Biblioteca Municipal de Silves acolhe exposição de lavores

Entre os dias 1 e 31 de março, a rúbrica “Talentos na Comunidade”, promovida pela Biblioteca Municipal de Silves (BMS), apresenta uma exposição de lavores da Loja Social da Casa do Povo de Alcantarilha, Pêra e Armação de Pêra. A inauguração tem lugar no dia 01 de março, pelas 17h00.

cardapio.pt @ 26-2-2014 16:31:45

Nesta mostra são apresentados vários trabalhos, de técnicas e materiais diversos, que ilustram o talento, técnica, rigor e criatividade de um dinâmico grupo de colaboradores da referida Loja Social.

Divulgar e valorizar na sede do concelho, projetos relevantes de envolvimento comunitário (dotados de uma componente artística) que se desenrolam noutras freguesias de Silves são alguns dos principais objetivos desta já é a décima sétima exposição promovida no âmbito de “Talentos na Comunidade”, rúbrica que pretende promover a criatividade e o talento dos residentes no concelho de Silves, contribuir para a educação estética de várias gerações de leitores, vivenciar a Biblioteca Municipal de Silves enquanto largo da comunidade e espaço de celebração coletiva e disseminar a curiosidade sobre o fundo bibliográfico existente na BMS, dedicado ao tema de cada exposição.


A entrada é livre.

Sobre o projeto comunitário/associativo “Loja Social”

De uma conversa tida no café da Zezinha entre Soledade Silva e o tesoureiro da Casa do Povo de Alcantarilha, Afonso Fernandes, em outubro de 2010, surgiu a ideia de se criar naquela associação cultural uma secção onde se recebesse todos os objetos (roupa, utensílios domésticos, bens decorativos, etc.) que as pessoas têm e que já não utilizam ou deles podem prescindir, entregando-os a outros cidadãos com dificuldades socioeconómicas.

Com o apoio do Afonso e do Octávio, e das colaboradoras Piedade, Luísa, Diamantina, Carolina e Maria Helena, aos poucos a Loja Social começou a caminhar e a ser mais conhecida e apoiada. A Soledade achou então por bem dar uma nova dinâmica à lojinha, fazendo da sala de entrada um espaço onde as pessoas interessadas pudessem não só aprender mas também ensinar lavores, tais como costura, renda, malha patchwork, bainhas abertas, etc. Com a ajuda da Direção da Casa do Povo e do saber das professoras D. Rosa e Cristina, o sonho tornou-se realidade. Motivados pela vontade de envolver as pessoas da terra e de divulgar o trabalho da Casa do Povo, e para que os valores e saberes das gerações mais velhas não se perdessem, no final de Janeiro de 2012 deu-se início ao curso de formação de rendas com bilros, com seis alunas sob a supervisão da professora Luísa.

cardapio.pt @ 26-2-2014 16:31:45


Clique aqui para ver mais sobre: Exposições