Novidades Livros (14 a 20 de abril de 2022)

cardapio.pt @ 13-4-2022 17:29:00

"Shore Desvendado" de M. G. Ferrey

Editor: Suma de Letras

Sinopse: Neste novo livro da saga Aquorea, a autora usa o POV (Point of View) de Kai, uma das personagens principais, para desvendar mais alguns segredos.


Kai Shore é apaixonado por Ara desde criança. Guarda com nostalgia a memória da primeira vez que a viu, que brincaram juntos e todos os momentos importantes. Porém, Kai nunca esteve com Ara, nunca a tocou. Separados pelo abismo, estão unidos por uma ligação forte e inexplicável que vai muito além do que conhecemos. Kai vive em Aquorea, uma cidade tecnologicamente avançada, que prosperou milhares de metros abaixo da Superfície.

Ara vive em Atlanta, nos Estados Unidos, mas quando, no funeral do seu avô, ela supostamente se afoga, é levada pelos portais de água, para Aquorea. Kai resgata-a, mas em choque não sabe se Ara o reconhece. Terão sido apenas como amigos imaginários para ela?

Dividido, Kai terá de decidir se quer lutar por Ara e pelo seu amor, mesmo sabendo o que a chegada dela significa para o seu povo. Num intenso conflito interno, Kai tenta mostrar a Ara tudo o que ela tem perdido, despertando-lhe os sentidos, enquanto desvenda todos os seus segredos.

Um livro do universo Aquorea escrito na primeira pessoa, que revela alguns factos novos e aprofunda o amor entre Ara e Kai.

"Constança - Traída por Pedro e Inês" de Isabel Machado

Editor: Manuscrito Editora

Sinopse: ­Quando chegou a Portugal, em agosto de 1340, Constança vinha disposta a tudo para ser feliz. Repudiada pelo primeiro marido, Afonso XI de Castela, que chegou mesmo a prendê-la num castelo em Toro, Zamora, a jovem castelhana estava cansada de sofrer. Agora, depositava todas as suas esperanças no casamento com o infante D. Pedro, futuro rei de Portugal.


No seu séquito de aias, porém, vinha uma jovem galega: Inês de Castro. Constança acabaria duplamente traída: pelo marido, a quem jurou amor eterno, e pela aia, que via como uma irmã. Personagem esquecida da nossa História, Constança Manuel teve uma vida marcada pela dor. no entanto, era também uma mulher inteligente, astuciosa e, levada ao limite, capaz de ponderar o impensável.

Isabel Machado traz-nos o outro lado da história de amor mais conhecida da nossa História. Num romance intenso e apaixonante, a autora oferece-nos a perspetiva da vítima do amor de Pedro e Inês, apresentando-nos uma trama de grande densidade psicológica, centrada na complexidade da condição humana: as ambições, as expectativas, os medos e as inseguranças, mas também a necessidade de amor.

"A Cidade" de Luis Zueco

Editor: Alma dos Livros

Sinopse: Corre o ano de 1284. A noite cai numa das mais belas cidades medievais do mundo: Albarracín. Um pequeno estado rodeado de reinos ambiciosos e ansiosos por a subjugar. Erguendo-se numa posição privilegiada e de difícil acesso, entre montanhas poderosas e muralhas inexpugnáveis, nunca nenhum exército a conseguira conquistar. Até agora.


Após o sucesso de O Castelo, Luis Zueco regressa com um novo épico histórico. A Cidade é um thriller envolvente e cheio de suspense que mergulha os leitores no período turbulento e cheio de mistérios da Idade Média.

Os tempos mudaram e a cidade encontra-se cercada. Quem se atreve a caminhar agora pelas suas ruas estreitas, pelas suas encostas íngremes e pelos seus recantos sombrios? A noite está escura. O frio gela. Ouvem-se rumores de mortes por todos os lados. As guildas escondem segredos. Há uma mulher misteriosa trancada nas masmorras. As portas que protegem a cidade vão fechar-se em breve. A população corre de um lado para o outro pelas ruas da cidade. Mais uma noite e ninguém poderá escapar.

Os muros da cidade são o epicentro desta brilhante narrativa heroica medieval.
Os mistérios adensam-se. Os enigmas crescem. As intrigas estão por todo o lado numa época cruel e perigosa, em que muitas vezes a espada não era a única arma a temer.

"Cuidado com o Cão" de Rodrigo Guedes de Carvalho

Editor: Dom Quixote

Sinopse: O muito aguardado novo romance do autor, no ano em que celebra 30 anos de vida literária.


Em plena pandemia, um médico reformado está confinado na casa onde vive só, atormentado por recordações dolorosas, quando lhe bate à porta uma mulher que ele nunca viu, mas que garante conhecê-lo bem. Duas irmãs que nunca se separaram um único dia caem num inesperado abismo e, por causa de um incidente, passarão sete anos sem se ver. E quatro cães desempenham papéis importantes nas vivências das personagens principais, cujas vidas acabam por se cruzar da forma mais inesperada.

Cuidado com o Cão é uma narrativa comovente sobre amor e redenção. Um livro carregado dos mais fortes e inconfessáveis sentimentos, e onde subitamente surge o enfermeiro Luís Gustavo e onde o carismático médico Pedro Gouveia assume um papel preponderante.

Sem constituírem nenhuma série, O Pianista de HotelJogos de Raiva e Cuidado com o Cão têm a particularidade de tecer uma rede de personagens que se cruzam continuamente. Mas se é verdade que cada um destes romances tem uma história autónoma e se basta a si próprio, também é verdade que no seu conjunto constroem algo maior, um universo único onde estamos sempre desejosos de regressar.

"Nova Iorque a Meio da Noite" de Mark Miller

Editor: Edições Asa

Sinopse: Lorraine mora em Paris, onde trabalha numa agência de comunicação. O pai, um reputado galerista e negociante de arte, foi assassinado em Manhattan quando ela era apenas uma criança. O autor do crime nunca foi encontrado.


Em Nova Iorque, Leo, em tempos considerado um pintor promissor, acaba de sair da prisão. Foi condenado por forjar e vender quadros dos grandes mestres. Tem 31 anos e deseja ter uma vida normal. Apenas isso…

Quando Lorraine e Leo se encontram no Central Park, ambos ignoram que os seus destinos estão ligados há muito. E que o amor entre ambos é tão inevitável quanto condenado.

E ainda assim, uma simples escolha pode mudar uma vida inteira.

"Faz o que o Teu Coração Pede" de Fátima Lopes

Editor: Planeta

Sinopse: Sentada no alpendre de sua casa, café bem quente na caneca, caderno aberto numa folha em branco, Sofia pensa na sorte que tem na vida. Sente-se grata. Reconstruiu em Monsaraz a casa que era dos avós, deixou para trás a sua vida em Lisboa, as relações falhadas, renasceu como mulher, trabalhou a sua autoestima, ganhou confiança em si própria e, ao lado de Francisco, encontrou o verdadeiro amor. Tem tudo o que podia desejar. Ou quase tudo. Falta-lhe algo. Um desejo profundo, um sonho adiado: ser mãe.


Mas a vida muda num segundo e tudo aquilo que tínhamos como certo desaparece. Sofia vive ao longo destas páginas grandes desafios, é obrigada a ultrapassar a doença e a morte e percebe que até as relações mais sólidas podem ser abaladas por inseguranças, medos, desconfianças e mal-entendidos.

Depois do sucesso de Encontrei o Amor Onde Menos Esperava, em 7.ª edição, Fátima Lopes regressa ao Alentejo e à história de Sofia, para nos mostrar como a vida é uma construção permanente, feita de desafios diários, onde as respostas que tanto procuramos estão, muitas vezes, mesmo à nossa frente. Precisamos apenas de abrir o nosso coração à vida. E acreditar. Uma história inspiradora, de amor e fé, que nos mostra a urgência de fazer o que o coração nos pede.

"O Restaurante no Fim do Universo" de Douglas Adams

Editor: Saída de Emergência

Sinopse: Enfrentar a aniquilação às mãos dos vogons enquanto procura uma chávena de chá? Só poderia acontecer a Arthur Dent e aos seus invulgares companheiros na sua desesperada busca por um lugar para comer, enquanto viajam pelo espaço movidos pela pura improbabilidade. Entre os vários companheiros de Arthur encontramos Ford Prefect, um amigo de longa data e pesquisador de campo do guia À Boleia Pela Galáxia; Zaphod Beeblebrox, o ex-Presidente da galáxia com duas cabeças e três braços; Tricia McMillan, uma refugiada da Terra (e que alterou o seu nome para Trillian); e Marvin, o deprimido androide. O seu destino? O melhor lugar para uma noite de entretenimento apocalíptico onde a comida fala por si (literalmente). Conseguirão lá chegar? É difícil de dizer. Mas temos de considerar que o guia À Boleia Pela Galáxia apagou a expressão «Futuro Perfeito» das suas páginas…

"Um Lugar Mágico ou Como Salvar a Natureza" de Susanna Tamaro

Editor: Editorial Presença

Sinopse: Existe um lugar, num bosque perdido no meio de uma grande cidade, onde os homens, por medo, nunca entraram: chama-se Círculo Mágico, e é o sítio onde um dia caiu uma estrela. Esse santuário da Natureza é também um refúgio para muitos animais: tartarugas, peixes vermelhos, esquilos, patos-reais, raposas, gaivotas, grilos, porquinhos-da-índia, gatos e... uma loba chamada Guendy.


