19/1/2022 a 30/10/2022 ESPORO: Projeto cultural e artístico destaca o património natural de Figueiró dos Vinhos, Ansião e Proença-a-Nova

João Louro, Maria Ana Vasco Costa, ±MaisMenos± e Bosoletti são alguns dos artistas nacionais e internacionais que integram o projeto ESPORO, que nasce de uma ideia de semente, de disseminação de algo que se espalha pela natureza e pela natureza das coisas. Uma iniciativa que promove a simbiose entre a arte e o território natural através de intervenções artísticas que, de forma totalmente integrada, ambiciona despertar um novo interesse e um olhar curioso em relação ao património natural.

cardapio.pt @ 19-1-2022 16:15:07

Trata-se de um projeto cultural e artístico, de acesso livre, que aponta para a criação de novos olhares sobre o território dos municípios de Figueiró do Vinhos, Ansião e Proença-a-Nova e desenvolvimento de percursos em espaço natural ou patrimonial.

Inspirado no perpétuo movimento das gentes e da sua ação na geografia, que incorpora características implícitas de um território que resiste, de uma paisagem que influencia as gentes e gentes que influenciam a paisagem, numa simbiose de gerações, o ESPORO propõe-se a desenvolver a ligação dos públicos a lugares de admirável beleza natural que serão revelados através de novas perspectivas artísticas.

As Fragas de S. Simão, o lugar de Campelo, Cabeço do Peão e a Foz de Alge em Figueiró dos Vinhos, a Mata Municipal, os Moinhos do Outeiro, as ruínas da Torre da Ladeia e a Mancha de Carvalho Cerquinho em Ansião e o Cabeço dos Três Marcos, Ribeira do Vale D´Água, Padrão e o Miradouro das Corgas em Proença-a-Nova, são os lugares admiráveis aos quais pretendemos conferir uma nova identidade e que serão transformados em lugares afetivos e detidos por novos olhares e visitantes numa nova rota de visitação. 

Em conjunto com ações de mediação, capacitação e o envolvimento das comunidades e cultura popular, o ESPORO propõe criar um diálogo para a construção de um projeto turístico-cultural em que a arte/instalação artística em espaço de natureza seja a alavanca para a descoberta de novas identidades.

O ESPORO já se iniciou com um intensivo mapeamento fotográfico dos territórios pelo fotógrafo de natureza Rui Gaiola. As imagens recolhidas servirão de base para a comunicação de todo o projeto e darão origem a uma exposição fotográfica integrada na programação da iniciativa.

Está ainda programado integrar a realização de um filme / documentário pela realizadora Mariana Vasconcelos e a edição de um livro que será registo e mostra de todos os passos executados até à realização das várias intervenções artísticas que resultarão na inauguração da ROTA ESPORO.

Programado para Julho de 2022, este será o momento em que todos os públicos serão convidados a descobrir cada uma das obras site specific, guiados numa experiência imersiva, performativa e sonora, pelos talentos de Valter Lobo, João Barradas, Bia Maria, Sérgio Carolino, Homem em Catarse, entre outros.

A programação completa ESPORO pode ser consultada através do website esporocultura.com ou através das redes sociais do projeto (Facebook | Instragram).


Mapeamento fotográfico - R ui Gaiola

cardapio.pt @ 19-1-2022 16:15:07


Clique aqui para ver mais sobre: Outdoor e Turismo Activo - Notícias