Novidades Livros (23 a 29 de maio de 2019)

cardapio.pt @ 22-5-2019 12:53:50

"A Vida no Campo - Os Anos da Maturidade - Volume II" de Joel Neto

Editor: Cultura Editora

Sinopse: Ao fim de vinte anos em Lisboa, o escritor Joel Neto - na companhia da mulher, a tradutora Catarina Ferreira de Almeida - decidiu regressar às suas origens, no lugar dos Dois Caminhos, freguesia da Terra Chã, ilha Terceira, com o objectivo de ali ficar por alguns anos, em busca do ambiente que necessitava para a produção de um romance. 


Vencido o prazo de regresso à grande cidade, as opções eram encontrar maneira de parar o tempo ou assumir de uma vez por todas que era ali que queria viver em definitivo. Com a família canina formada, jardim e horta bem-cuidados, paisagem estonteante e vizinhos amáveis à volta, Joel e Catarina sorriem agora com melancolia e leveza ao pensar em quão serenos serão os anos da maturidade no campo.

"A Bicicleta que Fugiu dos Alemães" de Domingos Amaral

Editor: Casa das Letras

Sinopse: Nos primeiros dias de junho de 1940, a população de Paris entra em pânico, pois os exércitos de Hitler aproximam-se. De carro, de camioneta, de carroça ou a pé, mais de cinco milhões de pessoas fogem da capital francesa.


Entre a multidão apavorada encontra-se Carol, uma portuguesa estudante na Sorbonne, que deixa Paris contrariada e ao volante da sua bicicleta Hirondelle. 

Sempre em fuga e receosos da Gestapo, alguns deles conseguirão vistos de entrada em Portugal, passados por Aristides Sousa Mendes e chegarão a Vilar Formoso, onde a fronteira fechou por ordem de Salazar.

Uma história de amizade, sexo, solidariedade e amor, de uma rapariga portuguesa cujos sonhos eram apenas estudar literatura, namorar e pedalar feliz pelos boulevards de Paris.

"Apartamento Partilha-se" de Beth O'Leary

Editor:  TopSeller

Sinopse: Tiffy Moore precisa urgentemente de um apartamento barato, depois de o ex-namorado a despejar da casa onde viviam. Leon Towney é enfermeiro, faz os turnos da noite no hospital, tem um apartamento para arrendar e precisa de dinheiro para ajudar o seu irmão.


Para os dois, surge a solução perfeita: durante o dia, enquanto Tiffy está a trabalhar, Leon descansa do lado direito da cama; durante a noite, e até à manhã seguinte, Tiffy é dona e senhora do apartamento. Embora nenhum deles se encontre no mesmo espaço ao mesmo tempo, limitando as hipóteses de algo poder correr mal, os seus amigos acham que esta é a receita para o desastre e que devem existir regras.

Para que tudo possa correr bem, decidem comunicar apenas por bilhetinhos destinados a resolver questões domésticas (e da vida) e facilitar a partilha do apartamento. Mas, com ex-namorados dramáticos, colegas de trabalho doidos e, claro está, o facto de ainda não se terem cruzado, estão prestes a descobrir que, para terem uma casa perfeita, vão precisar de atirar as regras pela janela.

"O Jurado N.º 3" de James Patterson e Nancy Allen

Editor: TopSeller

Sinopse: Quando pensamos poder confiar na justiça…


… é quando ela se revela o nosso pior inimigo.

Ruby Bozarth é uma jovem advogada que acaba de abrir o seu escritório em Rosedale, no Mississippi. Quando Darrien Summers, um rapaz negro, é encontrado junto ao cadáver de Jewel Shaw, filha única do fundador de um famoso clube de campo, tanto a comunidade branca como o juiz Baylor contam com a inexperiência de Ruby para um rápido veredito de condenação. Ruby, no entanto, não está disposta a perder o seu primeiro grande caso mediático, e tudo fará para defender o seu cliente.

A juntar-se a este caso, Lee Greene, ex-noivo de Ruby e pertencente a uma das mais influentes famílias do Mississippi, pede-lhe que o defenda da acusação de homicídio de uma jovem negra.

Lee alega nada recordar da noite do crime e declara-se inocente. Apesar de todas as provas apontarem para uma condenação, Ruby está convicta da inocência de Lee. Só que à medida que as investigações prosseguem, Ruby percebe que não poderá confiar em ninguém. Nem mesmo no painel de jurados.

"O Livro dos Gatos" de Cláudia Cabaço

Editor: Editora Guerra & Paz

Sinopse: Neste livro, descobrimos histórias incríveis e apaixonantes de gatos que conseguiram marcar não só a vida dos seus donos mas também toda uma comunidade, nas mais diversas partes do mundo. 


Conheça os gatos favoritos de Ernest Hemingway, Mark Twain ou Abraham Lincoln. 

Descubra a primeira gata astronauta, um gato que assinou um artigo científico e até outro que pressentia a morte.

Há gatos que se tornaram conhecidos pelo incrível charme que esbanjaram por avenidas, autocarros, bibliotecas, teatros ou até pubs escoceses, arrebatando corações à sua passagem.


