15/9/2026 a 20/9/2026 Encontros Mágicos celebram 30 edições e voltam a levar a magia às ruas de Coimbra
Entre 15 a 20 de Setembro em vários locais da cidade
Os Encontros Mágicos regressam a Coimbra de 15 a 20 de Setembro para assinalar 30 edições, com cerca de 75 actuações gratuitas nas ruas da cidade, Galas Internacionais, programação descentralizada, ações de intervenção social, formação e uma experiência de magia na escuridão.
cardapio.pt @ 8-9-2026 16:01:34
Coimbra volta a transformar ruas e praças em palcos de magia com a 30.ª edição dos Encontros Mágicos. Ao longo de três décadas, o festival tornou-se uma presença regular na programação cultural da cidade e assinala este ano 30 edições dedicadas à magia, mantendo uma programação que aproxima artistas e públicos em diferentes contextos e leva esta arte para além dos espaços convencionais de espetáculo.
Organizado pela Câmara Municipal de Coimbra e produzido pela Luís de Matos Produções, o festival estrutura a sua programação em cinco grandes eixos: Magia de Rua, Magia na Região, Escola de Magia, Magia Solidária e Galas Internacionais de Magia. A estes juntam-se ainda propostas como “Magia na Escuridão”, de Juan Esteban Varela, e a exposição “Contranatura”, de Mattia Bidoli.
A Magia de Rua, uma das marcas distintivas dos Encontros Mágicos, contará este ano com aproximadamente 75 actuações gratuitas, levando a magia a diferentes pontos da cidade e aproximando artistas e espectadores num contexto informal e inesperado.
A programação decorrerá de Terça a Domingo, às 10h30, 12H00, 15h00 e 18h00, passando por espaços como a Praça 8 de Maio, Praça do Comércio, Rua Ferreira Borges, Câmara Municipal de Coimbra, Largo da Portagem, Mercado Municipal D. Pedro V, Rua Visconde da Luz, Praça das Bandeiras do Convento São Francisco e Avenida D. Sesnando Davides. O festival encerra oficialmente no Domingo, dia 20, às 11h00, com um espetáculo no Parque Vale das Flores, reunindo todos os mágicos participantes. Caso as condições meteorológicas sejam adversas, esta sessão final terá lugar na Sala D. Afonso Henriques (Antiga Igreja), no Convento São Francisco.
A dimensão descentralizadora do festival, iniciada em 2015, mantém-se através da Magia na Região, levando espectáculos a freguesias do concelho e aproximando a programação de diferentes comunidades. Em 2026, estão previstas ações no Largo do Ameal, na União das Freguesias de Taveiro, Ameal e Arzila, no Largo da Capela de Vendas de Santana, na União das Freguesias de Antuzede e Vil de Matos, e no Largo da Junta de Freguesia de Souselas e Botão.
A edição comemorativa das 30 edições reúne artistas provenientes de Portugal, Espanha, México, Singapura, Brasil e Coreia do Sul. Entre os nomes que integram a programação de rua estão Joaquin Kotkin, Jonathan Goh, José Marques Antunes, Juan Colás, Dan Marques, Kayto e The Charming Jay.
cardapio.pt @ 8-9-2026 16:01:34
Clique aqui para ver mais sobre: Teatro