Teatro Oficina vai ao Espaço e ao Centro já nos próximos dias

Em Guimarães ao longo deste mês de julho

O teatro permanece bem vivo em Guimarães ao longo deste mês de julho e convida-nos já esta quarta-feira, 5 de julho, para o ensaio aberto de “Morte às Fantasmas”, de Roxana Ionesco, no pátio do Centro Cultural Vila Flor (CCVF). Este projeto, desenvolvido no âmbito do programa ‘Criação Crítica’ do Teatro Oficina, conta com acompanhamento dramatúrgico de Rui Catalão.   

cardapio.pt @ 4-7-2023 18:37:53

Na próxima terça-feira, 11 de julho, chega a vez de nos juntarmos a Rui Pina Coelho para mais uma sessão presencial dos "Encontros de Dramaturgia", no Espaço Oficina (EO), sendo ambos os momentos de entrada gratuita. 

De referir ainda o início dos ensaios para a nova criação do Teatro Oficina, que arrancam neste mês de julho com vista à estreia absoluta que acontecerá no início de outubro em Guimarães.  

Apresentado no âmbito do programa 'Criação Crítica' do Teatro Oficina, “Morte às Fantasmas” aparece como um baile de fantasmas sobre uma carpete - como ato de celebração e purga - onde as fantasmas dançam slows para celebrar o encontro corpo com corpo. Uma procura incessante pela conexão possível. A criadora Roxana Ionesco expressa-se sobre esta sua nova criação transmitindo-nos e antecipando um pouco da sua inspiração: “Dar-te a mão enquanto dançamos e isso ser o suficiente. Não te tocar para criarmos outra intimidade. Criar um lugar onde seja possível partilharmos a nossa solidão em conjunto - e esse lugar ser uma carpete; pois talvez seja a isso que o amor se resume: partilhar a nossa solidão com outras solidões.” E surge agora (5 julho, 21h30, CCVF) a oportunidade para conhecermos de perto o processo de criação deste projeto desenvolvido com acompanhamento dramatúrgico de Rui Catalão.  

Depois da open call lançada para esta 2ª edição dos “Encontros de Dramaturgia”, Rui Pina Coelho inicia a sua travessia teatral no próximo dia 11 de julho como dramaturgo convidado pelo Teatro Oficina. Durante a tarde (17h00 – 20h00), dinamiza uma sessão em videoconferência, e, a partir das 21h30, faz-nos companhia no Espaço Oficina para uma leitura participativa (aberta a todos os públicos interessados em participar e/ou assistir) em torno de “Tudo é um nada novo: textos para espetáculos na era da economia da atenção”. 

Os 'Encontros de Dramaturgia', que o Teatro Oficina promove sob a direção artística de Mickaël de Oliveira, são uma plataforma de encontros entre dramaturgos, escritores e curiosos que se estende em duas edições ao longo deste ano. A primeira orientada por Patrícia Portela (a decorrer até outubro) e a segunda por Rui Pina Coelho (decorrendo esta última de julho a dezembro).   

Nestes encontros, cada autor leva uma obra sua em fase de elaboração para partilhar com os demais interessados. Os autores convidados pelo Teatro Oficina oferecem assim um processo de criação em partilha, entre sessões de leituras comentadas, escrita criativa, e algum enquadramento teórico que fundamenta as opções estilísticas e estéticas do texto em construção.   

Estas leituras participativas são sessões abertas a todos os públicos, onde são lidos textos, em voz alta, que têm acompanhado e dão forma aos novos trabalhos literários para teatro de Portela e de Pina Coelho. 

Com entrada gratuita, até ao limite da lotação disponível, o levantamento de bilhetes para acesso a estas atividades é realizado no mesmo local na hora antes do início das mesmas, sendo possível consultar online a informação relativa a toda a programação da companhia de teatro vimaranense em www.teatrooficina.pt.

cardapio.pt @ 4-7-2023 18:37:53


Clique aqui para ver mais sobre: Teatro