Dias de Moda - Festa da moda "à espanhola"

Iniciativa da Embaixada de Espanha em Portugal

O grande evento da moda espanhola chega a Lisboa. O palácio de Palhavã e o Instituto Cervantes de Lisboa serão cenário desta grande festa da moda com um tom espanhol. Dias de Moda contarão com a presença de alguns dos grandes representantes da moda espanhola, portuguesa e internacional e reúne quatro actividades:

cardapio.pt @ 6-5-2014 10:18:36

Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp

- ?Exposição Criadores de Moda, da 6 à 8 de Maio no Palácio de Palhavã.

- Mesas redondas de estilistas e especialistas, 8 de Maio no Instituto Cervantes.

- Passarela El Corte Inglés, com música ao vivo, 9 de Maio no Palácio Palhavã (Evento com convite).


No dia 6 Maio às 18h00 terá lugar a abertura oficial de Dias de Moda, com a inauguração da exposição da Associação de Criadores de Moda de Espanha, sob o nome de Made in Spain: a moda espanhola para Lisboa e para o mundo perante a imprensa e o público especializado. A mostra serão aberta ao público geral a 7 de Maio (de manhã e de tarde) e a 8 de Maio (de manhã). Sob inscrição prévia ao email emaria.gil@maec.es.


A exposição conta com peças das coleções Outono-Inverno 2014 que apareceram nas passarelas de Madrid, Paris e Nova Iorque das firmas Adolfo Dominguez, Agatha R. de la Prada, Ailanto, Amaya Aurzuaga, Ana Locking, Angel Schlesser, Custo Barcelona, David Delfín, Devota y Lomba, Duyos, Etxebarria, Hannibal Laguna, Francis Montesinos, Jorge Vázquez, Miguel Marinero, Kina Fernández, Ion Fiz, María Barros, Menchén Tomás, Miguel Palacio para Hoss Intropia, Purificación García, Roberto Torretta, Roberto Verino, Teresa Helbig, Victorio & Lucchino e Blahnik (calçado).


Alguns destes bem conceituados estilistas estarão presentes no evento de inauguração, como Agatha Ruiz de la Prada, Modesto Lomba, Miguel Marinero ou Francis Montesinos.


No dia 8 de Maio à tarde terão lugar no Instituto Cervantes de Lisboa as mesas redondas, nas que estilistas e especialistas espanhóis e portuguesas analisarão 3 âmbitos diferentes da moda: desenho, técnica e negócio.


- Mesa redonda: Moda como técnica (16h00 – 17h00). Moderadora: Joana Amaral Cardoso (Jornalista Jornal Público). ES: Modesto Lomba, Francis Montesinos. PT: Luis Onofre, Filipe Faísca. 

A seguir ao design de uma peça de moda é necessária a técnica para levar o projecto à sua concretização. A parte mais técnica do desenho consiste na modelagem e na criação de moldes e padrões físicos (geralmente em papel ou tecido) que constituem um quebra-cabeças, ao qual os criadores darão forma e sentimento até montarem a confecção. Neste âmbito cada vez estão mais presentes as novas tecnologias ainda que a parte manual continue a ter uma grande importância.


- Mesa redonda: Moda como design (17h20 – 18h20). Moderadora: Bárbara Coutinho (MUDE). ES: Miguel Marinero, Roberto Verino. PT: Nuno Gama, Ricardo Preto.

O design na moda, assim como noutras artes, e o processo prévio que o criador leva a cabo através de uma configuração mental na procura de um projecto final. Para a referida procura costuma-se ter em conta as influências culturais e sociais do criador, os materiais a utilizar, a inovação, a criatividade e a imaginação, o talento e os conhecimentos do próprio criador.


- Mesa redonda: Moda como negocio (18h40 – 19h40). Moderadora: Mónica Seabra Mendes (Universidade Católica – Marketing de Luxo). ES: Ricardo Gomes (Director Compras El Corte Inglés), Ignacio Sierra (Director General Corporativo del Grupo Cortefiel). PT: Paulo Gonçalves (APICCAPS), Tony Miranda.

A moda tem o componente de venda e, portanto, a comercialização das confecções criadas para poder fazer chegar as mesmas aos potenciais compradores. Os canais de distribuição e comercialização são fundamentais, podendo realizar-se diretamente pelos criadores ou através de terceiros. Neste âmbito têm-se em conta fatores estritamente empresariais (gestão do produto, marketing e comunicação, cadeia de distribuição, planeamento de vendas, etc.).

cardapio.pt @ 6-5-2014 10:18:36


Clique aqui para ver mais sobre: Fashion - Moda


Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp