10/9/2019 a 15/9/2019 13.º MOTELX - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa

O MOTELX está de volta com a sua 13.ª edição entre os dias 10 e 15 de setembro para mostrar o melhor do cinema de terror a nível internacional.

cardapio.pt @ 4-9-2019 16:45:13

São seis dias de programação com mais de 60 sessões de cinema, divididas pelas diversas secções que constituem o festival.

Ma, de Tate Taylor, é o filme escolhido para a sessão de abertura na terça-feira, dia 10 de setembro, em estreia nacional, e dá assim início à maratona de filmes de terror que tomarão a cidade de assalto até dia 15 de setembro. 

Nos dias seguintes, a programação do festival conta com as habituais Curtas ao Almoço, exibições de filmes extra-concurso na secção Serviço de Quarto" e as sessões de apresentação dos filmes candidatos aos Melhor Longa Europeia e Melhor Curta de Terror Portuguesa / Méliès d'Argent. A secção Lobo Mau está também de regresso para assustar os espetadores mais novos.


Um dos destaques desta edição do MOTELX é a estreia de um dos filmes mais aguardados do ano, "Midsommar” de Ari “Hereditary” Aster, um dos nomes mais importantes do novo cinema de terror autoral norte-americano que vai estar presente na apresentação no dia 13 de setembro.

Os concursos voltam a ter um lugar de destaque na programação do MOTELX, com a atribuição de prémios Méliès D'Argent para a Melhor Longa Europeia a para a Melhor Curta Portuguesa.

O prémio Melhor Longa Europeia terá oito filmes a concurso, oriundos de oito países, destacando-se a estreia mundial de uma longa de terror portuguesa. São eles: A Good Woman is Hard to Find de Abner Pastoll, All the Gods in the Sky de Quarxx, Extra Ordinary de Mike Ahern e Enda Loughman, Faz-me Companhia de Gonçalo Almeida, Finale de Søren Juul Petersen, Get In de Olivier Abbou, The Hole in the Ground de Lee Cronin e Why Don't You Just Die! de Kirill Sokolov. O júri desta secção é composto pelos realizadores David Gregory e Miguel Gonçalves Mendes e ainda Rita Anjos, escultora e artista de efeitos protéticos.



Em competição no Prémio Melhor Curta de Terror Portuguesa / Méliès d'Argent estão dez filmes bastante variados: Archosargus Probatocephalus de David Vieira e Siavash Shamoradi, Canção de Embalar de João Pedro Frazão, Dig Another Grave de Francisco Morais e Miguel Pinto, Do Outro Lado de João Pereira, Don’t Feed These Animals de Guilherme Afonso e Miguel Madaíl de Freitas, Erva Daninha de Guilherme Daniel, Exulansis de Jorge Santos, Feliz Natal, Sr. Monstro de João Pais da Silva e  André Rodrigues, Häuschen - A Herança de Paulo A. M. Olveira e Pedro Martins e Reverso de Victor Santos. O júri desta secção é composto pelo escritor Howard David Ingham, a realizadora Raquel Freire e o músico Samuel Úria.


A programação paralela do MOTELX inclui ainda outros eventos como exposições, festas, ateliês e workshops, apresentações de livros e o já tradicional MOTELquiz.

Este ano, as sessões de cinema do MOTELX realizam-se no Cinema São Jorge e no Teatro Tivoli BBVA. O bilhete normal tem o preço de 4,50 euros, existindo várias opções de desconto. Para mais informações, clique aqui para consultar o programa completo ou visite o site https://www.motelx.org.


Informações

Datas; 10 a 15 de setembro de 2019

Local: Cinema São Jorge e Teatro Tivoli BBVA, Lisboa

Mais informações: https://www.motelx.org

cardapio.pt @ 4-9-2019 16:45:13