No entanto, a paz e a alegria que lá encontraram estão ameaçadas. Sua Moleza Imunda Almôndega I engendrou um plano diabólico para transportar o planeta num monte de cimento coberto de super-mega-hipermercados, televisões e antenas parabólicas. Mas o amor pelas flores, pelos animais e por tudo o que é belo é mais forte, e encontra em Rick, o bebé humano que Guendy adotou como filhote, em Ursula, a chimpanzé sábia, e na gata Dodó, os seus mais apaixonados defensores.

"O Livro do Amor" de Alexandra Solnado

Editor: Pergaminho

Sinopse: «No dia em que conseguires curar o teu relacionamento com os outros...

... vais conseguir curar o teu relacionamento contigo.
E este e´ o propósito deste livro.
O de te ajudar, na intenção de seres aceite pelos outros, a retificares a tua vibração.
Acederes a` tua alma.
Priorizares a tua essência.»
JESUS

Quando se assinalam 20 anos da conexão entre Jesus Cristo e Alexandra Solnado, a autora lança um novo livro, O Livro do Amor, onde materializa um repositório de mensagens de amor e de esperança, transmitidas por Jesus, sob a forma de comentários que nos podem auxiliar a esclarecer questões essenciais nos nossos relacionamentos com os outros e connosco próprios.

"Auschwitz: Prisioneiro 119198" de Tadeusz Borowski

Editor: Alma dos Livros

Sinopse: Publicado na Europa no seguimento da Segunda Guerra Mundial, este livro de Tadeusz Borowski compila pequenas histórias que relatam a sua passagem pelos campos de concentração nazis e descrevem, numa escrita livre e poderosa, um mundo onde, frequentemente, o desejo de sobreviver superava todos os outros.

Em Auschwitz, os prisioneiros comiam, dormiam e trabalhavam a poucos metros dos locais onde outros eram assassinados. Muitas vezes, a diferença entre a vida e a morte reduzia-se a uma segunda tigela de sopa, a um cobertor extra ou ao luxo de um par de sapatos com sola grossa.

As histórias dos campos de concentração nazis tendem a concentrar-se na coragem e na humanidade dos seus prisioneiros. Raramente vemos o lado mais sombrio daquilo que foi feito para sobreviver, as hierarquias entre reclusos, o sucesso com que o génio maligno nacional-socialista despojou os indivíduos de todo o senso moral.

Provavelmente, o que este livro tem de melhor em relação a qualquer outro livro sobre o Holocausto é expor a extrema dificuldade de processar o que aconteceu naqueles campos e de, inclusive, conseguir encontrar o tom moral apropriado para relatar isso. Este é um livro real e deveria ser de leitura obrigatória para toda a gente.

"Charlatães - Livro de bolso" de Robin Cook

Editor: 11 X 17

Sinopse: Célebre pelos seus avanços na medicina, o hospital universitário de Boston tem diversas «salas de operações híbridas do futuro». Os tratamentos são mais bem-sucedidos e os riscos muito reduzidos. É por isso um choque quando um erro de anestesia durante uma operação de rotina resulta na morte do paciente. O doutor Noah suspeita de William Mason, um cirurgião de renome internacional, narcisista e snobe. Mas Mason põe todas as culpas na anestesiologista Ava London.


Quando começam a surgir mais mortes associadas a erros nas anestesias, Noah é obrigado a investigar todo o seu pessoal médico, incluindo Ava, que pode muito bem não ser quem parecia ser.
Mas, sobretudo, é preciso descobrir o culpado antes que mais mortes sucedam.

"Amor e Sorte de Jenna Evans Welch

Editor: IN

Sinopse: A Addie está na Irlanda para o casamento extravagante da sua tia e só deseja conseguir parar de pensar no acontecimento horrível que a deixou miserável e de coração partido... e que ameaça o seu futuro.

No entanto, quando a Addie descobre um guia invulgar, Irlanda para Corações Partidos, escondido nas prateleiras poeirentas da biblioteca de um hotel, consegue finalmente escapar à sua mente ansiosa e às críticas do Ian, o irmão com quem mantém discussões acesas. Acredita que tudo ficará melhor quando conseguir escapar da Irlanda e juntar-se à sua amiga Lina em Itália.

Mas a sorte tem outros planos e agora a Addie encontra-se numa viagem pela Ilha Esmeralda, a viajar por colinas verdejantes e deslumbrantes, inúmeros castelos e umas quantas florestas de contos de fadas, enquanto a Addie espera que o guia cure o seu coração partido, mas também a relação desfeita com o irmão.

