Festival Vilar de Mouros regressa em 2014 com novidades na organização

O mítico Festival Vilar de Mouros vai regressar em 2014, anunciou o autarca de Caminha, Miguel Alves. A próxima edição do mais antigo festival de rock português irá realizar-se entre 30 de Julho e 2 de Agosto de 2014, após oito anos de interregno.

cardapio.pt @ 19-11-2013 14:04:16

O acordo para a realização do festival em 2014 tinha sido assinado pelo anterior executivo da Câmara de Caminha pouco antes das eleições. Apesar da mudança de cor na autarquia, o projecto vai seguir em frente, mas o protocolo para a realização do mesmo será revisto.

A organização do festival manter-se-á a cargo da Associação dos Amigos dos Autistas (AMA), uma IPSS que, em conjunto com a Câmara de Caminha e com a Junta de Freguesia de Vilar de Mouros, assumirá essa função até 2017. No entanto, o novo protocolo prevê agora que a Câmara de Caminha entregue 10.000 Euros à Junta de Freguesia de Vilar de Mouros para a criação de infra-estruturas de apoio no evento.

O novo protocolo prevê também que a AMA duplique a compensação financeira a pagar à Junta, que passará para 20.000 Euros, e que ainda poderá aumentar em função das receitas de bilheteira. Serão ainda criadas condições que permitam favorecer o acesso das empresas do concelho à prestação de serviços directos e indirectos ao festival, assim como um maior envolvimento da população local no evento.

A organização da sessão de abertura do festival continuará a cargo do maestro Rui Massena, tal como estava previsto no anterior protocolo.

Com as verbas angariadas na bilheteira do festival, a AMA pretende construir um novo edifício multifuncional em Viana do Castelo, que reforçará a capacidade de resposta e beneficiará 150 famílias. Este será o primeiro edifício em Portugal pensado de raiz para servir a população com autismo, e contará com novos recursos e serviços, como um lar-residencial, e terá o custo de cerca de 3,5 milhões de euros.

A organização admite que já há bandas contratadas para a edição de 2014 do Festival Vilar de Mouros e que os primeiros nomes começarão a ser revelados nas próximas semanas.

cardapio.pt @ 19-11-2013 14:04:16