13/7/2015 a 17/7/2015
KISMIF Conference 2015
De 13 a 17 de Julho a cidade do Porto vai acolher a KISMIF Conference 2015. Uma semana de debate científico pioneiro, muita música e exposições na cidade, na universidade, na Casa da Música e no Rivoli.
Let's Start a Fire @ 30-6-2015 11:51:29
"To me, Punk Rock is the freedom to create, freedom to be successful, freedom to not be successful, freedom to be who you are, It's freedom." Patti Smith
Aproveitando o mote de Patti Smith, a cidade do Porto acolhe de 13 a 17 de Julho a KISMIF Conference 2015, ponto de encontro de cientistas sociais e aficionados que, um pouco por todo o mundo, investigam e divulgam o fenómeno musical e todas as manifestações que lhe estão associadas.
A Conferência propriamente dita terá uma Summer School dedicada à formação de jovens investigadores de todo o mundo interessados nestas temáticas. Organizada por Paula Guerra e Andy Bennett, esta "escola de verão" de dois dias (13 e 14 de Julho) receberá diversos especialistas, que discutirão com a nova geração de investigadores os mais recentes desenvolvimentos da sociologia e disciplinas afins face à popular music.
Depois da Summer School, tem finalmente início o momento central do programa. A Conferência deste ano contará com a presença de um número recorde de 220 participantes, oriundos de 30 países. Para além de um conjunto alargado de sessões plenárias, com alguns dos mais reputados investigadores mundiais destas áreas presentes pela primeira vez em Portugal - Dick Hebdige e Dave Laing -, a Conferência terá um número alargado de sessões paralelas, destinadas à discussão aprofundada de temáticas tão diversas como a relação entre underground e mainstream; as particularidades de múltiplas cenas musicais, do punk ao hip hop, passando pela música electrónica; a organização das cenas e espaços dedicados à prática e à vivência da música, a constituição e reprodução de (sub)culturas juvenis, as lógicas associadas ao do-it yourself; as questões relativas à produção, mediação e fruição musical, ou as particularidades da produção musical independente. Os debates serão intensos e animados por Vitor Belanciano, Álvaro Costa e David Pontes.
O debate cientifico será complementado por um vasto programa de eventos, distribuídos pela Faculdade de Letras, pela Casa da Música e pelo Teatro Municipal Rivoli, dos inúmeros lançamentos de livros previstos, para além de diversas exposições e estreias nacionais de documentários, finalmente temos os concertos: Tó Trips, Psicotronics e Tracy Vandal, e d3ö.
Em suma, uma semana recheada de discussão científica, de música, de debate e de mostra das underground music scenes, num diálogo incessante entre a academia e a cidade e o mundo inteiro. Sob o lema de Crossing Borders reunimos 250 investigadores, músicos, críticos e jornalistas, 14 key speakers de renome mundial, 12 centros de investigação e universidades nacionais e internacionais, 13 exposições, 7 concertos e DJ sets, 12 lançamentos de livros, 9 espaços - mostrando que existe uma City In My Head!
Destaques do Programa científico
Conferências plenárias com um conjunto de reputados investigadores nacionais e internacionais, com destaque para os oradores: Carles Feixa, Ross Haenfler, Andy Bennett, François Ribac, Alastair Gordon, Mike Dines, Jeder Janotti Junior, Pedro Costa, Dick Hebdige, Matthew Worley, Mary Fogarty, Paul Hodkinson e Dave Laing
A Conferência inaugural, com Andy Bennett e Dick Hebdige, no dia 15 de Julho, constitui certamente um dos momentos altos deste evento. Nesta sua primeira vinda a Portugal, Hebdige vai revisitar a sua obra seminal “Subcultures: The Meaning of Style”, originalmente editada em 1979, e que constitui um dos mais influentes e decisivos trabalhos sobre culturas juvenis underground. Ainda nesse mesmo dia 15 de Julho, ao início da noite, será dedicada uma sessão especial de tributo a esse trabalho, no TM Rivoli, intitulada 35 anos depois de ‘Subculture: The Meaning of Style’, e que incluirá uma entrevista com Dick Hebdige.
