Rui Veloso trio em dose dupla em Março na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão
“Chico Fininho”, “Não há Estrelas no Céu”, “A Paixão”, “Porto Sentido” e “Porto Côvo” são alguns dos maiores êxitos daquele que é considerado o pai do rock português e que em março voltarão a ouvir-se na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão. Depois de em 2010 ter comemorado com o público famalicense o seu 30º aniversário de carreira, Rui Veloso regressa no próximo mês à Casa das Artes, não para um, mas para dois espetáculos, na companhia dos músicos Alexandre Manaia e Berg.
cardapio.pt @ 21-2-2014 11:28:32
Os concertos do músico português são o grande destaque da programação de março do espaço cultural famalicense, num mês marcado pelo teatro, pela passagem do Festival “Harmos Classical” e pela atuação da galardoada bailarina e coreógrafa famalicense, Mariana Tengner Barros.
O mês é longo, repleto de interessantes motivos de visita e começa com a estreia da peça “Camila”, uma coprodução do Cão Danado e da Casa das Artes, em cena no grande auditório nos dias 7 e 8 de março, pelas 21h30. O ingresso custa 6 euros, reduzindo para 3 para os portadores do Cartão Quadrilátero Cultural. Também no dia 8, mas pelas 22h30, o Café-Concerto recebe o projeto musical Tralhas Melódicas. Um projeto da autoria de José Aguiar e Pedro Moniz, que se apresentam em palco com um convidado, o músico e ambientalista Kika. A entrada custa 5 euros, reduzindo para metade para estudantes e portadores do cartão Quadrilátero Cultural.
Destaque ainda para a peça “Opus I” apresentada no pequeno auditório no dia 14 de março pela Companhia de Música Teatral. Uma peça dirigida à infância, especialmente concebida para estimular os sentidos e a comunicação dos mais pequenos.
Nos dias 14 e 15 de março, Rui Veloso apresenta então o seu espetáculo em trio na Casa das Artes. Na companhia de Alexandre Manaia e Berg, o músico apresenta, num formato intimista e de grande cumplicidade entre músicos e público, os seus grandes êxitos e outros temas que há muito não sobem a palco. Uma oportunidade única para ouvir as grandes canções do músico português. A entrada para os concertos custa 20 euros, reduzindo para metade com o cartão Quadrilátero Cultural.
O teatro regressa nos dias 20 e 21 de março, com mais uma estreia, desta vez a da peça “One Man Alone”, numa co-produção do Teatro Didascália e da Casa das Artes. Num espetáculo a solo, sem contracena, nem operador de luz e som, o ator prossegue com o espetáculo interpretando e operando ao mesmo tempo a própria luz que o ilumina e a música que acompanha a cena. A entrada custa 5 euros, reduzindo para metade para estudantes e portadores do cartão Quadrilátero Cultural.
A dança é também destaque neste mês de março. “The Trap” é o nome do espetáculo que em 2013 valeu à bailarina e coreógrafa famalicense, Mariana Tengner Barros, o Prémio Europeu de Jovem Coreografia – PRIX JARDIN D’EUROPE 2013 – AUDIENCE AWARD, e que é agora apresentado ao público famalicense no dia 22 de março, com uma atuação no grande auditório da Casa das Artes. A entrada custa 8 euros, com desconto para estudantes e portadores do cartão Quadrilátero Cultural.
Pelo mesmo preço, mas numa fusão entre o teatro e o cinema, no dia 29 de março, a Casa das Artes recebe o espetáculo “A Elegante Melancolia do Crepúsculo”, baseado nos êxitos cinematográficos de Charles Chaplin, ‘Luzes da cidade’, ‘O grande ditador’ e ‘Luzes da Ribalta’. Um projeto com dramaturgia de Roberto Merino e encenação de Luísa Pinto.
No fim de semana de 28 e 29 de março, a Casa das Artes recebe também a passagem do Festival Harmos Classical por Vila Nova de Famalicão. Os músicos das melhores escolas de arte do mundo voltam a marcar presença no festival de música de câmara. O pequeno auditório recebe no dia 28 os músicos da Musikhochschule Lubeck da Alemanha, e no dia 29, o espetáculo KONTAKTEduo da Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Porto.
Destaque também para o cinema, com a exibição no pequeno auditório do filme “Capitão Phillips” no dia 24 de março. Já no Cineclube de Joane, cuja programação está também inserida na da Casa das Artes, destaque para a exibição no dia 6 de março do filme “Pelas Sombras”, vencedor do Prémio do Público para Melhor Longa Metragem da edição de 2010 do IndieLisboa e, por fim, para a exibição do filme “O Gangue de Hollywood” de Sofia Coppola, no dia 13 de março.
cardapio.pt @ 21-2-2014 11:28:32
Clique aqui para ver mais sobre: Música