Isto é… se não se perderem completamente pelo caminho…

"Marketing Futureland - Antecipação e resposta ao futuro do marketing" de Luiz Moutinho, Nuno Teixeira e André Zeferino

Editor: Lidel

Sinopse: Marketing Futureland antecipa as mudanças que se avizinham e apresenta as tendências que vieram para ficar. Não se deixe surpreender pelo futuro, descubra-o já!


O aparecimento constante de novas tecnologias, tendências e comportamentos está a transformar o Marketing a uma velocidade vertiginosa, criando inúmeras oportunidades para aqueles que são capazes de se manter atualizados.

Para isso, é preciso ter a tecnologia adequada e os dados do cliente que permitam assegurar as experiências certas em todos os canais e em tempo real - ou, melhor ainda, no momento certo. É preciso ir ao encontro dos consumidores nos seus próprios ambientes e construir uma lealdade à marca através de uma narrativa autêntica.

Nunca houve um momento tão emocionante para se estar no Marketing!

Com este livro, conheça e aplique:

- Marketing empático e a economia das expectativas
- Marketing com propósito - human-to-human
- Renascimento do retalho
- Agile marketing
- Marketing algorítmico
- Martech
- Virtualização, realidades mistas e novas fronteiras para o marketing digital
- Biometria e neurociência
- Marketpreneurs
- Futures research

"Enigmas, Charadas e Adivinhas Mais de 150 Quebra-Cabeças para os mais novos e toda a família" de Amanda Learmonth

Editor: Jacarandá Editora,

Sinopse: Os enigmas irão confundir-te, os quebra-cabeças não serão fáceis, este livro deixar-te-á às aranhas.

Estará o teu cérebro à altura deste desafio?

"À Volta da Lampreia Receitas e pequenas histórias que também passam por Gondomar" de Chef Hélio Loureiro

Editor: Alêtheia Editore

Sinopse: Cerca de duas décadas depois de ter sido convidado a presidir ao festival do Sável e da Lampreia de Gondomar, o chef Hélio Loureiro decidiu reunir em livro aquelas que considera as melhores receitas de lampreia, numa “homenagem aos pescadores, cozinheiras e cozinheiros esquecidos pelos tempos, mas imortalizados pelo palato e aos restaurantes que teimam, ano após ano, em levar à mesa este tesouro”. Este livro é também o resultado do ensaio que o chef Hélio Loureiro realizou para o Mestrado “Alimentação: Fontes, Cultura e Sociedade”, no desejo de poder “trazer mais conhecimento acerca do divinal ciclóstomo”, que faz as delícias gastronómicas em várias regiões do País, para além de pretender também refletir sobre a “forma como vivemos os nossos rios”.

"Assim Falou a Serpente - As Aventuras de Benjamim Tormenta – Detetive do Oculto" de Luís Corte Real

Editor: Saída de Emergência

Sinopse: Benjamim Tormenta, detetive do oculto da Lisboa oitocentista, é o homem a quem recorrer quando surgem mistérios que mais ninguém ousa investigar. A capital do império português continua a ser uma cidade cheia de segredos e perigos, mas desta feita é chamado ao Porto devido aos avistamentos horrendos no nevoeiro que cobre a cidade de madrugada. E também é chamado ao Egipto, pelo próprio vice-rei, para resolver uma praga que aflige aquela nação milenar e que lança o bruxeiro na aventura mais mortífera da sua vida.


Mas os maiores horrores para descobrir talvez sejam aqueles ocultos no passado misterioso do detetive, bem como os do demónio milenar que o habita. Prepare-se para uma viagem inesquecível ao ano de 1874, onde as trevas escorrem de cada fresta. Estamos perante um fenómeno único da literatura fantástica nacional e da própria literatura portuguesa. - Luís Filipe Silva, autor de Terrarium

" Donas Portuguesas de Tempos Idos Mulheres marcantes da História de Portugal" de Conde de Sabugosa

Editor:  Oficina do Livro,

Sinopse: Mulheres marcantes da História de Portugal. Este livro reúne textos sobre a vida de mulheres com relevância na história de Portugal, desde a formação do país até à república. Rainhas, infantas, poetisas, guerreiras - amantes, mães, amigas, mas acima de tudo mulheres de vontade, ambição e destino próprios - todas com percursos de vida surpreendentes que podem agora ser conhecidos.


Escritos no início do século XX e dispersos pela obra de António Vasco de Melo, o conde de Sabugosa, Donas Portuguesas de Tempos Idos é também o retrato da sociedade portuguesa crescentemente definido pelas mulheres.

