6/6/2024 a 29/12/2024 Exposição “Quem és tu?”
Inaugura em Lisboa, no Museu Nacional do Teatro e da Dança
Depois de ter percorrido 10 concelhos do país desde março de 2023, a exposição chega ao Museu Nacional do Teatro e da Dança, em Lisboa, de 6 de junho a 29 de dezembro, para revelar objetos nunca antes expostos, que sublinham a relação entre o Teatro Nacional D. Maria II e o país.
cardapio.pt @ 4-6-2024 18:15:03
A exposição Quem és tu? – Um teatro nacional a olhar para o país, com curadoria de Tiago Bartolomeu Costa, chega a Lisboa, depois de mais de um ano de viagem pelo país, no âmbito do projeto Odisseia Nacional, do Teatro Nacional D. Maria II. Pensada para o momento em que o edifício do D. Maria II, no Rossio, se encontra encerrado para obras de requalificação, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, esta exposição, que reflete sobre a história do Teatro e a sua relação com o país, é agora apresentada no Museu Nacional do Teatro e da Dança, de 6 de junho a 29 de dezembro, introduzindo novos elementos que evidenciam dimensões menos conhecidas da história do Teatro.
Inaugurada em março de 2023, em Águeda, a exposição Quem és tu? – Um teatro nacional a olhar para o país foi apresentada em 10 concelhos de Portugal continental e Ilhas, ao longo de quase um ano – Águeda, Caldas da Rainha, Viseu, Ribeira Grande, Funchal, Évora, Sines, Faro, Amarante e Barcelos –, contabilizando um total de mais de 4.000 visitantes.
A partir de fotografias, trajes, maquetes, desenhos, filmes, objetos de cena e arquivo administrativo e criativo – oriundos de acervos do Museu Nacional do Teatro e da Dança e do Teatro Nacional D. Maria II, mas também de outras instituições e de particulares –, esta exposição é uma viagem que começa com a instauração da ditadura militar pelo golpe de 1926 e explora as muitas realidades de quase um século de história. Quem és tu? é uma viagem que cruza a história do Teatro Nacional D. Maria II com a história do país, estabelecendo ligações entre a prática artística e o seu contexto político e social e percebendo que são muitas as perspetivas e camadas de memórias acumuladas, sobretudo se se olhar para além das peças estreadas e da imponência do edifício.
A concessão do Teatro Nacional D. Maria II à Companhia Rey Colaço-Robles Monteiro acompanhou 45 dos 48 anos da ditadura do Estado Novo. Nesse período, o teatro português desenvolveu-se, afirmou-se e definiu-se na relação com o regime. Recuperando a relação da companhia Rey Colaço-Robles Monteiro com o território nacional, a exposição pensa as relações entre os espetáculos apresentados e as diferentes camadas de representação (do país, da sociedade, do teatro e dos regimes políticos), potenciando a perceção pública de uma certa ideia de (e para o) teatro nacional, tanto enquanto edifício, como na sua missão.
A inauguração da exposição Quem és tu? – Um teatro nacional a olhar para o país no Museu Nacional do Teatro e da Dança, em Lisboa, acontece a 6 de junho, às 18h, e integra uma visita guiada com o curador e o lançamento do catálogo da exposição, uma edição TNDM II / Bicho-do-Mato, com textos e coordenação de Tiago Bartolomeu Costa.
O catálogo desta exposição reúne, pela primeira vez, um conjunto significativo de documentos sobre a história do D. Maria II proporcionando uma leitura integrada de informação inédita. Uma publicação que permite acompanhar a evolução das perceções públicas sobre o modo como o teatro dialogou com os contextos sociais, políticos, estéticos, económicos e éticos, ao mesmo tempo que foi agregando essas diferenças numa única ideia: um teatro com “nacional” no seu nome.
A exposição pode ser visitada no Museu Nacional do Teatro e da Dança de 6 de junho a 29 de dezembro, de terça a domingo, das 10h às 13h e das 14h às 18h.
Quem és tu? – Um teatro nacional a olhar para o país é uma produção do Teatro Nacional D. Maria II em parceria com o Museu Nacional do Teatro e da Dança e com a Comissão dos 50 anos do 25 de Abril, a Câmara Municipal de Lisboa, a EGEAC e a Museus e Monumentos de Portugal.
cardapio.pt @ 4-6-2024 18:15:03
Galeria de fotos
Clique aqui para ver mais sobre: Exposições