4/5/2019 a 4/5/2019 Compagnie Maguy Marin apresenta "Ligne de Crête" em Almada

A Compagnie Maguy Marin visita o Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, no dia 4 de maio para apresentar o espetáculo Ligne de Crête, estreado em 2018 na Biennale de la Dance de Lyon.

cardapio.pt @ 24-4-2019 15:17:54

A coreógrafa Maguy Marin – figura maior do mundo da dança contemporânea, e humanista sensível e politicamente implicada – realiza desde há mais de 40 anos um trabalho artístico militante. Ao longo das suas várias criações, algumas das quais inscritas já no reportório da dança contemporânea, a criadora tem realizado uma escrita coreográfica a um tempo elaborada e pura. Com Ligne de crête [A linha limite] Marin retoma uma pergunta do economista e filósofo Frédéric Lordon: “Onde estão os anseios das pessoas?” Sufocados no nó górdio dos tormentos da nossa época – violência social, estruturas económicas e políticas opacas, injustiças gritantes. Esta pergunta convida a uma reflexão profunda sobre o que para cada um de nós representa um bem moral essencial. Mantermo-nos de pé e caminharmos sobre uma linha entre dois perigosos abismos (a violência do mau funcionamento das instituições e a violência das paixões dos homens): eis o esforço a realizar se quisermos construir um regime de desejo que não aquele instaurado pelo capitalismo. Trata-se, pois, de um processo de libertação.

Maguy Marin (n. 1951) apresentou-se pela primeira vez em Almada com May B, na edição de 2016 do Festival de Almada, no ano em que recebeu um Leão de Ouro na Bienal de Veneza pelo conjunto da sua carreira. Nascida em Toulouse no seio de uma família de refugiados espanhóis, Marin foi discípula de Maurice Béjart, tendo iniciado nos anos de 1980, em França, o caminho que a levou à dança-teatro de Pina Bausch.


Ficha artística


Concepção e coreografia de Maguy Marin


Intérpretes e co-criadores Ulisses AlvarezFrançoise LeickLouise MariotteCathy PoloEnnio Sammarco e Marcelo Sepulveda
Luz Alexandre Béneteaud
Som Chloé Barbe
Cenografia e direcção de cena Albin Chavignon
Realização dos figurinos Nelly Geyres


Informações

Data: 4 de maio de 2019

Local: Teatro Municipal Joaquim Benite, Almada

Horário: 21h30

Preços: 8,50 a 17 euros

cardapio.pt @ 24-4-2019 15:17:54


Clique aqui para ver mais sobre: Teatro Municipal Joaquim Benite - Notícias / Eventos