6/9/2019 a 15/9/2019 Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem na Moita

As Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem decorrem de 6 a 15 de setembro na Moita. A abertura oficial do evento acontece no dia 6, às 21h30, na Praça da República, dando início a 10 dias de muita animação e tradição.

cardapio.pt @ 26-8-2019 16:17:55

Boney M (dia 6), Syro (dia 7), Iberia (dia 8), Cuca Roseta (dia 9), Blaya (dia 10), Quim Barreiros (dia 11), HMB (dia 12), April Ivy (dia 13) Deejay Kamala (dia 14) e Banda da Armada (dia 15) são os principais artistas que vão pisar o Palco da Marginal, antevendo-se grandes espetáculos, a partir das 23:00h.

As Festas da Moita oferecem mais dois palcos, com espetáculos diários: um na Praça da República e outro no Largo Conde Ferreira, este mais vocacionado para os bailes populares. Todos os concertos são ao ar livre e com entrada gratuita.

As celebrações religiosas centram-se no primeiro domingo da festa, dia 8 de setembro. São milhares as pessoas que assistem à imponente procissão em Honra de Nossa Sr.ª da Boa Viagem, seguida da bênção das embarcações típicas do Tejo. A procissão, que irá percorrer as principais artérias da vila da Moita, tem início às 18:00h.

No dia 7, realiza-se a tradicional Noite do Fragateiro, com Desfile de Marchas Populares nas ruas da Vila e participação das Marchas do União Desportiva e Cultural Banheirense, Bairro Alto, Academia Musical União e Trabalho de Sarilhos Grandes, Grupo Desportivo da Mouraria e Alto do Pina.

As tradicionais largadas de toiros atraem, todos os anos, milhares de pessoas à Avª Dr. Teófilo Braga. Este ano, vão acontecer nos dias 7, 9 e 13, a partir da 1:00h, nos dias 9, 10, 11, 12, 13 e 15, às 10:00h, e no dia 14, às 17:00h.

No Dia do Município, 10 de setembro, a Praça de Touros Daniel do Nascimento recebe, às 22:00h, a Corrida de Toiros.

O convívio popular é uma constante nas Festas da Moita, tendo o seu ponto alto na Tarde do Fogareiro, uma festa dentro da festa, no dia 13 de setembro, a partir das 13:00h. Após a largada de touros, as gentes da Moita transformam a principal avenida da vila num local único de animação e convívio: os fogareiros, espalhados um pouco por todo o lado, acendem-se; as entremeadas, os couratos e as bifanas começam a assar e os amigos vão chegando, enchendo a Avª Dr. Teófilo Braga. Pela tarde fora, não vai faltar animação de rua, com o Grupo de Bombos de Santa Maria de Jazente de Amarante, a Charanga “Huga Huga”, do Rosário, e o Fogareiro Elétrico com Nélio Pinto.

A tradicional Regata em Honra de Nossa Sr.ª da Boa Viagem, com barcos típicos do Tejo, está marcada para o dia 14, às 15:00h. No mesmo dia, também às 15:00h, o Varino “O Boa Viagem” recebe a bordo a iniciativa “Sábados a Ler em Família”, com a história “Por Favor Não Abanem o Barco”. A tarde de 12 de setembro, vai também ser dedicada ao rio, com mais uma edição do “Cais Vivo”, a partir das 15:00h, que inclui o desfile de embarcações típicas do Tejo e passeios de barcos, no Cais da Moita, para todos os que queiram participar.

O Pavilhão Municipal de Exposições abre as suas portas, nestes 10 dias, à XXVI FECI – Feira Comercial e Industrial.

O programa completo das Festas em Honra de Nossa Srª da Boa Viagem está disponível, em formato digital, em www.cm-moita.pt, em papel, no Posto de Turismo Municipal, na Moita, e em alguns espaços comerciais do concelho. 

cardapio.pt @ 26-8-2019 16:17:55