Grécia, século v a. C. Kassandra, uma mercenária de sangue espartano descendente do poderoso rei Leónidas, tentou durante vinte anos esquecer a sua desgraça: foi expulsa de Esparta pelo seu pai, Nikolaos, por desafiar a vontade dos deuses e tentar salvar o irmão mais novo. Agora, um misterioso estranho chega à pacata cidade costeira que a mercenária adotou como lar, prometendo-lhe riqueza infindável que transformará a vida da jovem para sempre. 

Para a obter, Kassandra terá de atravessar o Mediterrâneo, juntar-se à guerra entre Atenas e Esparta e matar o líder a quem todos chamam "Lobo": Nikolaos de Esparta, o homem que ela nunca perdoou… o seu pai.


O Barco das Crianças de Mario Vargas Llosa

Editor: Editorial Presença

Sinopse: De manhã, ao preparar-se para ir para a escola, Fonchito vê um homem sentado num banco do parque, contemplando o mar, Intrigado, por vê-lo ali a cada manhã, decide ir ao seu encontro para lhe perguntar o que procura ele, sempre sentado no mesmo banco, O velhinho, com um sorriso nos lábios, decide partilhar com Fonchito uma história muito antiga e extraordinária. E todos os dias, antes de o autocarro da escola chegar, Fonchito passa a ouvir um novo capítulo das aventuras de um barco cheio de crianças que, desde a época das Cruzadas, navega nos mares do mundo.

António Barroso e o Vaticano - Correspondência de Carlos A. Moreira Azevedo

Editor: Alêtheia Editores

Sinopse: Publica-se o resultado de três anos de busca intensiva no Arquivo Secreto Vaticano. Nesta obra recolhem-se mais de 400 documentos, em grande parte inéditos, essenciais para entrar no ânimo de uma personalidade, de modo a ir além do já conhecido e sempre repetido. Raras figuras da nossa história religiosa catalisam, como D. António Barroso, a densidade das características da sua época, permitindo no percurso da sua vida (1854-1918) reunir os grandes debates de um arco de tempo significativo. Situamo-nos, realmente, na emergência da ação missionária nos territórios coloniais portugueses, na mudança de regime da Monarquia para a República e na intensificação da vida pastoral das dioceses. 


A estas questões, o Venerável António Barroso respondeu com a determinação inovadora de quem se deixa conduzir pelo Espírito. Aqui se encontram fontes primárias para analisar as posições pastorais, a liberdade politica e o notável discernimento do ilustre missionário e bispo do Porto. O autor apresenta uma breve biografia do prelado barcelense, enriquecida pelos elementos trazidos à luz e estabelece uma primeira cronologia, onde salta aos olhos o itinerário de uma vida agitada e fecunda, ao serviço do Evangelho, e de um exemplar patriota, atento ao maior bem da humanidade.

Pratas Conquistador de Paulo M. Morais

Editor: Casa das Letras

SinopseNo meio da tarefa de esvaziar uma casa de família, a descoberta inesperada de um conjunto de cartas, fotografias e recortes revela ao narrador a existência de um tio-bisavô pioneiro do cinema em Portugal. Será o misterioso tio Emídio, curiosa personagem das anedotas familiares, o mesmo Emygdio Ribeiro Pratas, autor e intérprete, em 1917, da primeira comédia cinematográfica portuguesa ao estilo de Charlot? Que destino foi, afinal, o deste homem que teve uma vida absolutamente aventurosa? E porque terá sido votado ao esquecimento?

Partindo da história desta figura multifacetada e do papel que representou na vida dos seus contemporâneos e dos seus descendentes, Paulo M. Morais explora os limites da ficção e da não-ficção, conduzindo o leitor ao Portugal das primeiras décadas do século XX, entre a queda da Monarquia e o advento da Sétima Arte, numa viagem ao mesmo tempo intimista e coletiva, poética e documental, que prende da primeira à última página.

Uma falha nos dentes de João Gesta

Editor: Porto Editora

Sinopse: 
«O que João Gesta escreve é eminentemente resistência, uma natureza avessa, coisa da contracultura que não se apazigua, não se disciplina. O seu efeito não é atinente ao arrumado pelas classificações comuns, sua poética é apoética ou disfarçada de parangona, protesto de parede, boato nada dissimulado.

A obra discreta de João Gesta representa um dos casos mais genuínos de coerência na corrosão do politicamente correcto. A ironização profunda da realidade, incluindo-se nas figuras sempre falhas e de que o mundo se faz, o seu tom impiedoso é sobretudo uma forma de terna desconstrução. Seu humor é sem violência, muito ao contrário, aqueles a que alude mais quer dominar sexualmente do que eliminar da face da terra.

A sexualidade sinuosa, meio a prometer em cada verso, é fundamental para se entender quanto sua intenção é tanto um modo de desmascarar quanto de sedução e, nesse sentido, verdadeiramente não há opostos, proscritos ou santos. Tudo converge e pode participar, todos convergem e podem participar e ser amados. A mundividência de João Gesta não admite preconceitos como, desde logo, não aceita pudores entre a erudição e a coloquialidade. Da política à música, da espiritualidade à poesia, a vida pousa toda no livro de Gesta sem tretas.

Na tradição de O'Neil ou César Monteiro, a espaços, acompanhado por Daniel Maia-Pinto Rodrigues, João Habitualmente, Regina Guimarães ou Nuno Moura. João Gesta é mestre da mais séria cerimónia, a que lida com seus convidados a nu.»

Valter Hugo Mãe

Bolsa - Investir nos Mercados Financeiros (7ª Edição) de Miguel Gomes da Silva

Editor: Bookout

Sinopse: 
Nova Edição de um título que é já uma referência na literatura sobre mercados e instrumentos financeiros. 

Este é um dos títulos de maior sucesso editados em Portugal sobre mercados e instrumentos financeiros e é o mais abrangente e atualizado, escrito por autor português que exerce no mercado. 

Esta edição, foi totalmente atualizada com dados a abril de 2019, além das referências à era do investimento online e fiscalidade. 
v Mais de 14.000 exemplares vendidos, desde a primeira edição.

Chorei em Silêncio de Cristina Mascarenhas

Editor: CAPITAL BOOKS

Sinopse: Cristina Mascarenhas é uma advogada apaixonada pelos animais.


Após perder alguns animais de companhia, decidiu partilhar a sua experiência difícil de um luto que nem sempre é compreendido pela sociedade e apresentar algumas ideias para ajudar quem passa por essas difíceis perdas de verdadeiros amigos. 

O direito ao luto e ao respeito na dor, o direito a um fim digno para o animal e a licença de nojo ou a faltas justificadas, são ideias que a autora aqui lança.

O Escândalo do Século de Gabriel García Márquez

Editor:  Dom Quixote

Sinopse: O jornalismo é a profissão que mais se parece com o pugilismo, com a vantagem de que a máquina ganha sempre e a desvantagem de que não nos é permitido atirar a toalha ao chão.


O Escândalo do Século reúne cinquenta textos representativos do percurso jornalístico de Gabriel García Márquez, selecionados pelo seu editor Cristóbal Pera. Nestas histórias, onde não se diferencia o jornalista do romancista, o leitor descobrirá um fascínio por enredos que desafiam a nossa ideia da realidade, umas vezes porque nunca iremos compreendê-los por completo, tais como o misterioso caso de Wilma Montesi, que dá nome a este livro; outras porque nos obrigam a olhar o mundo com novos olhos, abertos para se surpreenderem com as contradições, desgraças e maravilhas que governam o seu imprevisível mecanismo.

Gabriel García Márquez, que se considerava mais jornalista do que escritor, deixou bem claro que o jornalismo foi sempre a sua paixão principal, a mais duradoura, e pelo que queria ser lembrado: «Não quero que me recordem por Cem Anos de Solidão, nem por aquilo do Prémio Nobel, mas sim pelo jornal.»

