3/4/2020 a 17/4/2020 Companhia Nacional de Bailado transmite espetáculos online

#FicarEmCasaNaNossaCompanhia

No quadro de contenção nacional devido ao novo coronavírus a Companhia Nacional de Bailado (CNB) apresentou um conjunto de iniciativas que dão continuidade à sua programação artística e à sua missão de serviço público, ajustando-a ao atual contexto em que a sua atividade se encontra suspensa. Dessas iniciativas fazem também parte a transmissão Online de obras do seuvasto arquivo que agora podem ser vistas desde cas

cardapio.pt @ 3-4-2020 17:35:11

Dentro do conjunto de iniciativas preparadas pela CNB destaca-se a disponibilização Online de obras do repertório da Companhia que agora saem do vasto espólio dos seus arquivos e que se tornam acessíveis ao público. Todas as semanas é disponibilizada no site uma obra diferente. Durante 7 dias a obra, fica acessível para visualização por qualquer pessoa, em qualquer horário à sua escolha. 

A agenda e os títulos das obras serão anunciados semanalmente através dasplataformas Online.

Esta e outras iniciativas do #FicarEmCasaNaNossaCompanhia podem serseguidas através do site e das redes sociais da CNB (Facebook e Instagram).


3 a 10 de abril "Quinze Bailarinos e Tempo Incerto"

Quinze Bailarinos e Tempo Incerto /® Bruno Simão

Quinze Bailarinos e Tempo Incerto /® Bruno Simão

Quinze bailarinos e tempo incerto procura estimular a relação individual doespectador com a presença em palco de quinze bailarinos associados temporariamente a um cenário, luz e som, mas sem o fio condutor de umanarrativa.

Neste contexto, será o espaço sonoro concebido por David Cunningham ainduzir o espectador a percorrer múltiplos caminhos individuais, próximos elongínquos, nem sempre reconhecíveis, porventura misteriosos,ameaçadores ou jubilantes.

Assim, levado por uma sucessão de imagens suscitadas pelo som, oespectador projectará a sua própria narrativa no confronto com a coreografiaque os bailarinos desenvolvem, executando sequências em que não sevislumbra qualquer teia dramática.O trabalho coreográfico vai confrontar o público com os limites da suaimaginação mas também com a liberdade não convencional de poderescolher caminhos únicos que serão sempre validados pelas experiências ememórias individuais.Esta é a experiência que se oferece a um espectador emancipado que aceitae enfrenta o desafio de assistir a um espectáculo em que o aliciante papel decriador é oferecido à sua imaginação.

João Penalva – direção, cenários e figurinosRui Lopes Graça – coreografiaDavid Cunningham – somZhuomin Chan e Michael Scott – contribuição musicalNuno Meira – desenho de luzBailarinos da CNB – interpretação


10 a 17 de abril "A Perna Esquerda de Tchaikovski"

"A Perna Esquerda de Tchaikovski" /®Bruno Simão

"A Perna Esquerda de Tchaikovski" /®Bruno Simão

A convite da Companhia Nacional de Bailado, Tiago Rodrigues escreve edirige uma peça em torno da memória do corpo da bailarina BarboraHruskova. Em diálogo com o piano de Mário Laginha, que está em palco parainterpretar a música original que compôs para este espetáculo, Hruskova revisita a sua carreira e as marcas que essa vida na dança traçou no seucorpo.

Barbora Hruskova – bailarinaMário Laginha – música e pianoTiago Rodrigues – texto e direçãoCristina Piedade – desenho de luz

cardapio.pt @ 3-4-2020 17:35:11


Clique aqui para ver mais sobre: Dança