Guitarrista de flamenco Paco de Lucía morre aos 66 anos
O guitarrista de flamenco espanhol Paco de Lucía morreu esta quarta-feira no México na sequência de um ataque cardíaco sofrido enquanto tocava para os seus filhos numa praia em Cancún, no México. Tinha 66 anos.?
cardapio.pt @ 26-2-2014 15:30:52
Conhecido pela sua série de álbuns de flamenco nos anos 70, Paco de Lucía foi pioneiro na mistura dessas sonoridades com as da guitarra clássica e de jazz. Também trabalhou para filmes do realizador espanhol, nomeadamente na sua versão de Carmen em 1983, vencedor do prémio BAFTA para melhor Filme Estrangeiro em 1985.
A sua terra natal, Algeciras, na região de Cádiz, Andaluzia, decretou dois dias de luto nacional.
Nascido a 21 de Dezembro de 1947, Francisco Sanchez Gomez era filho do guitarrista flamenco Antonio Sanchez, de origem cigana. Mas o nome artístico que adoptou foi em homenagem à sua mãe portuguesa, Lucia Gomes.
Paco de Lucía passou a sua infância entre ciganos e aprendeu a tocar guitarra aos cinco anos de idade, influenciado pelo pai e pelos irmãos. Gravou o primeiro álbum aos 18 anos em Madrid com Ricardo Modrego e dois anos mais tarde gravou o seu primeiro disco a solo, "La Fabulosa Guitarra de Paco de Lucía", em 1967.
Uma das parcerias mais notáveis da sua carreira artística foi com o cantor Camaron de la Isla, que morreu em 1992. Os dois gravaram álbuns juntos nos anos 70, e viriam a tornar-se numa inspiração para o movimento do Novo Flamenco.
Em 2004 Paco de Lucía foi distinguido em Espanha com o prestigiante Prémio Príncipe das Astúrias das Artes como "o mais universal dos artistas flamencos", foi doutor honoris causa pela Universedade de Cádiz e pelo Berklee College of Music. No mesmo ano recebeu também um Grammy pelo melhor álbum de flamenco.
Nos últimos anos o músico viveu em vários locais no México e em Espanha.
cardapio.pt @ 26-2-2014 15:30:52
Galeria de videos
Clique aqui para ver mais sobre: Música