14/6/2025 a 15/6/2025 RESIDÊNCIA, Episódio 2. Marsia Taha em Lisboa e arraial com vários chefs

Um jantar com Marsia Taha, chef sul-americana eleita a Latin America’s Best Female Chef Award 2024 pelo The World’s 50 Best Restaurants, e com Alexandre Silva, um arraial com vários chefs portugueses para festejar o Santo António e visitas a produtores: segundo episódio da Residência desenrola-se em Lisboa O segundo episódio da nova temporada da Residência, iniciativa do Projecto Matéria, acontece em Lisboa, dias 14 e 15 de junho, com um leque de programas feito à medida de quem gosta de boas experiências gastronómicas. Haverá um jantar com os chefs João Rodrigues, Alexandre Silva e Marsia Mohamed Taha, eleita a Latin America’s Best Female Chef Award 2024, pelo The World’s 50 Best Restaurants, um arraial com vários chefs portugueses, no Largo do Corpo Santo e as habituais visitas a produtores.

cardapio.pt @ 14-5-2025 11:04:56

Depois de uma volta pelo Alentejo, que marcou o arranque da segunda edição da Residência, iniciativa do Projecto Matéria, João Rodrigues embarca numa viagem pela região de Lisboa, com visitas a produtores e artesãos locais, mas também paragens para duas refeições na companhia de vários cozinheiros. 

Um dos destaques deste programa é o jantar no FOGO, de Alexandre Silva, no dia 14 de junho, que abre as portas para um momento gastronómico na companhia do chef anfitrião da Residência, João Rodrigues, e da chef Marsia Mohamed Taha, do restaurante Amari, em La Paz, na Bolívia. Pela primeira vez em Portugal, a chef Marsia traz na bagagem uma mistura de culturas – nasceu na Bulgária, cresceu eu La Paz, trabalhou na Europa – e um percurso feito em torno dos produtos autóctones da Bolívia, a juntar as culturas amazónica e dos Andes. O menu inclui seis pratos inéditos, criados com produtos da região de Lisboa, e tem o preço de 250 € com pairing vínico. 

Outro momento alto, será um arraial de Santos Populares, no dia 15 de junho ao almoço. Acontece no Largo do Corpo Santo, no Cais do Sodré, em tempos uma zona de comércio e vivência entre pescadores e marinheiros, que conta com a participação de vários chefs da cidade, como Alexandre Silva (LOCO e FOGO), Fernando Cardoso e Lívia Orofino (Canalha), José Paulo Rocha (O Velho Eurico), Leonor Godinho (Vida de Tasca e Bibs), Marcella Ghirelli (hoje com o projeto de pop ups Cella Lisboa) e Miguel Peres (Pigmeu), a trabalharem em torno de diferentes matérias-primas e ideias (preço: 100 €). 

O programa inclui ainda um conjunto de visitas a produtores emblemáticos da região de Lisboa. Falamos da Neptunpearl, de Célia Rodrigues, responsável pela criação de ostras em viveiros no Estuário do Sado; da Casa Agrícola Horário Simões, propriedade vitivinícola situada em Palmela; e da queijaria artesanal Ortodoxo, que tem trilhado um interessante caminho no universo dos queijos portugueses. E também uma visita ao atelier de cerâmica Studioneves, do casal Gabi Neves e Alex Hell, conhecido por desenhar e esculpir loiças para alguns dos melhores restaurantes de fine dining do país. 

A Residência estreou-se em 2023, com uma aventura por 12 distritos portugueses, dando a conhecer ao grande público, no seu local de origem, um vasto número de produtores e artesãos que trabalham sob a linha da sustentabilidade. É um dos braços do Projecto Matéria, iniciativa sem fins lucrativos, que dá voz aos pequenos produtores nacionais com modelos de produção orgânica e respeito pela natureza, que partilha conhecimentos e cria sinergias entre pessoas, comunidades, alimentos e territórios. Ao longo de 2025 e início de 2026, a Residência viaja até sete regiões portuguesas, sempre na companhia de convidados internacionais. 

O próximo destino já está marcado: Algarve, em setembro.

cardapio.pt @ 14-5-2025 11:04:56


Clique aqui para ver mais sobre: Gastronomia