13/4/2019 a 13/4/2019 Concerto musical dá a conhecer a lenda sobre criação das Muralhas de Valença

Na noite de 13 de abril, as Muralhas de Valença vão ser “invadidas” por música pop internacional, cantigas alusivas à Páscoa e ainda uma obra musical inédita que conta a história de duas princesas que venceram um príncipe Mouro e que essa disputa deu origem, precisamente, àquelas muralhas e ao Rio Minho. O evento decorre às 22h, na Igreja de Santo Estêvão e consiste num concerto único que terá como protagonistas o Coro Polifónico e o Coro Infanto-Juvenil de Vila Nova de Cerveira.

cardapio.pt @ 11-4-2019 16:50:28

A iniciativa acontece no âmbito do projeto Sente a História, que está a realizar 30 concertos em 30 locais históricos do Alto Minho, envolvendo mais de 1500 músicos e 10 municípios. Este é já o vigésimo segundo concerto da iniciativa, que tem como objetivo surpreender o público com novas abordagens e novos talentos.

O Coro Polifónico de Vila Nova de Cerveira ficará responsável pela interpretação do repertório alusivo à Quadra Pascal, bem como à estreia de uma das obras encomendadas pelo projeto Sente a História inspirada na mitologia do Alto Minho: a Lenda da Porta do Sol, com música de Telmo Marques e letras de Augusto Canário).

Já o Coro Infanto-Juvenil de Vila Nova de Cerveira ficará a cargo do repertório de música pop internacional.

Os dois Coros terão na direção Cíntia Pereira e no piano Nuno Areia.

Às 21h30 realiza-se a visita guiada e animada à Igreja de Santo Estêvão, um templo românico do século XIII. Ali esteve sediada a Colegiada de Santo Estêvão de Valença, bem como o Bispado de Ceuta. Desses tempos é possível apreciar a cadeira bispal, em estilo gótico-mudéjar Igreja de Santo Estêvão, bem como os cadeirais e as pinturas da vida de Stº Estevão. O templo conserva, ainda, o único quadro existente em Portugal da Virgem a amamentar o menino que escapou à Inquisição.


Informações

Concerto do Coral Polifónico e Coro Infanto-Juvenil de Vila Nova de Cerveira

Data: 13 de abril

Hora: 22h

Local: Igreja de Santo Estêvão – Valença (Localizada no interior da Muralha)

Preço: Entrada gratuita e não sujeita a inscrição

Mais informações: https://senteahistoria.com/2019/04/13/coral-polifonico-e-coro-infanto-juvenil-de-vila-nova-de-cerveira-cancao-da-lenda-da-porta-do-sol/

Visita guiada e animada à Igreja de Santo Estêvão – Valença (Localizada no interior da Muralha)

Data: 13 de abril

Hora: 21h30

Local: Valença

Preço: Entrada gratuita e não sujeita a inscrição

Mais informações: https://senteahistoria.com/dias-de-patrimonio-aberto/

cardapio.pt @ 11-4-2019 16:50:28