18/5/2024 a 22/5/2024 Centro Internacional das Artes José de Guimarães celebra Dia Internacional dos Museus

Com a iniciativa “Volta ao museu em 7 dias”

O Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) celebra o Dia Internacional dos Museus (18 de maio) com programa rico e multidisciplinar que nos conduz numa “Volta ao museu em 7 dias”. Ao longo de uma semana, haverá dança, visitas noturnas, conversas e oficinas para todas as idades, para além da inauguração de “Problemas do Primitivismo – a partir de Portugal”, uma exposição que assenta numa pesquisa ampla em arquivos e coleções portuguesas e interroga o «primitivismo» e as suas contradições. 

cardapio.pt @ 7-5-2024 10:30:00

“Bailar no Museu” é a atividade que abre as hostes do programa a 16 maio, a partir das 19h00. Sendo os museus lugares de revolução e de pensamento, de preservação e de transformação de memórias, e repousando no CIAJG máscaras outrora ativadas em múltiplos ritos dançados, o museu abre-se como lugar (possível) de dança acolhendo o habitual momento “Bailar em Casa”, realizado às quintas-feiras na Casa da Memória de Guimarães, onde se juntam pessoas de várias nacionalidades para experimentarem ritmos de diversas latitudes, que será neste dia celebrado no CIAJG.   

O segundo passo desta larga celebração acontece a 17 de maio com o “Turno da Noite” a abrir-nos a possibilidade de explorarmos o museu de uma forma invulgarmente especial. Somos desta forma convidados para uma visita/performance noturna a espaços e peças normalmente apartadas do público. Máscaras, telas, esculturas, amuletos, tecidos ganham vida na penumbra de um museu fechado, mas percorrido desde as suas reservas aos elevadores ou corredores de acesso entre pisos. 

O dia 18 de maio é celebrado de forma muito especial com a inauguração, às 17h00, de “Problemas do Primitivismo – a partir de Portugal”,  uma exposição que aborda os contextos da ditadura, da colonização, do anticolonialismo e do pós-colonialismo, propondo uma máquina visual impregnada de imagens e referências artísticas e culturais que problematiza a invenção do «primitivo» e a sua persistência até à contemporaneidade. Seis palavras-chave, permeáveis entre si, organizam a exposição: Civilização, Museu, Ingénuo, «Mar Português», «Jazz-Band» e Extração. Através delas, dá-se a ver não uma cronologia fixa, mas percursos e correlações diagramáticas, tensões entre textos e imagens, que enfatizam a estrutura ideológica, social e cultural sobre a qual assentou e assenta a ideia de «primitivo». 

Após a inauguração da exposição, o CIAJG recebe o “antimuseu”, um programa com intervenções musicais contínuas em lugares inesperados, que explora o contexto arquitetónico e acústico e estabelece novos parâmetros para a experiência do museu. Depois do sucesso da 1ª edição em 2022, o “antimuseu” volta a afirmar-se como um momento de cruzamento entre a música exploratória e a arte contemporânea espelhado num programa de extensa catarse, das 19h00 às 02h00, com apresentações de nomes fulgurantes como Croatian Amor, DJ Lynce, DJ Veludo, Miguel Pedro, oqbqbo e Vanity Productions. 

Na manhã seguinte, domingo 19 maio, às 11h00, surge a oportunidade de ficar a conhecer melhor a exposição “Problemas do Primitivismo – a partir de Portugal” através de uma visita-conversa com as curadoras Mariana Pinto dos Santos e Marta Mestre. No mesmo dia, acontecem duas sessões especiais (14h30 e 16h00) dos ‘Domingos no Museu’. A partir das exposições patentes no CIAJG, a oficina de fanzines “Como fazer uma zine”, de Luísa Abreu, e a oficina de modelação em barro e escrita criativa “Objetos Mágicos”, com Luísa Abreu e Maria Fernanda Braga, convidam à exploração de diferentes técnicas artísticas por parte das crianças e das suas famílias. 

Todas as atividades do programa “Volta ao Museu em 7 dias” são gratuitas, estando apenas sujeitas à lotação disponível. No âmbito das colaborações e das relações estabelecidas com agentes sociais, educacionais e culturais do território, o museu recebe também escolas e instituições de Guimarães para dias intensos de visitas orientadas e oficinas criativas ao longo de 20, 21 e 22 de maio.

cardapio.pt @ 7-5-2024 10:30:00


Clique aqui para ver mais sobre: Exposições