Gymnasion de Raija Malka

A artista finlandesa Raija Malka (n.1959) apresenta no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian  um conjunto de novos trabalhos caracterizados pela exploração pictórica de espaços enigmáticos. Entre a instalação, o cenário e a arquitectura, as suas pinturas, com um forte cromatismo, criam jogos de percepção estimulantes que evocam e convocam o corpo. 

cardapio.pt @ 25-11-2013 16:03:25

Aspectos da Exposição - Foto de Paulo Costa

Aspectos da Exposição - Foto de Paulo Costa

O título da exposição - Gymansion - remete para os Antigos Gregos, que usaram esta palavra para definir o exercício do corpo e da mente. Esta exibição também inclui mais do que apenas exercício. A directora do CAM, Isabel Carlos, curadora desta exposição, vê-a como uma reflexão de vida e morte no corpo e da sua natureza finita.

Uma enorme bola verde clara está colocada à entrada da galeria de exposições temporárias, marcando o início da exposição. Lá dentro, as formas que habitam as molduras tomam a forma de esculturas tridimensionais, e todo o corredor é transformado numa pintura gigante na qual o público interage.
Um mostrador apresenta dois trabalhos icónicos da arte ocidental: "A Origem do Mundo" de Gustave Courbet e "A Ilha dos Mortos", de Arnold Böcklin, que simbolizam a entrada no último estágio da existência humana, que é a morte.

A exposição estará patente na galeria de exposições temporárias do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian até 26 de Janeiro de 2014.

INFORMAÇÕES

Local: Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian

Datas: De 15 de Novembro de 2013 a 26 de Janeiro de 2014

Horário: Terça a Domingo 10:00 às 18:00

Preço: Entrada livre

Morada: Avenida de Berna, 45A 1067-001 Lisboa

Telefone: 217823000

E-mail: info@gulbenkian.pt

Site: http://www.gulbenkian.pt

cardapio.pt @ 25-11-2013 16:03:25

Galeria de videos

Galeria de fotos