Festival Caixa Alfama apresenta novo Palco

Palco Caixa Futuro, dedicado aos mais novos valores que farão o futuro do Fado, com oito jovens com menos de 18 anos. 

Música no Coração @ 28-5-2014 17:34:23

Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp

Bárbara Santos, Diana Vilarinho, Joana Vales, José Luis Geadas, Kiko, Luís Carlos (Fadistinha), Mara Pedro e Tiago Correia que atuarão no Palco Caixa Futuro, na Sociedade Boa União. 


19 e 20 de setembro

Palco Caixa, Museu do Fado (Auditório e Restaurante), Largo das Alcaçarias, Igreja de São Miguel, Sociedade Boa União, Fonte do Poeta, Grupo Sportivo Adicense, Centro Cultural Dr. Magalhães Lima, Igreja de Santo Estevão.


A 2ª edição do Caixa Alfama apresenta mais uma inovação: o novo Palco Caixa Futuro , onde se apresentarão oito jovens vozes, todas elas com menos de 18 anos, abrindo assim as portas para o que será o futuro do Fado . 


Com este palco pretende-se mostrar que o Fado vive um dos seus melhores períodos, ao mesmo tempo que se afirma como uma canção do amanhã. Todos os jovens intérpretes têm menos de 18 anos, e mesmo ao nível musical, apenas dois dos guitarristas deste projeto têm mais de 18 anos, mas todos têm menos de 20.


Mostra-se, igualmente, com este projeto que o Fado é cada vez mais uma canção de Portugal. Assim do Ribatejo chega Tiago Correia , do Norte, acima de Coimbra, a Mara Pedro e o Kiko , do Alentejo o José Geadas e a Joana Vales , e da Grande Lisboa, a Diana Vilarinho , a Barbara Santos e o Luís Carlos (Fadistinha) . Fado oferecido com genuíno sentimento por jovens intérpretes acompanhados por Micael Gomes e André Dias – Guitarra Portuguesa - e Bernardo Viana e Flávio Cardoso Jr – Viola. 


O Fado foi sempre apresentado como uma canção que não pode, ou não deve, ser cantado por quem ainda não tem a experiência de vida que permita, em função de ser apelidado como a voz da Alma, cantá-lo com uma total coerência entre quem o canta e o que canta. A verdade é que são muitos os exemplos – praticamente todos os fadistas que são hoje referência no panorama nacional – de que se pode e deve cantar o Fado desde miúdo. Apesar de ser um grito da alma, é também uma canção que se constrói individualmente, e mais quando os seus intérpretes, desde muito novos, percebem que musica é esta, e como é possível, a pouco e pouco, cada intérprete criar a sua própria forma de interpretar, e de através da voz, dar voz à própria Alma. 


Já confirmados:

Dia 19 

Ana Bacalhau, Ana Moura & António Zambujo, Ana Lains, Carmo Moniz Pereira, Gisela João, Lenita Gentil, Pedro Moutinho, Ricardo Ribeiro, Sara Correia, Urbanos

Palco Caixa Futuro - Bárbara Santos, Joana Vales, Kiko e Luís Carlos (Fadistinha) 


Dia 20 

Anita Guerreiro, Carminho, Cláudia Picado, Jorge Fernando, Cuca Roseta, Katia Guerreiro, Marco Rodrigues, Maria da Nazaré, Tributo a Fernando Maurício, Urbanas 

Palco Caixa Futuro - Diana Vilarinho, José Luis Geadas, Mara Pedro e Tiago Correia 

O bilhete único, já à venda nos locais habituais, custa 35€ e deverá ser trocado por pulseira nas bilheteiras do festival sediadas no Museu do Fado, a partir de dia 18 de setembro. Pulseira essa que dará acesso a todos os espaços do Festival até ao limite de lotação de cada um. 

Os clientes da Caixa Geral de Depósitos que paguem com cartões da Caixa, usufruem de um desconto de 10% nos bilhetes adquiridos na bilheteira do Museu do Fado.

Música no Coração @ 28-5-2014 17:34:23


Clique aqui para ver mais sobre: Música


Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp