13/8/2020 a 16/8/2020 Festival Política 2020

Filmes, debates e exposições no Cinema São Jorge

Depois do adiamento devido à pandemia de Covid-19, a 4.ª edição do Festival Política regressa ao Cinema São Jorge, em Lisboa, de 13 a 16 de agosto. O evento pretende ser um espaço de promoção de cidadania e tem como objetivo convidar e apelar a uma maior participação de todos os cidadãos na democracia.

cardapio.pt @ 12-8-2020 16:43:27

O tema central deste ano é o Ambiente e a programação irá focar-se na atenção ao papel dos cidadãos como agente transformador, sem ignorar o impacto que a pandemia da covid-19 está a ter em todo o mundo. Este é um tema particularmente relevante este ano, ano que em que Lisboa é a Capital Verde Europeia.

“O impacto que a covid-19 está a ter na forma com a sociedade e economia estão organizadas tornam ainda mais urgente o debate sobre o legado que queremos deixar para as gerações futuras. O Festival Política, ao juntar artistas, cidadãos e activistas, assume este papel de funcionar como um laboratório para parar, pensar e agir em prol do Ambiente” afirma Rui Oliveira Marques, co-director artístico do Festival Política. 

No Cinema São Jorge, durante quatro dias, são inúmeras as actividades gratuitas que seguem fiéis ao compromisso que o festival assumiu desde 2017: aumentar o envolvimento político, bem como encorajar a mudança social e o pensamento crítico envolvendo os cidadãos, cidadãs e os agentes culturais.

Se as três primeiras edições deram enfoque à abstenção, aos direitos humanos e à Europa, esta nova edição propõe debater e pensar a sustentabilidade, colocando os cidadãos e cidadãs como principais agentes transformadores - ora individualmente ora como agentes de pressão sobre os poderes públicos e económicos. Pela primeira vez, o festival tem um país-foco que, este ano, é o Brasil.

Saravá Palavrá

Saravá Palavrá

E já que a participação é um dos pilares maiores do festival e da democracia, a edição deste ano arranca amanhã, pelas 18h, com o debate "A Exploração da Gente Para a Exploração da Terra" que, com moderação do Fumaça, irá levantar questões como que terra ficará para as gerações futuras e a que custo? O dia segue com a oficina/performance "Semba Versus Angola" e com a Sessão de Cinema com os Vencedores dos Green Film Network Awards.

Na sexta, dia 14, destaque para a performance imersiva Saravá Palavrá de Viton Araújo, André Dez e Marisa Paul que com a força da palavra e do candomblé presta uma homenagem poética à cultura oral africana e à riqueza sonora da língua portuguesa. À noite, a não perder, a Sessão Olhar Portugal e o Mundo em que podem ser vistas seis curtas e médias metragens sobre a actualidade nacional. A fechar a noite, o espectáculo do duo de nómadas brasileiros, Venga Venga, que promete um intenso clima de mistura do folclore e do experimental, numa viagem que funde música electrónica, instalações cenográficas e corpos performáticos.


Venga Venga

Venga Venga

Sábado, dia 15, o debate O Que Se Passa Com o Brasil?, a Sessão Brasil - com a exibição de seis filmes - e a performance Beleza Como Vingança de Tita Maravilha e Cigarra colocam o Brasil como protagonista. Às 22h, na Sala Manuel de Oliveira, o humorista Diogo Faro aka Sensivelmente Idiota apresenta o novo espectáculo O Mundo Segundo Diogo Faro onde irá discorrer sobre o estado do mundo, dos direitos humanos ao ambiente, passando pelas discriminações e preconceito.

No último dia do festival, ainda a possibilidade de assistir à exibição da Sessão Ativistas e do filme “Injustiça” (GRIT) de Cynthia Wade & 
Sasha Friedlander, o vencedor do Grande Prémio Ambiente Cine Eco 2020.

Diogo Faro

Diogo Faro

Todos os filmes estão legendados para português e todos os conteúdos orais são acompanhados por tradução em Língua Gestual Portuguesa.

Durante todo o festival, o público será chamado a votar no seu filme exibido preferido, o mesmo que será galardoado com o Prémio Festival Política.

Relembrando que todas as actividades do festival são gratuitas. Os bilhetes para cada dia estão disponíveis apenas no próprio dia, e podem ser levantados, das 16h até ao início da última sessão, na bilheteira do Cinema São Jorge.