"A Transparência do Tempo" de Leonardo Padura

Editor: Porto Editora

Sinopse: Quando Bobby Rosell, um ex-colega de Mario Conde dos tempos do pré-universitário solicita os seus serviços para reaver a estatueta de uma Virgem negra que lhe foi roubada, o antigo detetive recupera um pouco do ânimo que a iminência do seu sexagésimo aniversário lhe andava a tirar. Porém, Conde depressa constata que não só a estatueta é bem mais valiosa do que lhe tinha sido dado a entender como pertencia ao avô espanhol de Bobby que a trouxera para Cuba ao fugir da guerra civil espanhola. E quando suspeitos e cúmplices do roubo começam a aparecer assassinados, percebe que anda no encalço de uma perigosa rede de tráfico de obras de arte.


Uma viagem fascinante pelo tempo e pela História, num grande romance repleto de humor negro e melancolia, de um dos maiores escritores cubanos da atualidade.

"Teremos Sempre o Verão" de Jenny Han

Editor: TopSeller

Sinopse: «A vida pode seguir em duas direções. É pegar ou largar. Este foi um desses momentos. Grandioso. Não os há muito maiores do que este.»


Pode um primeiro amor durar para sempre?

Juntos há dois anos, Belly e Jeremiah tornaram-se inseparáveis. A relação está mais forte do que nunca, apesar dos erros cometidos…

Prestes a conseguir o seu final feliz, e com a certeza de que Jeremiah é a sua alma gémea, Belly ruma à casa de praia, o lugar perfeito para parar e respirar. Mas o reencontro com Conrad desperta a nostalgia de um primeiro grande amor que se guardou em segurança. Será que a relação com Jeremiah tem mesmo futuro? E terá Belly realmente esquecido Conrad?

Não é possível fugir ao destino, nem apressá-lo. Mas agora chegou o tão aguardado momento em que Belly tem de decidir, de uma vez por todas, qual dos dois irmãos conquistou definitivamente o seu coração. Neste verão, nada ficará como dantes.

Uma inesquecível história de amizade e amor.

"Buda Shakyamuni Uma biografia" de Hsing Yun

Editor: Farol

Sinopse: A história da jornada épica do Buda Shakyamuni para a iluminação é talvez a narrativa mais importante da tradição budista. Nesta obra são descritas todas as dificuldades, bem como os triunfos e a compaixão sem limites deste percurso.


Ao longo de 47 capítulos, o leitor fica a conhecer toda a vida do Buda, desde o seu celebrado nascimento e juventude privilegiada até à renúncia dos desejos e ilusões, bem como a sua iluminação, as décadas seguintes que passou a ensinar e, por fim, o alcançar do nirvana final.

Baseado em fontes bibliográficas ancestrais e fidedignas, Buda Shakyamuni: Uma biografia revela-se uma narrativa singular que apresenta de forma clara e apelativa toda a trajetória de vida do Buda. Publicada pela primeira vez em mandarim, esta imprescindível obra do Venerável Mestre Hsing Yun está finalmente disponível em Portugal. 

Assim, serão cada vez mais os que através deste conhecimento se aproximarão dos verdadeiros e maravilhosos ensinamentos do Grande Mestre Primordial: o Buda.

"Há Vida nas Estrelas" de Vítor Serpa

Editor: Cultura Editora

Sinopse: Ao longo dos seus cinquenta anos dedicados ao jornalismo, Vítor Serpa teve o privilégio de conviver com alguns dos maiores nomes do futebol português e mundial, como Pinto da Costa, Luís Filipe Vieira, Mourinho, Jorge Jesus, Eusébio, Cristiano Ronaldo, entre muitos outros. 


Há Vida nas Estrelas conta-nos histórias reais e inéditas que o próprio autor viveu e testemunhou com estas estrelas do desporto-rei. Diferente dos livros sobre futebol que se vê por aí, sobre táticas e sistemas de jogo, treinos e nutrição dos futebolistas, Há Vida nas Estrelas trata das histórias humanas por trás de cada jogo. 

Com o autor, fazemos check-in, vamos às partidas, aos balneários dos estádios, aos bastidores das conferências de imprensa e aos lobbies dos hotéis conhecer aquilo que verdadeiramente faz do futebol o maior desporto do mundo: os futebolistas.

"As Aventuras da Incrível e Estupenda Amélia Mil-Olhos (Que salva o mundo sem querer)" de Diana Garrido

Editor: Matéria Prima

Sinopse:Amélia Mil-Olhos é uma rapariga normal. Ou pelo menos ela achava que sim. Um belo dia acordou e percebeu que tinha um superpoder. O que ela não sabe (ou ainda não descobriu) é que não tem apenas um - o seu poder é bastante maior. Mas a seu tempo tudo se revelará.


Para tornar tudo mais estranho, ela descobre uma escola inteira de raparigas poderosas como ela, faz uma amiga para a vida e quase mata de susto o melhor amigo. E ainda por cima consegue salvar o mundo sem dar por isso. 

Só que há um perigo assustador à espreita e esse perigo tem nome: Marlene Sem-Dó.