Fake Pope As Falsas notícias acerca do Papa Francisco de Nello Scavo e Roberto Beretta

Editor: Paulinas Editora

Sinopse: «Uma mentira pode dar a volta ao mundo, enquanto a verdade calça os sapatos» 


Esta citação atribuída a Mark Twain surgiu numa rubrica da SIC. Para além do imediato significado que comporta evoca o poder instantâneo e a eficácia mediática que as notícias podem ter no seu entretecimento com a realidade, inclusive as «confecionadas» — as Fake news — nos laboratórios de opinião. É disto que fala este livro sobre o Papa Francisco. 

Bergoglio é o Pontífice mais caluniado da história? E — se assim é — por que motivo? Há um "complô" por trás das acusações que lhe são arremessadas, ou trata-se apenas da reação de quem não suporta um Papa tão inovador? São muitas as mentiras sobre a figura deste Papa, que suscitam reações, mas até agora ninguém as tinha investigado ou procurado desmascarar os mandantes (multinacionais, bancos, belicistas e palácios sagrados) da «máquina da lama». O livro inclui oitenta acusações feitas ao Papa (mais o recente caso Viganó), escolhidas e analisadas em chave de contra investigação. 

«Procurámos um fio lógico entre as notícias a fim de se entender que alguns boatos nascem de maneira espontânea, mas outros, ao invés, são fruto de uma estratégia bem precisa para desacreditar o Pontífice», explica o coautor Nello Scavo. E distinguir entre mentira e verdade é tarefa de quem ainda vê no jornalismo uma missão.

The Traveler Notebook Lisboa An unforgettable city

Editor: Prime Books

Sinopse: 
É muito comum os viajantes socorrerem-se de cadernos ou notebooks para registarem as suas experiências através de desenhos ou esboços, colagens de fotografias, bilhetes e outros objetos de memorabilia, ou simplesmente escreverem os seus diários. 

Este livro, em forma de notebook, com capa dura, não sendo um guia de viagem, inclui um conjunto de rubricas propositadamente escolhidas para orientar o registo do viajante, deixando muitas páginas livres para a escrita do que lhe for na alma ou for presenciando.

"Tudo é Possível, Acredita" de Márcia d'Orey

Editor: Manuscrito Editora

Sinopse: 
«Sinto que sou uma mulher igual às outras. Ainda assim, tenho consciência de que a minha história de vida é absolutamente fora do comum. Saí de casa com 11 anos, sonhei ser a melhor bailarina do mundo, magoei o meu corpo e a minha alma, colecionei aventuras, senti-me só muitas vezes, desiludi-me (com os outros, com a vida, comigo mesma) outras tantas. Tenho um coração que se desfez mil vezes e que se reconstruiu a cada vez. Fui ganhando força a cada queda, mais coragem a cada trambolhão e mais estrutura a cada safanão. Cresci, evoluí, renasci e acabei por me encontrar. E por brilhar. Na vida, no amor, na maternidade, na dança, na criatividade e em tudo de bom que a maré me traz.» 

Neste livro, Márcia d’Orey, mais conhecida por Minniemars, partilha a sua história e traz-nos os seus pensamentos, notas, apontamentos que têm inspirado e feito sorrir milhares de seguidores no Instagram.
Direto e realista, este livro apresenta um retrato de uma nação assustadoramente instável, um país cujo súbito colapso pode ter consequências perigosas a nível mundial.

"Lazarus" de Lars Kepler

Editor: Porto Editora

Sinopse: 
Um homem é encontrado morto no seu apartamento em Oslo. Ao que tudo indica, a vítima era um desconhecido, saqueador de túmulos e colecionador de troféus. Aliás, quando a Polícia abre o frigorífico da cozinha, a perplexidade é total. Uns dias mais tarde, Joona Linna é contactado por uma inspetora da Polícia alemã no sentido de o ajudar com um homicídio perto de Rostock, e Joona reconhece de imediato um padrão que não pode ignorar.
Alguns chamariam milagre se alguém regressasse dos mortos – outros chamar-lhe-iam um pesadelo.
Lars Kepler, os mestres do thriller, estão de regresso, com o sétimo livro da série Joona Linna.

