29/5/2015 a 31/5/2015 Festival Rádio Faneca 2015 em Ílhavo

O Festival Rádio Faneca 2015 colocará "Ílhavo a transmitir alegria” entre os dias 29 e 31 de maio.

@ 6-5-2015 10:02:00

O Festival inclui uma área de programação que promove o envolvimento da comunidade, através de projetos artísticos que convidam a população a ter uma participação ativa na sua preparação e apresentação.

O Festival Rádio Faneca tem como orientação temática os recursos materiais e imateriais do território. Este é um projeto que só pode acontecer no Concelho de Ílhavo porque parte da identidade, da cultura e da história deste lugar.

O Festival Rádio Faneca desenvolve projetos que assentam nas memórias da vivência do Centro Histórico de Ílhavo (CHI), dando-lhes novos sentidos e significados, procurando recontar histórias e pluralizar memórias.

Através da ativação memorial, o Festival reinventa um conjunto de manifestações culturais e artísticas que ocupavam os espaços públicos do CHI e promoviam as sociabilidades locais.

Ao recuperar o espaço público urbano tradicional enquanto local de sociabilidades, que traduzem a heterogeneidade e a diversidade da Cidade, pretende-se transformar o CHI num “palco” e num lugar de paragem, de ocupação e de localização de ações culturais que contribuam simultaneamente para o conhecimento da história e da tradição e fomente junto da comunidade a criação de novas memórias e vivências no espaço público.

Trata-se de convocar memórias de sociabilidades urbanas que se encontram adormecidas no seio da comunidade local e de recuperar certas expressões culturais identitárias presentes na cidade, reinscrevendo-as no espaço público e oferecendo-lhes suportes materiais, sociais e simbólicos para que alcancem dimensão coletiva e histórica.

Participando no jogo das identidades locais, o Festival procura gerar dinâmicas identitárias que estavam secundarizadas. Conscientes de que o campo cultural é, por excelência, o campo das diferenças, dos contrastes e das comparações, pretende-se, no âmbito deste projeto, afirmar diferenças e particularismos culturais próprios deste território que exprimam e sirvam de fundamento à mobilização de novas identidades locais e à diversidade cultural.

Embora de temática de âmbito local, pretende-se captar públicos que cabem em circuitos e audiências locais, mas também regionais e nacionais, criando “comunidades de sentimentos” de afiliação identitária. Neste sentido, o Festival Rádio Faneca adota os modos de difusão característicos da cultura global e promove a alteridade cultural.

@ 6-5-2015 10:02:00