"A Lotaria e Outras Histórias" de Shirley Jackson

Editor: Cavalo de Ferro

Sinopse: Numa pequena comunidade do Sul dos Estados Unidos, os habitantes reúnem-se periodicamente na praça central da povoação para a extração da Lotaria. Todos estão obrigados a participar. Um burburinho nervoso levanta-se entre a multidão à medida que os representantes de cada família retiram o pequeno papel dobrado da caixa de madeira preta. Na hora de o abrir, sabem que o seu destino estará selado…


Considerado hoje um dos contos mais famosos da história da literatura norte-americana, A Lotariamotivou uma surpreendente reação do público aquando da sua primeira publicação na New Yorker, em 1949, com muitos leitores a tomarem a história por verdadeira e a cancelarem a sua assinatura da revista ou a escreverem cartas de indignação dirigidas à autora. 

Mais tarde inserido no único volume de contos publicado por Shirley Jackson ainda em vida, este constitui um dos maiores exemplos do génio versátil da autora, considerada igualmente uma mestre neste género.

"Leão Zack N.º 2" de Mons Kallentoft e Markus Lutteman

Editor: Dom Quixote

Sinopse: A Unidade Especial da Polícia Criminal de Estocolmo recebe um vídeo onde se pode ver um rapazinho aterrorizado fechado numa jaula. O raptor aparece em segundo plano, escondido numa pele de leão, por baixo de um relógio em contagem decrescente.


Ao ver que o vídeo foi colocado na Internet em tempo real, o jovem detetive Zack Herry compreende que não há um minuto a perder se quer evitar que a criança conheça o mesmo destino de uma primeira vítima, encontrada crucificada no cimo de uma chaminé de uma fábrica desmantelada. 

Mas Zack corre o risco de perder tudo: a sua luta contra a toxicodependência, o seu amigo Abdula, a confiança da sua colega Deniz, e também de Ester, a jovem adolescente que vive no andar de cima. 
A morte ronda impiedosa e os dilemas acumulam-se para Zack que joga, literalmente, à roleta russa, correndo o risco de morrer ou tomar-lhe o gosto. 

Numa Estocolmo sombria e glacial, Zack entra numa corrida contra o tempo, e são muitos os desafios que tem de enfrentar, alguns assumindo por vezes o azul-metálico dos olhos de uma misteriosa mulher…

"Banquete no Paraíso" de Donald Ray Pollock

Editor: Sextante Editora (chancela)

Sinopse: Sob a égide de Cormac McCarthy e Flannery O’Connor, e do cinema de Quentin Tarantino ou dos irmãos Cohen, Banquete no Paraíso cruza, nos idos de 1917, os caminhos de duas famílias marcadas pela violência e pela infâmia, os Jewett e os Fiddler. Lá longe, na fronteira que separa a Geórgia do Alabama, gargalhadas impuras sobrevoam um western anacrónico em tempos de depressão económica. E o leitor não consegue parar de ler.

"Cinco Minutos de Jazz" de José Duarte

Editor: PIM Edições

Sinopse: Um… dois … um, dois, três, quatro, Cinco Minutos de Jazz...

Emitido de segunda a sexta desde 21 de fevereiro de 1966, Cinco Minutos de Jazz é o programa de rádio há mais tempo no ar em Portugal — e não só, pois até já se fala, para breve, de um Guinness World Record. 

Ao longo de mais de meio século, José Duarte tem divulgado incansavelmente um género musical que, apesar dos passos seguros que foi dando, tem demorado a fazer o seu caminho entre nós. 

Por ondas hertzianas, em papel, no ciberespaço ou de viva voz em qualquer tribuna onde o chamem a intervir, Jazzé continua, militante, a espalhar a palavra jazz. 

Neste livro coligem-se textos das últimas três décadas de divulgação.

"Teremos Sempre o Verão" de Jenny Han

Editor: TopSeller

Sinopse: 
«A vida pode seguir em duas direções. É pegar ou largar. Este foi um desses momentos. Grandioso. Não os há muito maiores do que este.»

Pode um primeiro amor durar para sempre?

Juntos há dois anos, Belly e Jeremiah tornaram-se inseparáveis. A relação está mais forte do que nunca, apesar dos erros cometidos…

Prestes a conseguir o seu final feliz, e com a certeza de que Jeremiah é a sua alma gémea, Belly ruma à casa de praia, o lugar perfeito para parar e respirar. Mas o reencontro com Conrad desperta a nostalgia de um primeiro grande amor que se guardou em segurança. Será que a relação com Jeremiah tem mesmo futuro? E terá Belly realmente esquecido Conrad?

Não é possível fugir ao destino, nem apressá-lo. Mas agora chegou o tão aguardado momento em que Belly tem de decidir, de uma vez por todas, qual dos dois irmãos conquistou definitivamente o seu coração. Neste verão, nada ficará como dantes.

Uma inesquecível história de amizade e amor.

"A Dama do Quimono Branco - Trilogia: Samurai Negro" de João Paulo Oliveira e Costa

Editor: Temas e Debates

Sinopse: 
A saga dos Fonsecas de Nagasáqui e dos Vicenzo de Roma conclui-se nesta obra que encerra a Trilogia do Samurai Negro. A cristandade japonesa caminha para o seu destino fatal, enquanto do outro lado do mundo, o Brasil vai-se afirmando como uma terra do futuro, promissora para os colonos, e, nesse primeiro tempo, sobretudo para os que têm a sabedoria de se entenderem com os indígenas. 