"É Tempo de Reacender as Estrelas" de Virginie Grimaldi

Editor: Marcador

Sinopse: Anna, Chloé, Lily. Três mulheres, três gerações, três vozes que dialogam. Uma história plena de humor, amor e humanidade, que nos faz querer dizer aos nossos entes queridos que os amamos.


No dia em que tudo desmorona sobre ela, Anna percebe que está prestes a perder o que mais ama no mundo e pelo qual suportou o cansaço e a frustração: as filhas. Superando medos e ataques de pânico, toma uma decisão louca e imprudente: mete-se com as filhas numa autocaravana e parte numa viagem para a Escandinávia.

É o início de uma aventura cheia de surpresas hilariantes e encontros comoventes, um corpo a corpo que verá mãe e filhas colidirem no presente e discutirem os segredos do passado, para depois aprenderem a conhecer-se e a ouvir-se.

"Arquitetura Portuguesa História Essencial" de Paulo Pereira

Editor: Temas e Debates

Sinopse: «Os interessados em história da arquitetura, profissionais ou amadores, alunos ou professores, não possuíam à sua disposição uma síntese substancial apta a ser consultada para a recolha de informação essencial e até para conhecer problemáticas pendentes neste domínio. O mundo complexo em que vivemos, a projeção da arquitetura como um produto da humanidade ao longo do tempo, carecia de uma explicação que tendesse para o global, e isto muito particularmente em Portugal. […] E assim, apresento aqui, sempre com um agradecimento especialíssimo aos que produziram saber nesta área - dos quais dependo em boa parte - a síntese das sínteses sobre a arquitetura portuguesa, organizada de forma cronológica. »

"Cozinhas do Mundo - A minha viagem em 90 Receitas" de Miguel Mesquita

Editor: IN

Sinopse: Em Cozinhas do Mundo, o autor leva-nos por uma viagem de partilha onde percorremos as receitas das suas viagens, através da descoberta de sabores e ingredientes do Mundo.


Uma viagem por memórias de lugares e pessoas, com aromas, sabores e cores que vão despertar a curiosidade do leitor e levá-lo a conhecer um roteiro gastronómico muito diversificado, com receitas da nossa despensa.

"O Desaparecimento Perfeito - O Homicídio Perfeito N.º 2" de Holly Jackson

Editor: Editorial Presença

Sinopse: A muito aguardada continuação

De o homicídio perfeito.
Preparem-se para mais suspense,
Investigacao, revelacoes e…
Segredos mortiferos.

Pois é. Pip já não é detetive. Agora, com a ajuda de Ravi, começou um podcast de true crime sobre o homicídio que desvendaram juntos no ano anterior. o podcast tornou-se viral, é certo, mas ela insiste em dizer que o tempo em que investigava crimes já lá vai. Será?

Pip vai ter de voltar atrás no que disse. A verdade é que desapareceu alguém que ela conhece. Jamie Reynolds, para sermos mais exatos. a polícia, no entanto, parece nada fazer. Pip sente imediatamente que tem de ser ela a investigar. Mais uma vez, os segredos mortíferos começam a ser revelados, mas… será que Pip vai conseguir encontrar Jamie antes que seja demasiado tarde?

"Diário de Cozinha: Receitas Veganas - Comida mais saborosa e saudável"

Editor: Arte Plural Edições

Sinopse: A cozinha vegana é complicada, difícil, cheia de ingredientes esotéricos… e ainda por cima, insonsa!

Só pensa assim quem nunca provou! Hoje em dia, mais do que nunca, há uma procura por uma alimentação cada vez mais à base de hortícolas, ou seja, com ingredientes frescos e naturais de origem 100% vegetal. Não só pelo impacto que o consumo de alimentos de origem animal tem na saúde, mas sobretudo pelo que este faz ao nosso planeta. Não há dúvida: comer «verde» é a melhor solução. E ainda por cima, sabe melhor!

Depois de uma breve introdução com dicas para ter uma dieta vegana saudável e equilibrada, este Diário de Cozinha: Receitas Veganas oferece-lhe mais de 40 receitas de base, 100% vegetais, do «hambúrguer» ao caril, passando pela lasanha e pelo chili, todas muito nutritivas e saborosas. Com base nelas, pode improvisar e inventar as suas, e apontá-las nos espaços a isso destinados ao longo destas páginas. Ou pode usar esse espaço para apontar as receitas de amigos ou daquele site que segue, personalizando-as com aquele toque que faz com que fique mesmo a seu gosto.

"Tu És o Teu Único Limite - 7 passos para transformares a tua vida" de Susana Henriques

Editor: Manuscrito Editora

Sinopse: Quando entrou no programa Peso Pesado, Susana Henriques era a concorrente mais obesa: tinha 170 quilos e 900 gramas.

