Mafra cheia de cor com fotografias da National Geographic até 6 de Junho
Patrocínio da Fundação ”la Caixa”, o BPI e a Câmara Municipal de Mafra
Através de 42 imagens captadas por fotógrafos da National Geographic, a exposição organizada pela Fundação ”la Caixa” e pelo BPI, em colaboração com a Câmara Municipal de Mafra, convida-nos a refletir sobre a cor, um elemento que nos rodeia a todo o momento e que influencia a forma como nos sentimos, como nos enchemos de força, como relaxamos ou como nos emocionamos. Para que todos os seus tons e matizes não passem despercebidos, esta exposição faz deles os verdadeiros protagonistas.
cardapio.pt @ 10-5-2023 11:45:47
Nas fotografias impressionantes dos azuis enevoados da luz matinal, dos violetas e vermelhos vivos do pôr do sol, dos verdes intensos dos campos ou dos dourados das folhas de outono, os visitantes encontrarão uma reflexão inspiradora sobre o significado das cores, as suas qualidades e o seu simbolismo ao longo da História.
Prestigiosos fotógrafos da National Geographic, entre os quais se encontram os multipremiados Joel Sartore, Steve McCurry, Michael Nichols, Lynn Johnson, Jodi Cobb, Paul Nicklen e Frans Lanting, dão-nos a conhecer as conotações das cores nas culturas de todo o mundo a partir da vasta gama de amarelos, laranjas, vermelhos, violetas, azuis, verdes e brancos.
Uma ligeira diferença no comprimento de uma onda luminosa determina se vemos vermelho ou azul, e a psique humana dotou estas cores de conotações que se difundiram nas culturas de todo o mundo. A humanidade é atraída pelas cores desde tempos imemoriais. Uma das primeiras substâncias corantes que se procurou foi a púrpura-de-tiro, utilizada pelos antigos fenícios e extraída das glândulas de uns moluscos do Mar Mediterrâneo. Os custos de produção eram tão elevados que só os ricos se podiam dar ao luxo de possuir peças de vestuário tingidas com este corante, gerando um simbolismo em torno desta cor, à qual também se chamou “púrpura real”.
Esta exposição faz parte do programa Arte na Rua, lançado em 2006 e através do qual a Fundação ”la Caixa” tem aproximado do grande público criações de artistas como Auguste Rodin, Henry Moore e os fotógrafos Cristina Garcia Rodero e Sebastião Salgado, entre outros. Agora, em colaboração com a National Geographic Society, o programa integra uma nova linha centrada na ciência e na natureza, em linha com um dos objetivos prioritários da Fundação ”la Caixa”, de levar a cultura, a ciência e o conhecimento à sociedade.
cardapio.pt @ 10-5-2023 11:45:47
Clique aqui para ver mais sobre: Fotografia