21/11/2020 a 22/11/2020 "Händel... Lá com essa Música!" de regresso a Almada

A Companhia de Teatro de Almada apresenta mais um especáculo para a infância a partir da música de um grande compositor, desta vez Georg Friedrich Händel (1685-1759), Händel... Lá com essa música!, tem texto de Rita Taborda Duarte e encenação de Teresa Gafeira. O espectáculo vai estar em cena no Teatro Municipal Joaquim Benite nos dias 21 e 22 de novembro, sábado e domingo, às 11h.

cardapio.pt @ 18-11-2020 18:09:21

Carolina Dominguez em Händel... Lá com essa música!, de Rita Taborda Duarte, com encenação de Teresa Gafeira

Carolina Dominguez em Händel... Lá com essa música!, de Rita Taborda Duarte, com encenação de Teresa Gafeira

Esta história é sobre dois reis ingleses chamados Jorge (George, em inglês) e duas músicas que o compositor alemão também chamado Jorge (Georg, em alemão) Friedrich Händel escreveu para eles no século XVIII. Primeiro, foi o Rei Jorge I quem pediu a Händel que lhe fizesse uma música sobre a água, para ele poder ouvir dentro do rio Tamisa numa noite de Verão durante as Festas de Londres. Música Aquática (de 1717) foi um grande sucesso – colcheias e semi-colcheias cheias de água lá dentro criaram uma música maravilhosa, que nesse dia transformou o rio no palco de um grande concerto. Foi num domingo esplendoroso, o Rei Jorge I disse um poema que ele tinha escrito, e depois todos mergulharam, e descobriram que o que havia dentro do rio era o que havia fora do rio – menos os peixes.

Muito tempo depois, foi a vez de o Rei Jorge II pedir a Händel que compusesse uma música sobre o fogo. Händel pegou na sua pena, e vai disto: uma música a arder quase pegava fogo às partituras, não fosse dar-se o caso de aquele ser um fogo de paz, que incendiou os corações de todos para celebrar o fim da guerra. Música para os Reais Fogos-de-Artifício (de 1749) também foi um grande sucesso, e todos dançaram uns com os outros, e Händel até dançou com o próprio rei, como as senhoras sem par nos bailaricos.

O pai de Georg Friedrich Händel (1685-1759) queria que ele fosse advogado mas Händel escolheu dedicar a sua vida à música e foi para Inglaterra. Escreveu mais de 600 peças musicais, todas muito boas. Um dia tornou-se inglês.


Ficha artística e técnica

Texto de Rita Taborda Duarte

Encenação de Teresa Gafeira

Intérpretes Anabela Ribeiro, Carolina Dominguez, João Farraia e João Maionde
Cenografia e figurinos Jean-Guy Lecat
Desenho de luz José Carlos Nascimento
Adereços Maria João Vieira e Teresa Varela
Operação de luz e som Paulo Horta

Companhia de Teatro de Almada


Informações

Datas: 21 e 22 de novembro de 2020

Local: Teatro Municipal Joaquim Benite, Almada

Horário: 11h00

Preço: 5€ a 10€

cardapio.pt @ 18-11-2020 18:09:21


Clique aqui para ver mais sobre: Teatro