Nessas terras onde o Sol nunca se põe, os mestiços têm um papel fundamental na sedimentação do poder da Coroa e da Igreja, e os Fonsecas e Vicenzo percebem que em Lisboa os mestiços serão sempre subalternizados e ostracizados, mesmo sendo endinheirados.

Enquanto o tempo passa, um biombo vai sendo composto; uma mulher morta continua a despertar sentimentos de sensualidade nos homens que com ela privaram; um navio explode com estrondo; um imperador foge do palácio; a crueldade é vingada com uma crueza ainda maior, mas também há quem consiga amar e ser feliz e há um peregrino que descobre finalmente o seu lugar no mundo, sempre inspirado pela dama do quimono branco.

«Esta é uma história cujas personagens se espalham pelo mundo já globalizado do início do século xvii e que foi sendo escrita enquanto eu próprio circulava pelo mundo ganhando inspiração no contacto com a diversidade de gentes, paisagens e ambientes que preenchem este nosso maravilhoso planeta.»

"Tríptico da Salvação" de Mário Cláudio

Editor: Dom Quixote

Sinopse: 
Amanuense de um homem de leis velho e respeitado, Hans Kunsperger sempre invejou as amenidades do seu amo. Mas não foi apenas o desejo de delas desfrutar que o levou a tomar a decisão de assassinar lentamente o causídico.

Na verdade, a sua maior ânsia consistia em furtar-lhe o sonho por tantos anos acalentado de encomendar um tríptico representando a Crucifixão, a Deposição e a Ressurreição de Cristo para oferecer à igreja onde fora baptizado.

É, pois, este mesmo tríptico que levará Kunsperger até ao estúdio de Lucas Cranach, pintor de créditos firmados e amigo do controverso Martinho Lutero, onde acaba por conhecer os dois filhos do artista, um dos quais terá um papel determinante na conclusão da encomenda que verá muitos sucumbirem antes de ser finalmente entregue.

Com a poderosa imaginação a que nos acostumou, Mário Cláudio, no ano que comemora o seu 50.º aniversário como escritor, oferece-nos, também ele, um tríptico notável de que é impossível afastarmos os olhos.


"As Crianças Invisíveis" de Patrícia Reis

Editor: Dom Quixote

Sinopse: M. é uma criança habituada a ser usada e devolvida por famílias sucessivas como um produto que não satisfaz o cliente. Cresce numa instituição de acolhimento, onde vai descobrindo o poder da amizade e as armadilhas do desejo e da paixão. Esta é a sua história até chegar à idade adulta, atravessando um processo de invisibilidade, no qual a dor se confunde com a esperança de encontrar uma vida a que possa chamar sua. Ao seu lado existem outras crianças e ainda Conceição, a assistente social que escolhe amar M. incondicionalmente.

As Crianças Invisíveis é um romance que alia um exercício literário ímpar com um profundo trabalho de investigação sobre abandono, maus-tratos e adopção. Construindo toda a narrativa de uma maneira muito original, sem identificar o sexo das crianças, e a partir do olhar delas, a escrita límpida, poderosa e cirúrgica de Patrícia Reis conduz-nos, neste romance avassalador, através dos sonhos, do medo e da intimidade de um conjunto de personagens que percorrem a infância e a adolescência sem pai, nem mãe, nem identidade

"Luz e Sombra Ventos de mudança no reino da princesa sultana" de Jean Sasson

Editor: Edições Asa

Sinopse: Sou uma princesa da Casa de al-Sa’ud, no reino da Arábia Saudita. Na minha terra natal, uma princesa é-o para sempre. Uma princesa nasce e morre princesa. Mas o seu poder está destinado a manter-se escondido nas sombras.


A coragem da princesa Sultana e a generosidade da escritora Jean Sasson deram ao mundo livros inesquecíveis. Graças a estas duas mulheres, os segredos, abusos, paixões e traições da família real saudita foram revelados.

Agora, mais de vinte e cinco anos após o primeiro encontro entre ambas, elas mantêm-se destemidas e fiéis às promessas que fizeram. Não se calarão perante as injustiças nem deixarão esquecer as mulheres vítimas da violência que continua a prevalecer no país. Através dos seus relatos das alegrias e tristezas do dia a dia, voltamos a ter um vislumbre da vida num reino ainda envolto em mistério.

No horizonte, veem-se já os ventos da mudança a soprar mas palavras como Liberdade e Independência não passam ainda de sonhos longínquos… Ferozes na sua luta, Jean Sasson e Sultana mostram-nos que não estão dispostas a baixar os braços. 

Esta é a história de uma princesa. É, também, a história das muitas mulheres anónimas cujas vidas são ainda vividas entre a esperança e o terror, a luz e a sombra.

"Aqui Agora Sempre" de Catherine Isaac

Editor: Bertrand Editora

SinopseJess e William, o seu filho de dez anos, vão passar o verão no Château de Roussignol, nas férteis colinas soalheiras da Dordonha. Aí, Adam, o ex-namorado de Jess e pai de William gere um hotel de charme situado num castelo recuperado. 


Os exuberantes jardins com piscina, a requintada cozinha francesa e uma lista de vinhos aparentemente interminável impressionam Jess, mas ela foi a França sobretudo com o intuito de aproximar Adam do seu próprio filho.

