Festival de Teatro Amador Anima Terras Camilianas

É com Seide S. Miguel como pano de fundo e com a inspiração da Casa de Camilo, que de 22 de fevereiro a 18 de maio, volta a decorrer mais uma edição do Festival de Teatro Amador “Terras de Camilo”. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Famalicão e o Grupo de Teatro Amador Camiliano – Grutaca, é de entrada livre e para além da apresentação de perto de uma dezena de peças de teatro, conta também com uma componente formativa, com a realização de um workshop no Dia Mundial do Teatro, 27 de março.

cardapio.pt @ 19-2-2014 13:12:00

Esta é aliás a grande novidade desta oitava edição do evento. O workshop intitulado “Composição, metodologias e levantamento dramatúrgico” será orientado pela Academia Contemporânea do Espetáculo do Porto, sob coordenação de Joana Providência e tem início marcado para as 21h30. A formação é destinada a grupos de teatro amador e profissionais de teatro. A participação é gratuita, mediante inscrição, sujeita à lotação da sala.

A edição de 2014 levará à cena textos de dramaturgos portugueses como Camilo Castelo Branco, José Manuel Barros, Albino Silva Sousa, mas também de conceituados autores estrangeiros, como é o caso do russo Nikolai Gogol e do irlândes Conor McPherson. Todas as sessões realizam-se aos fins de semana.

Assim, o festival abre a 22 de fevereiro, às 21h30, com o Grupo de Teatro Amador de Monte Córdova, de Santo Tirso, com a peça “Perdão de Filhos”. À mesma hora, mas no dia 8 de março, é a vez da Nova Comédia Bracarense apresentar a peça “(Des)Encontro”, de José Manuel Barros. O festival prossegue no dia 6 de abril, com a apresentação da peça “As Pancadas da Troika” de Albino Silva Sousa, por parte do Grupo de Teatro de Travassós (Fafe). No dia 13 de abril, o Núcleo de Teatro da Associação Cultural de Vermoim apresenta, às 15h30, a peça “O Inspector Geral”, do russo Nikolai Gogol. No dia 26 de abril, sobem ao palco os alunos da Escola de Teatro do Externato Delfim Ferreira, de Riba de Ave, com a apresentação de excertos das peças “Cartas de Amor em Papel Azul”, de Arnold Wesker, e “Embarques”, de Conor McPherson. Já na recta final do festival, no dia 17 de maio, o Grupo de Teatro Renascer, de Esmoriz, apresenta a peça “De Béren e Lúthien”, de Cristiano Sá, e no dia 18, o Grupo de Teatro Amador Camiliano – Grutaca apresenta a peça “Patologia de um Casamento”, de Camilo Castelo Branco.

cardapio.pt @ 19-2-2014 13:12:00


Clique aqui para ver mais sobre: Teatro