Serão cumpridas todas as recomendações da Direcção-Geral de Saúde.

O Festival Política é um conceito da Associação Isonomia, com co-produção da EGEAC e da Produtores Associados. Conta com o apoio institucional da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, Instituto Português do Desporto e Juventude, Secretaria de Estado da Cidadania e Igualdade, Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal e do Cine Eco/Município de Seia, a par da agência FCB e da produtora Bro.


Programação Festival Política 2020

13 de agosto 
18h - Sala Manoel de Oliveira

A EXPLORAÇÃO DA GENTE PARA A EXPLORAÇÃO DA TERRA 
Debate 
Moderação: Fumaça

19h - Sala 2 
SEMBA VERSUS PETRÓLEO 
Oficina/performance 
Com André Soares (jornalista/antropólogo/ investigador), Galiano Neto (percussionista e compositor) e Chalo Correia (guitarrista e compositor).

21h30 - Sala 3 
SESSÃO VENCEDORES DOS GREEN FILM NETWORK AWARDS 
Extensão Festival CineEco 
Cinema

“MUNDO PERDIDO” (“LOST WORLD”) de Kalyanee Mam [EUA, 16’] 
“FROTA FANTASMA” (“GHOST FLEET”) de Shannon Service e Jeffrey Waldron [EUA, 90’]

14 AGOSTO

18h - Sala Manoel de Oliveira 
O AMBIENTE PERGUNTA 
Debate 
Moderação: André Soares

19h - Sala 2 
SARAVÁ PALAVRÁ 
Performance 
Viton Araújo, André Dez e Marisa Paul

21h30 - Sala 3 
SESSÃO OLHAR PORTUGAL E O MUNDO 
Cinema

“SEA SHEPHERD” de Débora Mendes e Mariana Soares [Portugal, 5’] 
“MAYDAY” de Miguel Gaspar [Portugal, 7’] 
“MY HERO” de Danial Shah [Portugal, 11’] 
“WE ARE NATURE” de João Meirinhos [Portugal, 5’] 
“EU NÃO SOU PILATUS” de Welket Bungué [Portugal, 11’] 
“NEGRUM3” de Diego Paulino [Brasil, 20’]

22h30 - Sala 2 
VENGA VENGA 
Concerto/performance 
m/16

15 AGOSTO

18h -Sala 2 
O QUE SE PASSA COM O BRASIL? 
Debate

19h - Sala 3 
SESSÃO BRASIL 
Parceria: Segunda Segunda 
Cinema

“CÂMERA, TÁ OK” de Nathalia Oliveira [Brasil, 15’] 
“REEXISTIR” de Gabriela Lima [Brasil, 15’] 
“TODOS NÓS MORAMOS NA RUA” de Marcus Antonius Melo [Brasil, 15’] 
“IARINHAS” de Pedro Serrano [Brasil, 4’] 
“ESPELHO” de Josi Lopes [Brasil, 5’47’’] 
“AÇÚCAR” de Heráclito Lima e Danilo Godoy [Portugal, 16’48’’]

21h30 - Sala Manoel de Oliveira 
O MUNDO SEGUNDO DIOGO FARO com Diogo Faro 
Espetáculo de humor

23h - Sala 2 
BELEZA COMO VINGANÇA de Tita Maravilha e Cigarra 
Performance 
m/16

16 AGOSTO

19h - Sala 3 
SESSÃO ATIVISTAS 
Cinema 
“ALLEN, SACRIFICE ZONE” de Alejo Estrabou [Argentina, 15’]

“WANTOKS: DANCE OF RESILIENCE IN MELANESIA” de Iara Lee [Ilhas Salomão/ Estados Unidos/ Bulgária, 20’]

“ILHAM TOHTI” de Yuaxue Cao e Wo Wong [32’]

21h30 - Sala Manoel de Oliveira 
GRANDE PRÉMIO AMBIENTE CINE ECO 2020 
Sessão de encerramento

“INJUSTIÇA” (GRIT) de Cynthia Wade & Sasha Friedlander [EUA/Indonésia/Dinamarca, 80’]

Informações

Datas: 13 a 16 de agosto de 2020

Local: Cinema São Jorge, Lisboa

Mais informações: https://festivalpolitica.pt/

Siga o evento no Facebook 

cardapio.pt @ 12-8-2020 16:43:27


Clique aqui para ver mais sobre: Outdoor e Turismo Activo - Notícias