Adam tem outras ideias e outra namorada - e não parece nada disposto a mudar de vida só porque Jess e William entraram em cena. Jess não se surpreende, mas William, que rapidamente se vai aproximando do pai, não quer outra coisa que não seja estar com ele. 

Jess, atormentada por um segredo que não pode partilhar, sobretudo com William, fará tudo para que Adam não desiluda o filho.

"As Meninas-Prodígio" de Sabina Urraca

Editor:  Kalandraka

Sinopse: 
Tudo começa quando me convidam para ver um parto. Uma mulher que praticamente não conheço deixa-me vê-la a deitar ao mundo a sua segunda filha. Todos deveríamos ver partos, penso eu. Quero escrever um artigo sobre o assunto. Quero derrubar esses falsos mitos do nascimento asséptico com uma mãe lindíssima a pegar num bebé redondo e perfeito ao colo. Tenho trinta e um anos. Nunca pari e não sei se o quero fazer, ainda assim quero vê-lo. Nasci no sistema capitalista. Quero ter tudo, ver tudo, viver tudo. Não posso perder nada… 

As meninas-prodígio é uma tragicomédia em vários actos e um conto com tons de terror gótico mas, sobretudo, um relato contemporâneo sobre a identidade que arranca num presente imperfeito para regressar a todas as idades de uma mulher.

Obra parcialmente autobiográfica, movida pelo estigma do amour fou por um homem mais velho e alcoólico, na voz de uma narradora pansexual, provocadora e sentimentalmente voraz.

Dificilmente encontraremos uma autora que questione de forma tão genuína o mundo que a rodeia, sem perder de vista a busca do seu mais íntimo centro de gravidade permanente.
O último dia da Terranova, de Manuel Rivas, e Sete Casas em França, de Bernardo Atxaga, inauguraram Confluências, uma coleção que pretende ser um abraço entre línguas, uma fantasia editorial que pretende mostrar - em português e em espanhol - obras em destaque da literatura escrita nas diversas línguas faladas na Península Ibérica e na América Latina.

"A Herdeira de Winterwood - Whispers on the Moors - Livro 1" de Sarah E. Ladd

Editor: TopSeller

Sinopse: 
Amelia Barrett é a herdeira de Winterwood, uma magnífica propriedade situada numa charneca inglesa, que se encontra a cargo dos seus tios até Amelia se casar e poder herdá-la. 

Quando a sua grande amiga Katherine, que acabou de dar à luz e se encontra às portas da morte, lhe pede que crie a sua bebé, Lucy, Amelia promete-lhe que o fará. Determinada a manter a sua palavra, Amelia desafia as expetativas de todos e pede em casamento o pai da criança, o capitão Graham Sterling, para poder cuidar de Lucy e, ao mesmo tempo, herdar Winterwood.

Só que Lucy desaparece subitamente, tendo o raptor deixado apenas um bilhete de resgate no seu lugar. Agora, Amelia e Graham têm de enfrentar uma luta contra o tempo para poderem salvar a criança que tanto amam.

"Psicopatas Portugueses - 13 histórias de morte, perversão e horror" de Joana Amaral Dias

Editor: Oficina do Livro

Sinopse: «O primeiro trabalho clínico que reúne os protagonistas da criminologia portuguesa, uma viagem ao recôndito das suas mentes perversas, uma descida às suas doentes e pérfidas motivações. Psicopatas Portugueses é também um trabalho de Psicologia Forense e procura revelar o quanto o assassínio é complexo, um fenómeno intricado que ocorre no contexto de uma imensa multiplicidade de factores pessoais e culturais.»


Os casos: Luísa de Jesus (última condenada à morte em Portugal), Francisco Esperança (Monstro de Beja), o estripador de Lisboa, Francisco Leitão (Rei Ghob), etc.

"À procura de Sana" de Richard Zimler

Editor:  Porto Editora

Sinopse: Em fevereiro do ano 2000, Richard Zimler desloca-se à Austrália para participar no Encontro de Escritores de Perth. Aí, conhece Sana, uma bailarina brasileira que lhe diz que o seu livro O Último Cabalista de Lisboa influenciou profundamente a sua vida. Um dia depois, o inesperado acontece: a mulher suicida-se, atirando-se da janela do hotel em que ambos estão hospedados.


Zimler torna-se então personagem do seu romance e, simultaneamente, investigador e narrador. As suas buscas levá-lo-ão a Paris, onde conhece Helena, amiga de infância de Sana. Porém, à medida que vai desenrolando o fio da vida de ambas – que começa em Haifa, numa época em que a convivência pacífica entre uma palestiniana e uma judia era ainda possível –, vê-se envolvido numa teia de ilusões, crueldade e vingança que culminará no 11 de Setembro de 2001.

Um livro surpreendente e corajoso que é, sem dúvida, um ponto alto na obra de Richard Zimler.

"O Pássaro da Perfeição - Contos escolhidos" de Sérgio Sant'Anna

Editor: Tinta da China

Sinopse: Selecção inédita de contos, feita a partir de todos os livros do autor, por Gustavo Pacheco.


A prosa transgressora de Sérgio Sant’Anna, um dos grandes escritores contemporâneos, a celebrar 50 anos de vida literária, junta-se à Colecção de Ficção em Língua Portuguesa da Tinta-da-china. Questionando sempre os limites do género e de cada conto, Sérgio Sant’Anna é conhecido pela sua abordagem violenta e íntima de temas como a morte, a melancolia, o desejo, a sexualidade, a filosofia ou o encontro entre criação e existência.

Em O Pássaro da Perfeição, além de todos os seus grandes clássicos, como O DueloO Concerto de João Gilberto no Rio de Janeiro ou Um Conto Límpido e Obscuro, o leitor vai encontrar todas as variações de uma obra imensa e até um inédito.

"Canto Nómada" de Bruce Chatwin

Editor: Quetzal Editores

Sinopse: 
O grande território da Austrália pré-colonial era um mapa povoado por aborígenes, nómadas e caçadores-recoletores. Os caminhos que eles percorriam, trilhos quase invisíveis e flutuantes, são hoje conhecidos como songlines, mas para os antigos habitantes significavam também um rasto da memória dos seus ancestrais que, como numa lenda sobre a criação do mundo, caminhavam sobre o desconhecido. 

É nesse mundo solitário e quase desabitado da Austrália que Chatwin coloca as suas personagens numa espécie de viagem filosófica, esmagadas pela paisagem, cruzando-se com caçadores de fortunas ou feiticeiros aborígenes, campónios desterrados, polícias que gostariam de ser escritores ou camionistas perdidos. 

Ao longo dessa viagem destemida, interrogamo-nos acerca do nosso destino, sugerindo que somos uma espécie de nómadas desenhando caminhos sobre a terra.

"Schlump" de Hans Herbert Grimm

Editor: PIM Edições

Sinopse: 
Queimado pelos nazis. 80 anos escondido numa parede. Agora redescoberto. Um romance brutal sobre o absurdo da guerra. Sem autoria atribuída, Schlump foi publicado na Alemanha em 1928, e em Inglaterra e nos Estados Unidos no ano seguinte. 

Começou por ficar na sombra de A Oeste Nada de Novo, de Erich Maria Remarque; depois, em 1933, foi um dos livros consumidos pelo fogo nos autos de fé nazis, acabando por desaparecer da memória coletiva. 

Só em 2013 se desfez o segredo: o romance fora escrito por um pacato professor chamado Hans Herbert Grimm (1896-1950), que, com medo de ser preso ou perseguido, o escondeu no interior de uma parede da sua casa. 

Em Schlump, o humor é a principal arma de arremesso contra o absurdo e a brutalidade da guerra, cujo realismo interrompe, a espaços, o tom leve da obra.

"Nome de Código - Lise - A verdadeira história da espia mais condecorada da segunda Guerra Mundial" de Larry Loftis

Editor:  Vogais

Sinopse: 
Em 1942, ainda não se vislumbra um fim para a Segunda Guerra Mundial. Odette Sansom, mãe de três meninas, decide seguir o exemplo heroico do pai na Primeira Guerra Mundial e torna-se agente SOE — Executivo de Operações Especiais — para ajudar a Grã-Bretanha e a sua amada pátria, a França. 

Após cinco tentativas falhadas e um acidente de avião, Odette desembarca por fim na França ocupada para dar início à sua missão. E é aqui que conhece o seu oficial superior, o capitão Peter Churchill.

À medida que completam com êxito missão atrás de missão, Peter e Odette apaixonam-se. Mas cada sucesso aproxima os inimigos da sua localização, até que o impensável acontece: são traídos por outro agente! Detidos e enviados para a prisão em Paris, Odette é entregue à Gestapo. Interrogada 14 vezes e sujeita a tortura, nunca quebrou. 

Mesmo quando foi enviada para o inferno no campo de concentração de Ravesnbrück, na Alemanha, acreditou sempre que sobreviveria para se reencontrar com Peter.

Larry Loftis dá-nos a conhecer uma mulher cujas ações e altruísmo lhe granjearam as maiores honras e reconhecimento de uma nação agradecida.

"Época de Migração para Norte" de Tayeb Salih

Editor: Cavalo de Ferro

Sinopse: 
Depois de um período de vários anos a estudar na Europa, o jovem protagonista deste romance regressa à sua aldeia natal, no Sudão, e já não a reconhece. Nesta, trava conhecimento com um desconhecido, um homem misterioso chamado Mustafá Saíd, que o cativa e de quem se torna amigo, ouvindo o perturbador relato da sua vida. 

Tal como ele, Saíd passara no Ocidente os anos da sua juventude. Em Londres, após a Primeira Guerra Mundial, tirara partido do seu exotismo para se envolver com várias mulheres e participar na vida intelectual e boémia da cidade, acabando porém por se ver envolvido num terrível escândalo que o viria a destruir. 

Caído em desgraça, voltara para o Sudão um homem perturbado. Agora, depois desta terrível confissão, o trágico destino dos dois homens e da pequena aldeia nas margens do Nilo parecem estar para sempre unidos.

Publicado originalmente em 1966 e posteriormente proibido no Sudão e em vários países árabes,Época de Migração para Norte é considerado um dos romances mais marcantes sobre o impacto do colonialismo europeu.

