4/11/2021 a 30/12/2021 "O corpo por vir": Programa dedicado ao tema do corpo regressa em novembro

Depois da conferência/debate que se realizou em maio em parceria com a Culturgest e que contou com oradores de áreas distintas, "O corpo por vir", programa que aborda o problema do corpo a partir de múltiplas perspectivas, regressa em novembro com uma série de atividades.

cardapio.pt @ 8-11-2021 14:14:27

"Máquina-Olho-Mão" ©Sara Morgado Santos, foto de João Ferro Martins

"Máquina-Olho-Mão" ©Sara Morgado Santos, foto de João Ferro Martins

O artista Lander Patrick apresenta nos dias 19, 20 e 21 de novembro no Convento São Pedro de Alcântara, a criação inédita Boa Nova, uma instalação interactiva que se constrói à medida que o público interage com ela, recuperando o entusiasmo pelo outro como potência transformadora. De 18 de novembro a 18 de dezembro, Marta de Menezes apresenta Paired Immunity, um projecto expositivo online que explora os limites da individualidade humana numa sociedade cada vez mais alicerçada na biotecnologia. Em dezembro, nos dias 28, 29 e 30, Gonçalo Alegria apresenta na Latoaria do Monte a criação inédita Corpúsculos Estranhos, uma shadow box que vai construir com materiais recolhidos numa série de encontros com convidados, processo aberto ao público online e em visitas ao seu atelier. Em curso está a apresentação do conjunto de peças inéditas Máquina-Olho-Mão, de Sara Morgado Santos, que está a ser exposto em ambiente doméstico, circulando por casas particulares.

O projeto contempla também uma publicação com um carácter lúdico, Sebenta d’O corpo por vir, desenvolvida pela designer Ana Teresa Ascensão, com base numa selecção dos materiais da conferência / debate feita pelas curadoras Andreia Páscoa e Joana Braga. Esta conferência / debate, em parceria com a Culturgest, contou com os oradores: Ana Mira (dança/filosofia), Clara Saraiva (antropologia), Gisela Casimiro (literatura / artes visuais), Gonçalo M. Tavares (literatura), João Tavares (psiquiatria), Pedro Machado (astrofísica) e Sílvia Pinto Coelho (dança / ciências da comunicação).

O corpo por vir parte de uma ideia de Marta Rema e tem curadoria de Andreia Páscoa e Joana Braga e aborda o problema do corpo a partir de múltiplas perspectivas, procurando potenciar cruzamentos disciplinares e abordagens críticas.


Programa

Instalação Boa Nova (de Lander Patrick)
Data: 19, 20 e 21 de novembro

Um complexo de telefones caseiros constroem, no claustro do Convento São Pedro de Alcântara, uma malha de comunicação que convida a interações inéditas com o outro. Num tempo em que a comunicação em rede é encabeçada por algoritmos que emparelham pessoas por afinidade e as encerram em bolhas de semelhantes, em Boa Nova o outro é o outro, é um corte na bolha, o outro é a boa nova.

Máquina-Olho-Mão (de Sara Morgado Santos)
Data: Lisboa > 4 outubro a 22 dezembro / Porto > 4 outubro a 7 novembro / Coimbra >10 novembro a 5 dezembro
A artista visual Sara Morgado Santos apresenta uma criação inédita intitulada Máquina-Olho-Mão, um conjunto de três peças concebidas para serem expostas e usadas em ambiente doméstico e que circulam as casas entre setembro a dezembro.

Paired Immunity (de Marta de Menezes)
Data: 18 novembro a 18 dezembro
Local: efabula.pt

O projeto expositivo online Paired Immunity, que resulta da colaboração entre a artista e o seu companheiro, o imunologista Luís Graça, é constituído por duas obras finalizadas e por uma terceira obra ainda em desenvolvimento. Immortality for two, Anti-Marta e Tolerance exploram os limites da individualidade humana numa sociedade cada vez mais alicerçada na biotecnologia.

Corpúsculos Estranhos
Formador: Gonçalo Alegria
Data: 28, 29 e 30 dezembro
Local: Latoaria do Monte

 Ao longo de uma série de encontros entre Gonçalo Alegria e convidados, procurando um diálogo sobre as relações que estabelecemos com as coisas do mundo - de memórias a experiências - propõe-se uma recolha do que se vai encontrando, quer sejam objectos físicos, quer se trate da inter-relação entre sujeitos.
Estes novos corpúsculos pretendem formar um organismo maior, contido numa gaveta; as gavetas sem categoria são o sítio onde as coisas que não têm lugar são atiradas, para o seu esquecimento pesado.


Sebenta d’ O corpo por vir
Publicação de Ana Teresa Ascensão
Lançamento online: janeiro 2022

A partir de uma selecção das ideias e materiais da conferência/debate O corpo por vir realizada pelas curadoras Andreia Páscoa e Joana Braga, a designer Ana Teresa Ascensão vai desenhar uma publicação com um carácter lúdico e com uma linguagem acessível ao público em geral.
Esta conferência / debate, em parceria com a Culturgest, contou com os oradores: Ana Mira (dança/filosofia), Clara Saraiva (antropologia), Gisela Casimiro (literatura / artes visuais), Gonçalo M. Tavares (literatura), João Tavares (psiquiatria), Pedro Machado (astrofísica) e Sílvia Pinto Coelho (dança / ciências da comunicação).

cardapio.pt @ 8-11-2021 14:14:27

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Exposições