Para além destas conferências plenárias, o congresso tem ainda um conjunto diversificado de 8 painéis temáticos em torno dos quais se irão organizar os trabalhos ao longo destes 3 dias:
- Music scenes, wide worlds and multiple horizons: from underground music to mainstream
- Porto Calling Again: the ever changing features of punk and post punk in late modernity
- Ever Fallen in the City: Performing scenes, performance spaces, performing images
- Under construction: Towards a framework of youth subcultures, tribes, neotribes and bands
- DIY, entrepeneurship, social values and music scenes
- Underground music scenes, fragmentation, borders and diasporas
- Music and pleasures, mediation and audiences
- Mediation, artifacts and independent music and artistic productions
Apresentação de livros científicos relacionados com as temáticas abordadas na conferência, na sua generalidade inéditos em Portugal, contando com a presença dos autores para a apresentação e discussão das obras:
- 13 de Julho: ‘Subcultures: The Basics’, de Ross Haenfler
- 13 de Julho: ‘De la Generación@ a la #Generacion’, de Carles Feixa
- 14 de Julho: ‘Rock me Like The Devil: a assinatura das cenas e das identidades metálicas’, Jeder Janotti Jr.
- 14 de Julho: ‘O Meu Espelho’, de Paula Guerra (pré lançamento) e ‘More Than Loud’, editado por Paula Guerra
- 15 de Julho: ‘One Chord Wonders: Power and Meaning in Punk Rock’, de Dave Laing
- 16 de Julho: ‘The Festivalization of Culture’, de Andy Bennett, Jodie Taylor e Ian Woodward
- 17 de Julho: ‘As palavras do punk’, de Augusto Santos Silva e Paula Guerra
Destaques do programa cultural
As exposições ‘Under-Ventures by Ondina’ (Ondina Pires), ‘Ain’t Art, Bastards! Exhibition of Esgar Acelerado’ (Esgar Acelerado), ‘We Love 77’ (de Sardine & Tobleroni, mais conhecidos por Victor Torpedo e Jay Rechsteiner), que inaurguram no dia 10 de Julho, respetivamente no Palacete Viscondes Balsemão e no Edifício Montepio. Para além destas exposições de maior dimensão, outras exposições e mostras estarão a patentes noutros espaços da FLUP e da loja de música Matéria Prima.
Durante todo o período do evento haverá a exposição/mostra/feira de edições independentes (fanzines, discos, cartazes e outro tipo de publicações) DIY DIY My Darling!, que se irá distribuir pelo TM Rivol, pela FLUP e pelo Edifício Montepio. Entre outros artistas e editores, estarão presentes Esgar Acelerado, Chili Com Carne, MMMNNNRRRG, Ondina Pires, Victor Torpedo, Noé Alves, Anoik, João Belga, Rudolfo, Chaputa Records e outros.
Exibição de filmes-documentário, no pequeno auditório do TM Rivoli. No dia 14 de Julho, será exibido ‘Bastardos. Trajetos do Punk Português (1977-2014)’, documentário que resulta do projeto de investigação KISMIF acerca de 40 anos de punk em Portugal, e no dia 15 de Julho será exibido ‘Teenage’, realizado por Matt Wolf e que se baseia no livro ‘Teenage: The Creation of Youth Culture, 1875-1945’ de Jon Savage.
Concertos
- 14 de Julho: Tó Trips. ‘Guitarra Makaka. Danças a um Deus Desconhecido’ (TM Rivoli)
- 15 de Julho: Psicotronics e Tracy Vandal (TM Rivoli)
- 17 de Julho: d3ö (Plano B)
Let's Start a Fire @ 30-6-2015 11:51:29
Clique aqui para ver mais sobre: Música