15/11/2019 a 15/11/2019 Guimarães: Loja Oficina inaugura exposição dedicada a Alberto Sampaio

A casa que acolhe a Loja Oficina, situada na Rua da Rainha D.ª Maria II, já foi de Alberto Sampaio (1841-1908), um dos homens fundamentais do século XIX em Guimarães. Simbolicamente, no dia do seu aniversário, a 15 de novembro, inaugura-se um núcleo expositivo sobre a figura de Alberto Sampaio, que é também o mote para um percurso pela cidade oitocentista em busca dos lugares que marcam as suas memórias. 

cardapio.pt @ 11-11-2019 16:34:23

Loja Oficina

Loja Oficina

Alberto Sampaio regressa às origens, à cidade de Guimarães, onde nasceu a 15 de novembro de 1841. A data é assinalada com a inauguração da “Sala Alberto Sampaio”, no dia 15 de novembro, às 17h00, na Loja Oficina, onde ficará patente um núcleo expositivo de objetos e fotografias que nos convocam para o encontro com o historiador naquela que foi, em tempos, a casa da sua família materna.  

Na tarde do dia seguinte, 16 de novembro, assinala-se também a primeira incursão pelo roteiro “Lugares de Alberto Sampaio em Guimarães” que será mais um motivo de atração turística para quem se predispõe a calcorrear o centro da cidade, em busca dos sítios que, há quase dois séculos, foram cenários de acontecimentos da geografia afetiva, social e intelectual de Alberto Sampaio. O ponto de encontro deste percurso está marcado para as 14h30, na Loja Oficina. 



Loja Oficina

Loja Oficina

Localizada em pleno coração histórico da cidade de Guimarães, a Loja Oficina é um espaço privilegiado de aquisição de algumas das melhores peças de artesanato de produção local, onde é possível assistir a todo o processo artesanal da manufatura do Bordado de Guimarães e da Cantarinha dos Namorados, através das artesãs que ali trabalham diariamente. 

Para além do núcleo expositivo permanente dedicado a Alberto Sampaio que inaugura a 15 de novembro, é possível visitar exposições temporárias, bem como participar em oficinas de artesanato que a Loja organiza regularmente. Atualmente encontra-se patente uma exposição de António Silva, artesão com ateliê em Aldão, explorador da manufatura de instrumentos musicais de corda, que se entusiasmou pela prática do modelismo tornando-se num especialista em réplicas de embarcações históricas. No final do ano, a 13 de dezembro, será inaugurada uma exposição de Maria Fernanda Braga, uma das guardiãs da arte de erguer a Cantarinha dos Namorados e uma das mais profícuas ceramistas vimaranenses. 

Com entrada livre, as exposições podem ser visitadas no horário de funcionamento da Loja, de segunda-feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00. A programação da Loja Oficina pode ser consultada no site www.aoficina.pt

cardapio.pt @ 11-11-2019 16:34:23

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Exposições