"Tempestade de Guerra Parte 1" de Victoria Aveyard

Editor: Saída de Emergência

Sinopse:
Mare Barrow aprendeu rapidamente que para vencer é preciso pagar um preço muito alto. Depois da traição de Cal, que praticamente a destruiu, Mare está determinada a proteger o seu coração e a continuar a lutar com os rebeldes para assegurar a liberdade de Vermelhos e sanguenovos. A jovem fará de tudo para derrubar o governo de Norta - começando pela coroa de Maven. Mas para a guerra que se avizinha é necessário ter aliados poderosos. Conseguirá Mare lutar ao lado dos que a magoaram para assegurar a vitória? Ou será a rapariga-relâmpago silenciada para sempre?

Na primeira parte da conclusão desta extraordinária série, Mare terá de abraçar o seu destino e convocar todo o seu poder. Quem sobreviverá aos testes que se aproximam?

"Serotonina" de Michel Houellebecq

Editor: Alfaguara Portugal

Sinopse. 
Romance lírico, irónico, cruel, cirúrgico e profético, Serotonina é uma radiografia do futuro que nos espera, atravessada pelo olhar sempre provocador de Michel Houellebecq. 

Florent-Claude Labrouste tem quarenta e seis anos, é funcionário do Ministério da Agricultura e detesta o seu nome. Divide o apartamento na periferia de Paris com Yuzu, a namorada japonesa, muitos anos mais jovem. Cínico, profundamente desesperançado e intimamente só, tudo lhe parece insuportável: a França está à beira do precipício, a Europa ameaça ruir, a sua vida é um beco sem saída.

A descoberta de uns vídeos comprometedores da namorada, que ele planeava há muito abandonar, leva-o a despedir-se de muito mais: deixa o emprego, a namorada e a casa, e aluga um quarto de hotel. Dedica os dias a divagar e deambular pelos bares, restaurantes e lojas da cidade. E descobre Captorix, um antidepressivo que liberta serotonina e lhe devolve a possibilidade de aguentar o dia-a-dia mas lhe rouba aquilo que poucos homens estariam dispostos a perder.

Aproveita a ruptura radical para rememorar o passado: as aspirações e ideais de jovem agrónomo; as relações amorosas, de fim desastroso; a nostalgia de um amor perdido; e o reencontro com um velho amigo aristocrata, que o ensina a manusear uma espingarda. Entre passado e futuro, é-lhe forçoso contemplar, com uma feroz acidez, um mundo sem bondade, desumanizado, atingido por mutações irreversíveis.

Com Serotonina, romance-profecia de um futuro pouco perfeito, Houellebecq reafirma-se uma vez mais como um cronista impiedoso da decadência da sociedade ocidental, um escritor indómito, incómodo e por isso imprescindível.

"O Grande Compêndio de Audiogésicos da Doutora Ana Correia" de Ana Markl

Editor: IN

Sinopse: 
Da conhecida locutora de rádio e irmã de Nuno Markl, Ana Markl prescreve músicas para vários sintomas e maleitas. 

O grande boom desta medicina realmente alternativa dá-se quando, em 2015, a ilustre doutora Ana Correia começa a partilhar a sua sabedoria aos microfones das Manhãs da Antena 3. 

Agora, finalmente, os seus ensinamentos são compilados nas páginas deste grande compêndio. 

Nele, vamos encontrar a cura musical para os mais variados males e ainda testemunhos de pacientes que viram a sua vida mudada para sempre.

"Karmas de Família - O que as nossas vidas passadas nos contam sobre a nossa família presente" de Dulce Regina

Editor: Pergaminho

Sinopse: As ligações familiares são das mais fortes que o ser humano pode sentir. O laço que liga pais a filhos, irmãos a irmãos, netos a avós, é uma verdadeira força da natureza. Mas a família pode ser tanto uma fonte de amor, apoio e conforto como um local de agressão, ressentimentos e conflito. O que há em algumas pessoas na nossa família que nos leva a reagir visceralmente? A resposta nem sempre se encontra apenas na nossa experiência nesta vida… Dulce Regina, autora de diversos bestsellers sobre Astrologia e regressão a vidas passadas, apresenta no seu mais recente livro um diagnóstico espiritual das crises relacionais familiares. 