Decidida a mudar de vida, em menos de um ano perdeu 100 quilos. Foi uma vitória extraordinária - e tão importantes como a alimentação e o exercício físico foram as ferramentas emocionais que adotou ao longo da jornada.

O que queres mudar na tua vida? Quem queres ser? O que pretendes alcançar? Com base na sua experiência de vida e nas formações que tem realizado em várias áreas do coaching, a Susana dá-te a mão para iniciares a tua transformação. com a ajuda dela, vais perceber como é possível seres resiliente e alcançares tudo aquilo que desejas. Acredita: tu és o teu único limite!

A Susana conseguiu esta transformação porque…
Fez as pazes com o passado;
Enfrentou os seus medos;
Descobriu o poder da visualização;
Aprendeu como é que se mudam hábitos;
Encontrou o seu propósito.


"Canções em Ursa Maior" de Emma Brodie

Editor: Suma de Letras

Sinopse: Verão de 1969


Criada numa ilha de Massachusetts, por uma mãe que escrevia canções para músicos famosos, Jane Quinn canta na sua própria banda antes sequer de ter idade suficiente para ler uma pauta. Quando a banda é convidada para substituir o lendário cantor de música folk, Jesse Reid, no festival da ilha, parece um sonho. Mas Jane sobe ao palco principal de pés descalços e dá a performance de uma vida.

Quando Jesse ouve sobre a atuação de Jane no festival, uma estrela nasce, e também uma apaixonante história de amor. Jesse, que tinha sofrido um acidente de moto a caminho do festival, fica na ilha para se recuperar e faz amizade com Jane, ajudando-a durante a produção do seu primeiro disco. Enquanto Jane enfrenta o sexismo da indústria musical, Jesse torna-se o seu defensor, e o que começa como uma amizade transforma-se em amor.

Em digressão com Jesse, Jane fica maravilhada pelos estádios gigantes, as madrugadas, as festas selvagens e a atenção dos média, até ao dia em que descobre o segredo obscuro por detrás da música de Jesse. Com o coração partido e banida pela indústria, Jane terá de enfrentar sozinha as sombras do seu próprio passado. Desse conflito nascerá um dos álbuns mais icónicos de todos os tempos.

"Resolvido" de Andrew Wear

Editor: Editorial Presença

Sinopse: Muitas vezes, as soluções já existem.

E estão mais perto do que imaginamos.

Dinamarca:
100% de energia renovável até 2030.

Islândia:
No topo dos rankings de igualdade de género há uma década.

Coreia do sul:
Esperança de vida não tardará a chegar aos noventa anos.

Como é que estes países alcançaram resultados tão notáveis? E como podemos aplicar essas soluções às nossas próprias comunidades, ao nosso país?

O futuro que queremos já está aqui - só não está uniformemente distribuído. ao coligir pela primeira vez soluções com provas dadas para os problemas mais prementes da nossa sociedade, da violência à desigualdade, Andrew Wear demonstra que o mundo em que queremos viver já está ao nosso alcance.

Numa época de pessimismo generalizado, Resolvido é mais do que uma dose muito necessária de otimismo. Informativo, acessível e revelador, este é um livro que celebra o poder do engenho humano para tornar o futuro mais positivo - e possível - para todos.

"O Rapaz do Rio" de Tim Bowler

Editor: Editorial Presença

Sinopse: Uma história tocante, inspiradora e inesquecível


Jess é uma nadadora exímia e dedicada, e está à procura de um desafio único para testar a sua resistência. Mas quando o seu adorado avô, um artista teimoso, sofre um ataque cardíaco, concentra toda a sua energia em cuidar dele.

Embora bastante debilitado, o avô quer que toda a família vá de férias para a sua terra natal. Lá, Jess encontra um rio que é perfeito para nadar, o mesmo que serve de inspiração à pintura mais recente do seu avô, intitulada o Rapaz do Rio. À medida que a imagem sombria de um rapaz toma forma na tela, Jess conhece um jovem misterioso que parece ser capaz de nadar tão bem quanto ela.

Será que Jess vai descobrir quem é o rapaz do rio? E como vai superar a perda daquele avô tão querido? Como irá descobrir-se a si própria, ela, a nadadora que o rio desafiava?

CRÍTICAS«Um livro intemporal, cheio de mistérios de vida, amor e morte.»
David Almond, autor de A Música dos Ossos e O Rapaz Que Nadava Com as Piranhas

«Quando terminas de ler, sentes-te uma pessoa diferente.»
Júri da Carnegie MedalCRÍTICAS DE IMPRENSA«Uma história com muita emoção.»
Mail on Sunday

"O Caminho - Passo a Passo" de Elisabete Bárbara

Editor: Marcador

Sinopse: Depois de Lado a Lado, a autora partilha uma nova compilação de textos inspiradores, organizada em seis capítulos:


- O amor mais importante: o próprio;
- A força mais poderosa: a vontade;
- O momento mais decisivo: o agora;
- O pensamento mais luminoso: o positivo;
- O remédio mais eficaz: o riso;
- A lei mais infalível: o retorno.

