Portogoesas

Por herança cultural e étnica, duas cantoras – uma soprano e uma mezzo soprano – decidiram dar vida à música de Goa.

cardapio.pt @ 22-10-2013 14:04:37

A antiga colónia portuguesa possui um repertório rico, tanto na música tradicional como na música erudita em que a mistura de temas portugueses e indianos lhe confere a riqueza e originalidade que remonta ao primeiro contacto, ocorrido no século XVI.

Da investigação das duas cantoras resultou um repertório pontuado pela interpretação de tradicionais goeses, transmitidos pela tradição oral, como o mando, a dulpoda, o dekni e peças eruditas de autores goeses, como uma inédita missa em concani.

As Portugoesas – Verónica Milagres da Silva e Carolina Figueiredo – integram o Coro Gulbenkian e trabalham juntas há mais de 15 anos, tendo-se conhecido através da música e do canto erudito. É esta paixão de manter a continuidade da tradição familiar musical (os seus pais chegaram a tocar juntos em Goa) que as faz reviver e reinterpretar estes temas de um cancioneiro, cada vez mais enriquecido pela pesquisa de autores e obras espalhados pela diáspora goesa à volta do mundo.

Acompanhadas pelo pianista Carlos Garcia, as Portugoesas interpretam de forma única a sua leitura da música goesa tradicional e erudita. Do cancioneiro tradicional de Goa, as cantoras fazem ouvir mandos, deknis e dupodes onde pontuam temas como Tucá, Kaiboreló, San Francisco Xavierá (patrono de Goa) Farar Far e o famoso e sine qua non Adeus. Em estreia, interpretam ainda uma Missa em Concani, inédita e composta por Jerónimo Silva.

Diferente das abordagens de outros grupos que perpetuam a herança do repertório musical originário de Goa, o trio que se apresenta no auditório do Museu do Oriente propõe uma voz original para um dos cancioneiros da miscigenação lusófona menos conhecidos do público. (www.museudooriente.pt)



INFORMAÇÕES

Local: Museu do Oriente

Datas: 7 de Dezembro

Horário: 21h30

Preço: 10,00 Euros (desconto de 25% para menores de 30 anos e maiores de 65 e desconto de 30% para grupos de 10 pessoas ou mais).

Duração: 60 minutos, sem intervalo

Morada Avenida Brasília, Doca de Alcântara (Norte) 1350-352 Lisboa

Telefone: 213 585 200

E-mail: info@foriente.pt

cardapio.pt @ 22-10-2013 14:04:37