Mercado português de cosmética vale 900 milhões de euros

A realizar na EXPONOR entre 10 e 12 de maio, a edição deste ano da EXPOCOSMÉTICA - Feira Internacional de Cosmética, Estética e Cabelo pretende continuar a impulsionar um mercado que ronda os 900 milhões de euros e regista um crescimento médio anual de 3%.

EXPONOR | MS IMPACTO @ 28-3-2014 11:44:39

Os dados constam de um estudo elaborado para a EXPONOR pela empresa da Sigma – Team Consulting, que “visou sistematizar, de forma objetiva e sintética, informação relevante para os diversos players nacionais do setor”.

Entre as muitas novidade da próxima EXPOCOSMÉTICA, destaque para o lançamento de um site de comércio eletrónico, Coolsmetics.com. Numa altura em que as compras online representam já 49 mil milhões de euros em Portugal, o que corresponde a 31% do PIB nacional, a maior feira ibérica de cosmética avança com esta nova aposta de modo a reforçar-se enquanto evento representativo do setor e parceiro efetivo das 30 mil empresas da respetiva cadeia de valor. O estímulo a novos negócios através das plataformas tecnológicas de comunicação terá impacto no robustecimento do tecido económico português, na medida em que contribuirá para a consolidação de uma fileira que assegura quase 53 mil postos de trabalho, geradores de um volume de negócios de 2 mil milhões de euros e de um VAB de quase 600 milhões de euros.

A esta estratégia junta-se a realização do 1º Congresso Cientifico de Estética, integrado no certame, onde serão debatidas as últimas novidades terapêuticas e tecnológicas nos diversos domínios em que atuam os profissionais do setor. 

A feira, que cresce desta vez até aos 7 mil e 500 metros quadrados de exposição, está decidida a impulsionar o reforço das empresas do setor, o qual, de acordo com o estudo da Sigma – Team Consulting, está em crescimento e apresenta uma balança comercial com evolução muito favorável do lado das exportações. Com efeito, sendo predominantemente constituído por salões de cabeleireiro e institutos de beleza (91% das empresas, 78% do emprego e 43% do VAB), o setor deve mais de metade das vendas de produtos de cosmética aos mercados externos, o que denota uma vincada orientação exportadora. 

Entre 2004 e 2012, as exportações de cosméticos com origem em Portugal assinalaram um crescimento médio anual de 11% (as importações caíram 4%), sobretudo para Espanha, Angola e Reino Unido. Existem ainda oportunidades em mercados tão díspares como a Rússia, a Irlanda, o Japão e o México, todos eles países onde as nossas exportações exibiram taxas de crescimento médio anual superiores a 100% no mesmo período. 

Holanda e Polónia constituem também mercados em que as nossas exportações já gozam de alguma representatividade e para onde as exportações crescem a um ritmo da ordem dos 50%/ano.

Além disso, estão sinalizados potenciais de negócio nos mercados da Europa Ocidental, América do Norte e Japão, sendo de destacar a crescente procura na Rússia, China, Hong Kong, Singapura, Brasil, Macau, Índia, Argentina, Indonésia, Chile, Colômbia, Equador, Ucrânia, Cazaquistão, Peru e Tailândia, entre outros.

EXPONOR | MS IMPACTO @ 28-3-2014 11:44:39


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