"Uma Dieta Feliz" de Ana Rita Campos

Editor: Prime Books

Sinopse: Este livro foi criado para todas as pessoas que querem criar e manter novos hábitos alimentares a longo prazo, reduzir o impulso alimentar, gerir melhor as suas escolhas alimentares e perder ou manter o peso de forma saudável, consumindo alimentos reais, num regime variado e equilibrado. E sem ter que fazer sacrifícios.


Nele encontrará um plano alimentar mensal, incluindo receitas de pequenos-almoços, almoços, lanches e jantares, e todas as estratégias que permitem adquirir hábitos alimentares saudáveis e equilibrados, que promoverão, não só o bem-estar físico, mas também o bem-estar emocional.

A segunda edição traz um novo capítulo com receitas de sobremesas e atualização de várias outras rubricas e novas fotografias também.

"A Arte da Meditação" de Matthieu Ricard

Editor: Editorial Presença

Sinopse: Amplamente recomendado em portugal e em dezenas de países, este é o guia ideal para começar uma prática que vai mudar a sua vida.


Quantas vezes já pensou em meditar? Muitas pessoas ouvem falar dos enormes benefícios da meditação e querem começar esta prática milenar, mas encontram dificuldades, seja porque não sabem exatamente como, quando e onde fazê-lo, ou porque se sentem desamparadas, sem orientação.

Este guia, inspirador e muito prático, é ideal para quem, não tendo a possibilidade de ser orientado por um mestre, quer iniciar-se na meditação. Os exercícios, explicados de forma simples e concreta, não exigem mais do que meia hora diária e podem ser feitos independentemente uns dos outros. com o tempo, os seus efeitos far-se-ão notar ao nível da atenção, do equilíbrio emocional e fisiológico, assim como do bem-estar em geral.

Matthieu Ricard, um dos mais adorados autores da área da espiritualidade e do bem-estar, deixa bem claro o carácter universal de uma meditação baseada no altruísmo, na tolerância e na compaixão, qualidades humanas tão necessárias no mundo em que vivemos.

"As Musas de Alex Michaelides

Editor: Editorial Presença

Sinopse: Se Edward Fosca é um assassino? Disso, Mariana tem a certeza. Mas Fosca é intocável. O belo e carismático professor de Tragédia Grega na Universidade de Cambridge é adorado por funcionários e alunos? Principalmente pelas alunas que fazem parte das Musas, uma sociedade secreta. Mariana é uma terapeuta de grupo extraordinária, mas as suas tragédias pessoais perseguem-na. Quando Tara, membro das Musas, é encontrada esfaqueada e sem vida, Mariana fica obcecada com o caso. Como antiga aluna de Cambridge, suspeita imediatamente de que, por detrás da beleza do edifício medieval que abriga a instituição secular e as suas antigas tradições, se esconde algo sinistro.


Apesar de Edward Fosca ter um álibi, para Mariana ele é o responsável por aquela morte. Mas o que faria o professor atacar assim uma das alunas? E por que razão não para de falar dos ritos de Perséfone e da sua viagem ao Submundo?

Quando outro corpo é encontrado, Mariana fica descontrolada. Tem de conseguir provar a culpa de Fosca. Esta obsessão ameaça minar todas as relações que tem, mas ela está determinada e quer deter este assassino, ainda que isso lhe possa custar tudo… inclusive a própria vida.

"De Lisboa com Amor" de Isabelle Broom

Editor: Planeta

Sinopse: «Pepper tinha ouvido os sinos a tocar nas muitas igrejas de Lisboa e sabia que o seu tempo com Finn estava quase a acabar, mas parecia não conseguir afastar-se - nem dele nem da vista que se estendia lá em baixo.»


Philippa Taylor, Pepper para os amigos, tem grandes sonhos. Quando fecha os olhos, consegue imaginar exatamente como gostaria que a sua vida fosse. O problema é que esta imagem está bem longe da sua vida real numa pequena cidade costeira, em Suffolk, Inglaterra.

Quando a sua amiga mais velha, Josephine, a convida para a acompanhar numa viagem à Europa, ela aceita, entusiasmada por quebrar a sua rotina. E, quando choca, literalmente, com Finn, um atraente e alto alemão, nas ruas de Lisboa, parece que a jovem artista finalmente encontrou tudo o que andava à procura. Mas Pepper sabe por experiência própria que as coisas nem sempre são o que parecem. Ela guarda um segredo obscuro do passado da sua família, que a persegue. E embora Pepper e Finn estivessem destinados a encontrar-se, ela suspeita que a vida pode ter outros planos para eles. Será o amor capaz de vencer tudo?