Foi eleito em 2001, por um painel de críticos e escritores, como o mais importante romance árabe do século XX, constando igualmente da lista de Obras Literárias Representativas da Unesco.

"Rapariga Encontra Rapaz" de Ali Smith

Editor: Elsinore

Sinopse. 
Anthea e Imogen Gunn são duas irmãs que vivem juntas na pequena cidade de Inverness, na Escócia. A primeira é uma idealista, um espírito livre que detesta o emprego e o seu ambiente corporativo, ao contrário da sua irmã, uma pessoa pragmática, focada na carreira e no sucesso profissional. 

Entre elas, subitamente, surge Robin, figura contestatária e apaixonada defensora do meio ambiente, avessa a todos os convencionalismos sociais, e que irá revolucionar a vida de ambas.

Em Rapariga Encontra Rapaz, Ali Smith reescreve Ovídio e o mito de Ífis numa extraordinária história sobre enamoramento e consciência social, enganos e revelações, para, com a sua reconhecida capacidade de descobrir a poesia no quotidiano, nos contar algo sobre nós mesmos e sobre o mundo que construímos.

"Leonardo da Vinci" de Walter Isaacson

Editor: Porto Editora

Sinopse: 
Arquétipo e símbolo do homem da Renascença, Leonardo da Vinci é universalmente reconhecido como o génio mais criativo e multifacetado da História. A sua criatividade, como aquela de grandes inovadores, nascia na interseção entre as humanidades e a tecnologia. Esfolou rostos de cadáveres, desenhou os músculos que fazem mover os lábios, e depois pintou o sorriso mais memorável da História em Mona Lisa. Explorou a matemática da ótica, mostrou como os raios de luz atingem a córnea e produziu ilusões de perspetivas variáveis em A Última Ceia. No seu eterno entusiasmo pela encenação de espetáculos imaginava máquinas que subiriam aos céus, permitindo ao homem voar como os pássaros.

Filho ilegítimo, à margem de uma educação formal, vegetariano, canhoto, distraído e, por vezes, herético, o Leonardo da Vinci retratado neste livro é uma pessoa real, extraordinária pela pluralidade de interesses e pelo prazer que tinha em combiná-los.

Recorrendo a milhares de páginas dos impressionantes cadernos deixados por Leonardo da Vinci, e atendendo às mais recentes descobertas sobre a sua obra e trajetória de vida, Walter Isaacson revela-nos facetas desconhecidas do artista, desfazendo a aura sobre-humana que lhe é atribuída e mostrando como a genialidade de Leonardo se fundamenta em características bastante «humanas», moldadas por uma enorme vontade e ambição e assentes em habilidades que cada um de nós pode cultivar, não isentas de imperfeições e fraquezas.

Um livro indispensável, não só pela forma única de representar um dos grandes génios da História da Humanidade, mas também enquanto demonstração da capacidade humana de inovar, da importância de aprender e questionar, de imaginar e, sobretudo, de pensar de maneira diferente.

"Fique em Forma em 28 Dias - Treine com o PT das estrelas" de Nilton Bala

Editor: Contraponto Editores

Sinopse: Há vários anos radicado em Portugal, o brasileiro Nilton Bala é o personal trainer que toda a gente que pratica desporto quer. Ex-profissional de futebol, Nilton Bala é PT de figuras públicas como Sara Sampaio, Marisa Cruz, Maria Cerqueira Gomes, Benedita Pereira, Ruben Rua, Lourenço Ortigão, José Fidalgo ou Deco.
Em Fique em Forma em 28 Dias, Nilton Bala convida-o a entrar num mundo no qual a vontade e a determinação são cruciais e os objetivos se alcançam verdadeiramente. Com este livro, e tal como faz com os respetivos alunos, o PT das estrelas ajuda o leitor e contribui para a promoção da atividade física e de um estilo de vida saudável, com base em três áreas: exercício físico, alimentação e descanso.
Se ficou interessado nestas premissas, então este livro é para si. Prático, rigoroso e pensado para que passe rapidamente do papel à ação. Porque, como Nilton Bala costuma dizer, o seu corpo é a sua vida.

"Educar com mindfulness na adolescência" de Mikaela Övén

Editor: Porto Editora

Sinopse: Fica com os nervos em franja com as atitudes do seu filho adolescente? Sente que é cada vez mais difícil fazer parte da vida dele? Eu sei. Não é nada fácil lidar com tantas mudanças. 

Mas há solução! E a solução está em investir na relação: aplique as poderosas ferramentas da parentalidade consciente que partilho neste livro e aproveitem juntos esta fase extraordinária da vida de forma tranquila, divertida e feliz. 
Para uma adolescência sem dramas, sem conflitos destrutivos e com muita conexão.

"O Herói Acidental - Série Homens Perdidos - Volume 2" de Cheryl Holt

Editor: Quinta Essência

Sinopse: 
Matthew Harlow acaba de se se tornar um herói nacional. Perante o dramático naufrágio de um navio, ele manteve a calma necessária para salvar os passageiros, entre os quais se incluíam membros da realeza. A sua nova condição de celebridade não lhe agrada minimamente, pois Matthew não passa de um soldado, um capitão no exército do rei. Mas o seu talento para a liderança não passa despercebido a ninguém, bem como a sua aparência distinta. Duas características pouco comuns num homem como ele, órfão e desconhecedor das suas origens …

Clarissa Merrick é pobre e solteira. Vive à mercê da crueldade dos primos na sua propriedade de Greystone… propriedade essa que acabou de ser concedida a Matthew pelos seus feitos heróicos. Mas quando Clarissa conhece o jovem capitão, a sua vida nunca mais será a mesma. A começar pelo facto de ficar sem teto! 