Explica, com recurso a diversos casos reais testemunhados na sua longa prática de consulta astrológica, como o karma se manifesta e se revela nas relações familiares. Reconhecendo padrões kármicos, poderemos transformar relações negativas e destrutivas e experiências de aprendizagem e até de amor

"As Superpotências da Inteligência Artificial A China, Silicon Valley e a Nova Ordem Mundial" de Kai-Fu Lee

Editor: Relógio D'Água

Sinopse: Kai-Fu Lee, um dos mais respeitados especialistas mundiais em inteligência artificial (IA), revela-nos o modo como subitamente a China alcançou os Estados Unidos nesta corrida. 


Neste livro, o autor demonstra que, devido aos desenvolvimentos sem precedentes na área da IA, as mudanças que se avizinham serão muito mais rápidas do que julgamos. 

À medida que os dois países competem pelo domínio da IA, Lee apela a ambos para que entendam a responsabilidade que advém do domínio de um tão enorme poder científico.

"Anatomia dos Mártires" de João Tordo

Editor: Companhia das Letras

Sinopse: 
No epicentro da crise financeira em Portugal, um jornalista demasiado ambicioso decide provar ao seu editor - Raul Cinzas, o inveterado comunista que os leitores de Tordo conhecerão de Biografia Involuntária dos Amantes - que é capaz de muito mais do que ser um mero repórter. 

Aproveitando a entrevista a um biógrafo de um mártir religioso, o jornalista faz uma analogia com a história de Catarina Eufémia, a camponesa assassinada, em 1954, por um tenente da GNR a mando da PIDE. 

Ícone da Esquerda revolucionária, Catarina Eufémia é uma figura envolta em mistério, tanto quanto a exaltação que a sua figura suscita, mais de cinquenta anos após a sua morte.

"Less" de Andrew Sean Greer

Editor: Quetzal Editores

Sinopse: 
Arthur Less está a chegar aos cinquenta anos. É um homem de boa índole e que tem uma carreira de escritor discreta e demasiado mediana. Muitos anos antes, fora o jovem amante de um génio da literatura e aprendera a ocupar um lugar de irrelevância ou periferia. Agora, luta com as suas dúvidas e inseguranças, e tenta sobreviver num meio de egos devoradores. Um dia é convidado para um casamento que descobre ser o do seu ex-namorado com outra pessoa.

Assim começa o longo périplo que antecede o seu quinquagésimo aniversário: tentando fugir ao casamento, Less começa a aceitar todo o tipo de convites para participar em leituras, festivais literários, palestras um pouco por todo o mundo. 

De França à Índia, da Alemanha ao Japão, do México a Itália, Arthur Less quase se apaixona, quase desiste, quase morre, mas acaba por encontrar o seu caminho de regresso a casa e à vida. Um romance satírico sobre o amor, o avanço da idade, o desencontro e as profundezas do coração humano.


"Nada Mais Havendo a Crescentar… Livro 3" de Vítor Encarnação

Editor: Narrativa

Sinopse: Livro de crónicas escritas entre Março de 2017 e Março de 2019 pela pena de Vítor Encarnação e publicadas no jornal Diário do Alentejo.


(...) Uma analogia entre o futebol e a escrita, uma analogia entre os dribles que o Messi infringe à bola e os truques que o Vítor desenha com as palavras. Dum e doutro caso emerge magia, dum e doutro caso emergem emoções sublimes, dum e doutro caso emerge a ideia de que é fácil fazer aquilo que eles fazem (...)
in Palavras prévias por Luís Miguel Ricardo.

"Jesus Não Se Vestia de Branco - A história de uma busca espiritual pelos mistérios iniciáticos no tempo" de Jesus de Clara de Almeida

Editor: Pergaminho

Sinopse: Samut é um escriba egípcio contemporâneo de Jesus, um homem em busca da sabedoria. O desejo de ir mais além das muralhas do templo onde vive leva-o a Alexandria, à Biblioteca, numa procura pelo Conhecimento - até se aperceber, por fim, de que o verdadeiro mundo se encontra para lá da Ciência e da Filosofia. Um encontro com os ascetas Essénios abre-lhe novas perspetivas no caminho para a Sabedoria, e um breve encontro com Jesus (e com as ideias revolucionárias que defendia) ajudam a consolidar os valores da sua consciência. 

Uma narrativa inesquecível que levará o leitor à descoberta (ou redescoberta) das tradições antigas de sabedoria.

"The Traveler Notebook Porto An unforgettable city"

Editor: Prime Books

Sinopse: 
É muito comum os viajantes socorrerem-se de cadernos ou notebooks para registarem as suas experiências através de desenhos ou esboços, colagens de fotografias, bilhetes e outros objetos de memorabilia, ou simplesmente escreverem os seus diários. 

Este livro, em forma de notebook, com capa dura, não sendo um guia de viagem, inclui um conjunto de rubricas propositadamente escolhidas para orientar o registo do viajante, deixando muitas páginas livres para a escrita do que lhe for na alma ou for presenciando.

" Breve História da Europa" de John Hirst

Editor: Dom Quixote

Sinopse: 
A civilização europeia não é a mais antiga da história universal, porém é única e irrepetível porque soube impor-se como nenhuma outra antes. Navegou, lutou, conquistou, evangelizou. Agiu quando mais ninguém arriscou, pelo que a história da evolução humana confunde-se com a europeia. Hoje, todos os países à face da Terra usam as descobertas científicas e as tecnologias de origem europeia. Este livro expõe - resumidamente como poucos -, toda a História da Europa. É um livro obrigatório em qualquer biblioteca.

"Clara - A Menina que Sobreviveu Holocausto" de Clara Kramer

Editor: Edições Asa

Sinopse: 
Tínhamos os corações partidos. Era o fim. O fim do mundo.
Estas palavras foram escritas por Clara Kramer quando tinha 15 anos, e nelas está contida a agonia de um povo. 

No dia 21 de julho de 1942, os Nazis conquistam a cidade polaca de Zolkiew e dão início à deportação e massacre de milhares de judeus. Clara e a sua família conseguem esconder-se num bunker apressadamente escavado à mão. A viver por cima deles e a protegê-los está a família Beck. Embora se diga antissemita, o Sr. Beck arrisca diariamente a vida pelas pessoas que acolheu. É um dos rostos secretos da resistência à barbárie. 

No bunker, as condições de vida são inumanas, os relatos da morte de familiares e amigos são diários, o terror é constante. Mas os laços de amor e solidariedade que se estabelecem entre todos dão conta da grandeza que faz pulsar o coração humano. Clara escreve para sobreviver, para testemunhar, para se impedir de esquecer que a vida é, acima de tudo, um milagre. 

Dos cinco mil judeus que habitavam Zolkiew antes da guerra, sobreviveram menos de sessenta. 

Uma história tão tocante quanto O Diário de Anne Frank e A Lista de Schindler. É assim que a imprensa internacional define este livro baseado na vida extraordinária de Clara Kramer. O seu diário está exposto no Museu Memorial do Holocausto, em Washington. O bunker ainda existe.

"Contos Espirituais da Índia" de Ramiro Calle

Editor: A Esfera dos Livros

Sinopse: 
Ramiro Calle apresenta-nos contos que foi ouvindo de diversos mestres e que reuniu ao longo de dezenas de viagens à Índia. 

São narrativas encantadoras e subtis que podem ser lidas e apreciadas, tanto por crianças como por adultos, e que, tocam diretamente a mente e o coração de quem as lê.

"Inesquecível Mentes Poderosas - Livro II" de Alexandra Bracken

Editor: Marcador

Sinopse: 
Ruby nunca quis os superpoderes que quase lhe custaram a vida, embora agora tenha de recorrer a eles diariamente, em missões perigosas contra o governo corrupto que a trancou em Thurmond. Os outros chamam-lhe líder, mas ela não se sente como tal, sabe que é um monstro.