A autora best-seller Isabelle Broom traz-lhe um romance arrebatador, que tem como cenário as ruas estreitas de Alfama, o azul cintilante do rio Tejo, os caminhos labirínticos do Bairro Alto, os bonitos azulejos que tanto encantam Pepper e os elétricos que percorrem a cidade.

Um romance acerca de amizade e amor, que nos mostra que muitas vezes a vida é mais sobre o caminho, e não sobre o destino final.

"O Poder da Transformação - Atitude UAUme!" de João Alberto Catalão e Ana Teresa Penim

Editor: Splash Books

Sinopse: Este livro apresenta a metodologia de desenvolvimento de competências UAUme! Na vida pessoal e profissional bem como aplicações práticas às Relações Interpessoais, Negócios, Dinâmica Negocial e Vendas, Liderança, Motivação, Comunicação, Falar em Público, Coaching, e outros.


Integra testemunhos de personalidades de referência, como: Adriano Moreira; Aires Augusto Nascimento; António Barreto; Bruno Bobone; Fátima Perloiro; Isabel Carvalho; Miguel Miguéns; Mário Alonso Puig; Tiago Torres da Silva.

"Parem de se Privar" de David Khayat

Editor:  Quetzal Editores

Sinopse: Fazemos tudo para viver mais, não envelhecer, não adoecer e impedir o sofrimento. Essa busca por uma vida eternamente jovem tornou-se irracional e transformou-nos em seres carregados de culpa, a viver em permanente fracasso ou à beira do abismo, submetidos a uma moralização sanitária e estética e a recomendações dietéticas contraditórias (difundidas tanto por organizações internacionais como por influencers patetas), em que não conseguimos distinguir entre verdadeiro e falso.


Este livro quer ajudar-nos a libertarmo-nos da culpa. Na verdade, como compreender a roleta russa dos que desenvolveram cancro quando eram praticamente vegetarianos, não fumavam, não bebiam, praticavam desporto regularmente e tinham o peso ideal? Da mesma forma, quantos de nós conheceram um avô que fumou e bebeu vinho a quase todas as refeições, mas morreu tranquilamente aos 90 anos? Será que é humano querermos prolongar desumanamente a nossa longevidade? Ou chegou a hora de viver sem culpa, com qualidade, prazer — e algum equilíbrio? Por isso, este livro é um libelo acusatório contra os regimes dietéticos e sanitários profundamente desumanos e obsessivos. E sim, podemos beber vinho e comer batatas fritas. «Denunciando uma sociedade higienista, assente sobre a culpa, Khayat convida-nos à desculpabilização. Este livro, cheio de conselhos úteis, faz tão bem!» Le Parisien

"A Entrada na Guerra" de Italo Calvino

Editor: Dom Quixote

Sinopse: Inédita em Portugal, A Entrada na Guerra, uma das poucas obras de ficção autobiográfica de Calvino, reúne três magníficas histórias que nos oferecem um vislumbre da vida deste grande escritor.


Situadas no verão de 1940, baseiam-se nas memórias de Calvino da sua adolescência durante a Segunda Guerra Mundial, ainda muito jovem para ser forçado a lutar no exército de Mussolini, mas suficientemente velho para ser recrutado para as organizações juvenis do Partido Nacional Fascista.

Nelas, o inexperiente narrador relata a crescente inquietação de uma cidade preparando-se para a guerra, o saque de uma cidade francesa ocupada pelos italianos e as aventuras noturnas de dois adolescentes durante um blackout.

"Sã e Salva" de S.K. Barnett

Editor: Casa das Letras

Sinopse: Jenny Kristal tinha seis anos quando foi levada do passeio do seu tranquilo bairro suburbano. Doze anos depois, ela regressa milagrosamente a casa, depois de fugir dos seus raptores - mas enquanto os seus pais e irmão mais velho a recebem de volta, as perguntas começam a surgir. Onde é que ela tem estado todos estes anos? Porque está de volta agora? E será aquele lugar realmente seguro para ela? Ou para qualquer um deles?

"Abelterium" de Lívia Borges

Editor: Edições Trebaruna

Sinopse: No século IV da nossa era, uma rapariga recorda as velhas lendas de Abelterium, situada na província da Lusitânia, misturando com uma imaginação poética e despojada as histórias que lhe foram contadas por uma amiga da família e a sua própria memória da construção da sala de refeições da casa, decorada com um magnífico mosaico, que ela procura ligar ao passado da cidade e ao seu próprio passado.










cardapio.pt @ 13-4-2022 17:29:00


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros