Museu de Agra do Heroísmo promove "Outras Músicas/Outras Danças"

?A Direcção Regional da Cultura, através do Museu de Angra do Heroísmo, promove, a 22 e 23 de Fevereiro, a segunda edição de “Outras Músicas/Outras Danças”, iniciativa que será dedicada ao samba.

cardapio.pt @ 12-2-2014 15:39:40

No primeiro dia, entre as 14H00 e as 17H00, será realizado um workshop, orientado pelo formador Emanuel Rodrigues, em que será feita uma abordagem aos principais passos e sequências do samba de salão.

A frequência deste workshop tem um custo de 10 euros por participante, devendo as inscrições ser feitas até ao dia 20, através do telefone 295 240 800 ou do endereço electrónico museu.angra.agenda@azores.gov.pt.

O Serviço Educativo do Museu vai realizar neste dia uma actividade paralela, de frequência gratuita, destinada às crianças que acompanhem os pares inscritos no workshop, em que serão construídas e decoradas máscaras carnavalescas.


No dia seguinte, 23 de Fevereiro, no auditório/bar do Museu de Angra do Heroísmo, a partir das 15h00, decorrerá uma tarde dançante com a participação de Claudiana Cau e Pingo Grapiuna, com um preço de entrada de cinco euros.

O samba deriva de um tipo de dança de raízes africanas surgido no Brasil, sendo considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras.

Enquanto género musical, o samba é entendido como uma expressão musical urbana do Rio de Janeiro, então capital do Brasil Imperial, onde chegou durante a segunda metade do século XIX levado por negros oriundos do sertão baiano.

Originalmente, a dança é acompanhada por pequenas frases melódicas e refrões de criação anónima, alicerces do samba de roda nascido no Recôncavo Baiano que, em 2005, se tornou Património da Humanidade.

Esta iniciativa do Museu de Angra do Heroísmo integra-se no programa de dinamização da exposição “Património Mundial | do Mundo a Angra do Heroísmo”, decorrendo no âmbito das actividades associadas ao Carnaval.

cardapio.pt @ 12-2-2014 15:39:40


Clique aqui para ver mais sobre: Música