Mas os planos de Matthew são outros, e Clarissa faz parte deles… 
Conseguirá ela ajudá-lo a encontrar as respostas que tanto procura?.

"A Escolha da Noite" de Kendall Ryan

Editor: TopSeller

Sinopse: 
A noite passada foi a mais embaraçosa da minha vida.

Eu fui aquela rapariga. Fui a mulher completamente embriagada a celebrar o seu trigésimo aniversário com as duas melhores amigas. E quanto mais eu bebia, mais queria fazer algo pecaminoso para celebrar. 

E o que poderia ser mais pecaminoso do que aquele homem sensual e sedutor que me lançava olhares junto ao balcão do bar? 
Alto, moreno e de um charme estonteante. Apesar de me parecer areia a mais para a minha camioneta, lá consegui arranjar coragem para ir ter com ele. 

Ele levou-me para a sua casa, para a noite de sexo mais escaldante da minha vida. Bem, até esta ter terminado... 

Não há nada pior do que ser interrompida a meio da viagem por uma vozinha a perguntar: «O que estás a fazer ao meu papá?» E que fiz eu? Fugi porta fora, rezando para nunca mais me cruzar com ele… Até descobrir que o homem que me tinha levado aos píncaros ia ser o meu novo vizinho e senhorio.

De repente, a minha escolha da noite passou a ser bem mais do que isso!


"Oráculo dos Seus Guias Espirituais Conheça o poder que tem para mudar a sua vida" de Sofia Rito

Editor:  Nascente

Sinopse: «Seja a pessoa mais importante da sua vida. Saiba que o mundo espiritual, do qual fazem parte os seus guias, está a seu lado e pode estabelecer uma comunicação diária consigo, dando-lhe orientações que podem ser preciosas para o seu percurso de vida. Abra o seu coração e receba uma mensagem.»


Oráculo dos Seus Guias Espirituais é um instrumento simples, direto e poderoso para aceder aos ensinamentos dos seus guias e, com eles, aumentar a sua confiança, o amor-próprio, e a capacidade de tomar as decisões mais corretas.

A ligação com os seus guias espirituais será feita através de meditação e do lançamento das cartas que compõem este oráculo, mas os seus efeitos serão sentidos em todos os momentos da sua vida. Permita-se refletir sobre as mensagens que irá receber e disponha-se a realizar as transformações que lhe permitirão alcançar um estado de maior felicidade.

Inclui um manual ilustrado e a oferta de um baralho completo de 36 cartas.

"O Senhor" de E L James

Editor: Lua de Papel

Sinopse: Perca-se numa apaixonante história de amor.
O Senhor é o eletrizante novo romance de E.L. James, autora do fenomenal bestseller internacional As Cinquenta Sombras de Grey.

Londres, 2019. A vida tem tratado bem Maxim Trevelyan. Com a sua beleza, dinheiro e relações privilegiadas, nunca teve de trabalhar e raras vezes dormiu sozinho. Mas tudo isso muda quando na sequência de uma tragédia ele herda a riqueza, as propriedades, e o título nobiliárquico da família, com toda a responsabilidade que essa herança acarreta. É um papel para o qual não está preparado e que só a custo consegue enfrentar.

Mas o seu maior desafio é conter o desejo por uma jovem enigmática que inesperadamente chegou a Inglaterra, trazendo consigo pouco mais do que um passado perturbante e perigoso. Tímida, linda de morrer e musicalmente sobredotada, ela revela-se misteriosamente tentadora. E o desejo que Maxim sente por ela transforma-se numa paixão que nunca experimentou e nem sequer se atreve a nomear. Quem é Alessia Demachi? E poderá Maxim protegê-la do mal que a ameaça? E o que fará ela quando souber que também ele esconde segredos?

Do coração de Londres às paisagens idílicas da Cornualha, passando pela rude beleza dos Balcãs, O Senhor é uma montanha russa de perigo e desejo, que deixará o leitor sem fôlego até à última página.

"O Diário do Rowley 1: Um Miúdo Incrível - Agora é a minha vez!" de Jeff Kinney

Editor: Booksmile

Sinopse: 
Chegou a altura de o mundo ler a história do Greg contada pela mão do seu melhor amigo, o Rowley!

Sim, o Rowley também escreveu um diário e promete dar que falar.

O Rowley aceitou ser o biógrafo do Greg, porque ele sabe que o seu melhor amigo vai ser rico e famoso. Um dia toda a gente vai querer conhecer a história do Greg Heffley. De certeza que até farão documentários e filmes incríveis sobre a sua vida.

O problema é que o Rowley não foi a melhor escolha para esta tarefa e a «biografia» diz mais sobre o Rowley do que propriamente sobre o Greg. O que será que nos espera?

O spin-off da série infantojuvenil mais vendida de sempre!




cardapio.pt @ 22-5-2019 12:53:50