Quando lhe confiam um segredo explosivo, Ruby tem de afastar-se da Liga das Crianças e embarcar numa missão difícil. A informação crucial acerca da doença que matou a maioria das crianças nos Estados Unidos está guardada num único local: uma pen nas mãos de Liam Stewart, o rapaz que Ruby achava que conhecia, respeitava e amava... e a abandonou.

Ruby inicia uma viagem através do país numa tentativa desesperada de encontrá-lo, dividida entre os velhos amigos e as suas novas promessas. E se ganhar a guerra significa perder-se a si mesma?

" A Segunda Guerra Mundial Uma História Essencial" de Gerhard L. Weinberg

Editor:  Editorial Presença

Sinopse: 
Este livro proporciona uma visão magistral do mais arrasador conflito da história da humanidade: a Segunda Guerra Mundial, Assistimos, passo a passo, à evolução dos combates desde as suas causas, a ascenção de Hitler, a invasão da Polónia, a crise da Checoslováquia, a operação Barbarossa - nome de código da invasão da União Soviética pelas potências do Eixo -, os confrontos em África, a expansão da guerra do Japão contra a China, até finalmente à vitória dos Aliados. 

A obra é complementada por uma excelente série de mapas, ao mesmo tempo que vai analisando o impacto que a guerra teve na vida quotidiana das populações, Esta é, sem dúvida, uma história essencial em que um dos mais consagrados especialistas do tema põe ao nosso alcance os conhecimentos fundamentais para compreendermos o significado da maior guerra da história - causou sessenta milhões de vítimas mortais, na sua maioria civis -, e o impacto duradouro que o conflito deixou na sociedade atual.

"Se Sentes, Não Hesites Desiste sempre daquilo que não for para ti" de Manuel Clemente

Editor:  Alma dos Livros

Sinopse: 
Está na hora de admitirmos que a vida não está a resultar: acordamos a desejar que o dia passe depressa, aceitamos situações que não merecemos e vivemos uma rotina que nos deprime a cada dia.
Crescemos cercados de regras. Habituámo-nos a que fosse a sociedade a dizer-nos como comer, vestir, casar, amar e trabalhar. Em cada instante, houve sempre alguém pronto a orientar-nos com um: «Devias fazer assim…»
Se não estiverem ao serviço da felicidade, as nossas escolhas nunca vão fazer sentido. Este livro nasceu quando tomei a decisão de desistir de uma vida que não era minha. Despedi-me do emprego que tinha, viajei muito e fiz voluntariado internacional. Estas experiências permitiram-me descobrir que viver é muito mais do que acrescentar anos à idade.

Nestas páginas, procuro questionar, refletir e abordar o que são as nossas vidas numa perspetiva diferente. Mostrar que esta experiência no planeta Terra não tem de ser um martírio, bem pelo contrário. Hoje sei que, quando escolhemos o que nos faz bem, a vida começa a correr de outra forma. Está nas nossas mãos o poder de mudar e, nos nossos olhos, a capacidade de ver o mundo de uma forma diferente.

Desistir também é para os fortes, os que não aceitam menos do que merecem.
A culpa não é dos teus pais, professores, amigos, chefes, marido ou mulher. Assume a responsabilidade das tuas escolhas. Liberta-te das expectativas. Faz as pazes com o passado. Mantém-te presente e, sempre que sentires, não hesites. Os teus sonhos estão à espera que acordes, para os realizares.

"Ver uma Mulher" de Annemarie Schwarzenbach

Editor:  Relógio D'Água

Sinopse: 
No átrio de um elegante hotel de Saint-Moritz, uma jovem mulher encontra o olhar de outra mulher. Há pessoas que entram e saem do bar, enquanto se ouvem notas de jazz. Lá fora é inverno e as sombras do entardecer invadem os campos, onde as pistas de esqui e os lagos permanecem gelados a maior parte do ano. 

Dessa troca de olhares, nasce um impulso amoroso por parte da mulher mais nova, a narradora. Ver Uma Mulher foi escrito por Annemarie Schwarzenbach quando contava vinte e um anos. O manuscrito tem data de 24 de dezembro de 1929 e foi encontrado no Arquivo Suíço de Literatura de Berna.



cardapio.pt @ 15-5-2019 18:24:39